Veja Associação de Resistores em Série; Paralelo; e Mista

Nos circuitos com associação em série, se um dos elementos na sequência de resistores interromper o circuito, todos serão desligados. Mas, nos circuitos com resistores em paralelo, isto não acontece. Veja agora as diferenças,e aprenda também os circuitos mistos. Tudo no resumo com aulas do professor Otávio Seco. É pra gabaritar Física do Enem.

Associação de resistores em Série, Associação de resistores em Paralelo; e associação mista são temas clássicos da Física para cair nas questões de Eletricidade nas provas do Enem, do Encceja, e dos Vestibulares. O tópico de Circuitos Elétricos, e os cálculos de Resistência, Tensão, Amperagem, Potência, e de Consumo estão nos temas que mais caem.

Os circuitos elétricos funcionam com a utilização, dentre outros componentes, dos resistores. Porém, não há apenas um resistor, mas uma associação de vários deles na construção de um circuito, utilizado em equipamentos como computador, televisão, micro-ondas, etc.

E, eles podem estar numa associação de resistores em séria, numa associação de resistores em paralelo, e nos circuitos podem acontecer as duas possibilidades numa mesma configuração. Veja agora no resumo, e depois responda ao simulado, no final do post.

Associação de Resistores

Os resistores podem se associar de diferentes formas possíveis, dependendo de como a corrente elétrica irá percorrê-los.Física Enem - Associação de resistores

Asociação de resistores em série – Sempre cai!

Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em série quando são percorridos pela mesma corrente elétrica.Veja na imagem.Associação de resistores em sériePodemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores em série.

Se tivermos n resistores associados em série, dizemos que a resistência equivalente Req é a soma das n resistências:aula19_fig003.tif

Além disso, o potencial elétrico total aplicado às resistências é a soma de cada potencial aplicado em cada resistência.aula19_fig004.tif

Cálculo de Resistores em Série

Aprenda agora no resumo do canal do Curso Enem Gratuito, com o professor Otávio Seco, como gabaritar nas questões de Associação de Resistores em Série.

Conferiu como é um conteúdo muito lógico, prático mesmo? Dá sim, pra você acertar na resolução dos problemas de Eletricidade nas provas do Enem, dos Encceja e dos Vestibulares.  Circuitos Elétricos é figurinha carimbada. Confira agora os circuitos com resistores em paralelo.

Associação de resistores em paralelo:

Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em paralelo, quando é aplicada a mesma tensão.Associação de resistores em paraleloPodemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores.

Se tivermos n resistores associados em paralelo, dizemos que o inverso da resistência equivalente Req é a soma dos inversos das n resistências.aula19_fig006.tif

A corrente elétrica total do circuito i será a soma das n correntes que passam através dos resistores:aula19_fig007.tif

Devemos aqui lembrar, como dito anteriormente, que o potencial em todos os resistores é igual:aula19_fig008.tif

Resumo de Resistores em Paralelo

Confira agora com o professor Seco as dicas básicas para você compreender os fenômenos elétricos envolvidos nos circuitos com resistores em paralelo. Aprenda a fazer os cálculos, pois cai direto nas provas. É simples para resolver e acertar. Aprenda aqui no resumo de Física Enem.

 

Veja Associação mista de resistores

Este caso é onde encontramos circuitos com resistores associados em série e em paralelo. Isto acontece no exemplo abaixo, onde temos os resistores R1 e R2 ligados em paralelo, e estes ligados em série com o resistor R3.aula19_fig009.tif

Resumo de Associação Mista de Resistores

Confira agora, com o professor Otávio Seco, como gabaritar nas questões de Associação Mista de resistores:

Veja na aula acima que a instalação elétrica de uma residência possibilita ligar esses vários aparelhos ao mesmo tempo. Ou, num circuito de um equipamento, onde hjá uma placa com diversos componentes, ocorrem diversas situações simult6aneas de associação de resistores emsérie, ou em paralelo.

Portanto quando diversos aparelhos ou componentes estão ligados em um circuito, temos uma associação de resistores ou aparelhos resistivos. A associação de forma mista é quando os resistores estão associados em série e em paralelo no mesmo circuito.

Como resolver exercícios de Associação Mista de Resistores

Acertar uma questão do Enem que envole o cálculo de associação de resistores em série e em paralelo, formando circuidos com associação mista de resistores, vale pontos preciosos.

Não é nada complicado fazer as contas, mas é necessário ter atençãoe paciência para “ler e interpretar os circuitos”, e descobrir quais são as associações em paralelo, para poder calcular, e fazer também o cálculo final com as associações em série.

Veja agora como fazer:

A Lei de Ohm

Quando um condutor apresentar resistência constante, dizemos que ele é um condutor ôhmico. Tal resistência pode ser calculada pela primeira lei de Ohm que diz: “Em condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional a tensão ou ddd (diferença de potencial elétrico) aplicada em seus extremos”.

Veja agora no resumo do professor Otávio Seco:

Nesta aula acima, o professor Otávio relembra alguns conceitos de eletrodinâmica e ensina a Lei de Ohm e como ela cai no Enem:

  1. Explicação da equação da Lei de Ohm.
  2.  Pra que serve a Lei de Ohm.

 

Simulado – Associação de Resistores

Começar!

.
=

Desafios sobre Cálculo de Resistência para você mandar bem no Enem

Questão 1

(Vunesp) Um resistor de resistência R está inserido entre os pontos P e Q de um circuito elétrico, como mostra a figura.aula19_fig010.tif

Se as correntes que passam pelos fios 1 e 2, que chegam a P, são, respectivamente, i1 e i2, a diferença de potencial entre P e Q será igual a:

a) aula19_fig011.tif

b)

c)

d)

e)

Dica 1 – Tire todas as suas dúvida sobre Resistência Elétrica e as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem e fique preparado para gabaritar na prova – https://blogdoenem.com.br/resistencia-eletrica-e-leis-de-ohm-fisica-enem/

Questão 2

(Mackenzie-SP) Observa-se que um resistor de resistência R, quando submetido à ddp U, é percorrido pela corrente elétrica de intensidade i. Associando-se em série, a esse resistor, outro de resistência 12 Ω e submetendo-se a associação à mesma ddp U, a corrente elétrica que a atravessa tem intensidade i/4. O valor da resistência R é:

a) 2 Ω

b) 4 Ω

c) 6 Ω

d) 10 Ω

e) 12 Ω

Dica 2 –  Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – https://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/

Questão 3

(PUC-PR) No circuito com associação de resistências mostrado na figura abaixo, a intensidade de corrente I3 e a resistência R1 devem ter os seguintes valores:

aula19_fig012.tif

a) I3 = 8,0 A; R1 = 15 Ω

b) I3 = 10,0 A; R1 = 20 Ω

c) I3 = 6,0 A; R1 = 12 Ω

d) I3 = 20,0 A; R1 = 10 Ω

e) I3 = 15,0 A; R1 = 10 Ω

Dica 3 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/

Questão 4

(Mackenzie-SP) Um resistor de resistência 20 Ω é percorrido por uma corrente de intensidade i, quando submetido à ddp U. A esse resistor, associamos em paralelo outro de resistência R. Ao aplicarmos a associação à ddp U, verificamos que essa associação é percorrida por corrente de intensidade 5i. O valor de R é:

a) 5 Ω

b) 6 Ω

c) 8 Ω

d) 10 Ω

e) 16 Ω

Questão 5

Determine a resistência equivalente do circuito da figura a seguir:

Associação de resistores em Série, e em paralelo

a) 84 Ω

b) 91 Ω

c) 101 Ω

d) 253 Ω

e) 72 Ω

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

[apostilas]

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel