10 passos para fazer a Redação Enem nota 1000 

Veja as dicas da professora Fabiana De Lazzari. Ela destaca o aspecto da relevância social dos temas, a apresenta os 10 passos da Redação do Enem nota 1000.

Redação Nota 1000, quem não quer?  Chegar lá não é impossível, mas é preciso muito esforço e dedicação.  Confira  os 10 passos indicados pela professora Fabiana De Lazzari para uma boa pontuação no seu texto dissertativo argumentativo.

Geralmente, as propostas de redação Enem abordam temas com relevância social, que permitam ao estudante refletir sobre a sociedade e a ação do indivíduo frente à sua realidade.

Esse tipo de abordagem tem direta relação com outra característica da avaliação federal que é sempre exigir que o estudante formule alguma proposta de intervenção acerca do assunto discutido.

A Estrutura da Redação do Enem

Veja agora com a professora Daniela Garcia, especialista do canal do Curso Enem Gratuito, como fazer a estrutura da Redação do Enem:

Para você ter uma ideia, alguns temas de redação do Enem recentes foram a Democratização do acesso ao Cinema; a Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil; a  Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet; Desafios para a formação educacional de surdos no Brasi; Publicidade infantil; Implantação da lei seca; Movimento imigratório para o Brasil no século XXI.

Novos Temas de Redação do Enem

Os professores do Curso Enem Gratuito prepararam uma lista com 10 Temas para a Redação do Enem. São assuntos quentes, que podem cair na prova. Veja na lista a relação completa com os resumos de cada um:

  1. Diversidade e Lutas Identidárias
  2. Movimentos de Resistência à Vacinação
  3. O impacto do homem no Meio Ambiente
  4. Assédio Sexual
  5. Mobilidade Urbana
  6. A Ditadura Militar no Brasil
  7. Política e Cidadania
  8. As técnicas para elaborar a Redação
  9. O Trabalho Doméstico e a Criação dos Filhos
  10. Como abordar o Tema da Redação Enem

Os passos da Redação nota 1000

Então, a dica da hora é se ligar nos assuntos da atualidade e fazer seus rascunhos para mandar bem na construção do Ponto de Vista (Introdução), de apresentar os Argumentos (Desenvolvimento), e da Proposta de Intervenção (Conclusão).

As dicas da professora Fabiana:

  • Leia as propostas de Tema de Redação Enem dos anos anteriores;
  • Escreva textos baseados nelas;
  • Veia as redações que o Enem avaliou como “textos nota 1000”. > Aqui estão 10 Redações Enem Nota Máxima;
  • “Essas estratégias permitem que o aluno conheça melhor as propostas e que lide melhor com elas, para que esteja e se sinta preparado”, pondera Fabiana;
  • Para se preparar adequadamente, veja abaixo os 10 Passos para uma Redação Enem nota 1000.

Os 10 Passos da Redação Enem Nota 1000:

 Para ajudar aqueles que já estão se preparando para a prova que acontece no final desse ano, a professora Fabiana de Lazzari elenca 10 passos fundamentais para você ficar em dia:

1 – Leia as propostas de redação do Enem dos anos anteriores.

2 – Conheça o material divulgado pelo Inep (os critérios de correção e as redações nota 1000): Veja aqui no Guia Oficial de Redação do Enem.

3 – Formule textos a partir de propostas de anos anteriores.

4 – Fique atento à sua proposta de intervenção, pois essa proposta é um dos critérios de correção do Enem. A proposta precisa estar clara, viável e bem explicada.

5 – No texto, deixe claro seu respeito aos direitos humanos, como se espera de um cidadão em formação.

6 – Planeje o que escreverá, antes de redigir o texto. Hierarquize as ideias, reservando espaço para a definição de uma tese, para o desenvolvimento de argumentação e para a explicitação da proposta de intervenção.

7 – Peça que o seu professor de redação corrija os seus textos de preparação para o Enem. É fundamental o olhar de um profissional que oriente o estudante sobre cumprimento de proposta, qualidade de argumentação, linguagem, organização textual.

8 – Mantenha-se atualizado com relação às notícias, aos fatos de maior repercussão social.

9 – Entenda que Redação não é um curso à parte das outras matérias; está em direta relação com história, biologia, literatura, artes em geral, enfim, com tudo. Uma prova de redação tem como especificidade apenas o fato de que a linguagem, a expressão, é um fator de avaliação.

10 – Use todo o seu repertório cultural, adquirido dentro e fora da escola, para refletir sobre o tema sugerido.

Aula Gratuita: a Introdução da Redação Enem

Veja com a professora Daniela Garcia as dicas para você fazer uma Introdução Perfeita, e conquistar os avaliadores logo nos primeiros parágrafos;

Muito bom este resumo da proessora Dani. vamos seguir com as dicas da professora Fabiana:

Temas de Redação Enem – A professora Fabiana ressalta que  é importante o candidato ficar atento aos seguintes temas para a Redação Enem, todos eles relacionados à sociedade, ao respeito aos direitos humanos, à ação do homem em sua realidade:

  • A violência nas escolas;
    A ação do cidadão para lidar com a saúde pública – como no combate ao mosquito Aedes aegypti; e,
    A relação dos adolescentes com as drogas, entre outros.
  • Veja também as dicas do Blog do Enem para os Temas de Redação.

Curso Enem Gratuito

Aumente as suas chances na disputa das vagas pela Nota do Enem estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito.

Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação foram analisadas e transformadas em tópicos para você estudar.  Acesse o Curso Enem Gratuito.curso enem gratuito blue finoAulas, Dicas, Exercícios e Simulados gratuitos. Veja.

Fabiana De Lazzari: Doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. Bacharel e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Ela também é Psicóloga, formada pela USP. É professora de Redação e Laboratório de Redação no Colégio Bandeirantes, em São Paulo.  Contato: [email protected]

colégio bandeirantes logo

Este post sobre Redação Enem nota 1000 foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.  Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes, que é um dos melhores do Brasil: http://colband.net.br/ 

A equipe do Blog do Enem agradece a cooperação, pois permite que alunos do país todo estudem online com esta aula da professora Fabiana.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Redação Enem Tags: ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel