Veja as 10 piores e melhores profissões em tempos de crise

Confira as 10 piores profissões nos tempos de crise no Brasil. Pesquisa da Confederação da Indústria mostra também as 10 melhores carreiras no mercado de trabalho. Confira.

Já escolheu seu curso de graduação? É hora de se ligar nas tendências do mercado de trabalho. A economia desandou. O desemprego é a grande ameaça inclusive para carreiras como Engenharia Civil, Administração Pública,  e outras. Mas, há profissões com sucesso garantido nas áreas da saúde e da Tecnologia da Informação. Veja!

Um estudo recente do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), órgão especializado em educação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que só em 2015 foram fechados 1.625.551 postos de trabalho no Brasil.

Sinal vermelho para Petróleo e Gás e  áreas da Construção Civil e Infraestrutura Melhor ficar de olho nas melhores e piores cursos de graduação.

profissoes_600x320 (2)

O desemprego campeia, mas há carreiras na área da indústria que passam longe da crise, como a Biotecnologia. Veja quais são as melhores oportunidades indicadas na pesquisa do Senai antes de escolher o seu curso de graduação. E, no final do post, veja também a pesquisa da Revista Forbes, com as 10 piores profissões em todo o mundo.

10 Profissões em Alta no Brasil: Engenharia de Computação; Engenharia de Alimentos; Biotecnologia; Informática; Engenharia de Agrimensura e Cartografia; Técnicos em Programação, Computação, Transmissão de Dados, Vestuário, e Técnicos em Biotecnologia.

Confira agora as 10 Profissões em baixa no Brasil:

Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Administração (Gerência de Operações); Analistas de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; e Técnicos em Construção Civil, Controle da Produção, Chapas de Metais, Segurança do Trabalho, e Técnicos em Planejamento da Produção.

Os dados são do Boletim de Mercado de Trabalho, da Confederação Nacional da Indústria, publicado no mês de fevereiro de 2016.

Guia de Profissões – Fique de olho para escolher bem o seu curso!

Veja aqui o link para o Guia de Profissões e Mercado de Trabalho do Blog do Enem.  No Guia você encontra o descritivo completo de todos os cursos superiores de graduação: Medicina, Direito, Administração, Engenharias, Psicologia, Enfermagem, Educação Física e etc.

Guia de Profissões
Guia de Profissões: As melhores e piores carreiras

Confira abaixo como são os cinco cursos com maiores chances de emprego no setor da indústria.

Engenharia da Computação

Engenharia de Alimentos

Biotecnologia

Informática

Engenharia de Agrimensura

Curso Enem Online Gratuito

Aumente suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio. Chega na frente e consegue passar nos cursos de graduação com as maiores Notas de Corte no Sisu e no Prouni quem estuda e aprende mais.

curso-enem
Veja o curso Enem Online gratuito

O Blog o Enem criou um Curso Enem Online gratuito para você: Aulas e apostilas gratuitas de todas as matérias do Enem, disponíveis 24h. Você escolhe o que prefere (ou precisa estudar), assiste as aulas, lê os textos e faz os exercícios. Confira aqui o Curso Enem Gratuito!

Veja as 10 piores profissões entre todas as áreas

A revista norte-americana Forbes, especializada em economia, pesquisou e identificou As 10 Piores Profissões, com as menores chances no mercado global. Para quem pensa em fazer fortuna com a profissão, a recomendação é deixar de lado os seguintes cursos de graduação e as profissões: Antropologia, Arqueologia, Artes, Música, Design, Filosofia, Teologia, História, Educação Física e Literatura.

Veja as 10 Piores Profissões
Veja as 10 Piores Profissões

Chances muito pequenas no mercado de trabalho – A revista Forbes levantou as oportunidades de emprego e de valor da remuneração para estas paras, tanto para os pesquisou as chances de emprego e o valor dos salários tanto para quem estava recém-diplomado quanto para quem já tinha mais de vinte anos de carreira. Só notícia triste.  Veja o post completo com As 10 Piores Profissões do Mercado, e veja os cursos de graduação relacionados.

Os 10 cursos mais procurados pelos candidatos

Confira na tabela abaixo a lista dos dez cursos de graduação mais procurados pelos candidatos no Sisu, no Prouni e no Fies.   Clicando no nome do curso, na primeira coluna, você vê um post completo sobre como é o curso e o que se aprende na Universidade, e como é a carreira e o mercado de trabalho.

E, na segunda coluna você as Notas de Corte para cada um dos dez cursos de graduação mais procurados. Veja como são os cursos antes de fazer a sua escolha, e confira nas Notas de Corte quantos pontos você precisa fazer.

Os 10 cursos mais procurados no Sisu e no Prouni, e as Notas de Corte
Clique e veja como é o curso e o mercado de trabalho Confira as Notas de Corte
1 Administração http://goo.gl/FkLnk0
2 Ciências Contábeis http://goo.gl/f0bNUm
3 Direito http://goo.gl/3HComc
4 Educação Física http://goo.gl/12yVJG
5 Enfermagem http://goo.gl/SsLkkE
6 Engenharia Civil http://goo.gl/GoIf65
7 Fisioterapia http://goo.gl/KeOi8D
8 Medicina http://goo.gl/0gnDks
9 Pedagogia http://goo.gl/R9qOXZ
10 Psicologia http://goo.gl/mQGecU
Confira. Um destes cursos de graduação pode ser o do seu sonho

Este post sobre as 10 piores e as 10 melhores profissões em tempos de crise foi escrito a partir de informações divulgadas por uma pesquisa oficial da Confederação Nacional da Indústria, no boletim publicado em fevereiro de 2016. Boa leitura.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Profissões, Tudo sobre Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel