As principais atividades Agrícolas no Brasil – Geografia Enem

A agricultura foi e ainda é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Geradora de riquezas, ela é fundamental na produção de alimentos. Vamos estudar sobre sua produtividade?

A história do nosso país esta totalmente ligada a terra. Esse setor, chamado setor primário da economia, impulsiona negócios Brasil afora, liderados pela agricultura. A agricultura não só auxiliou a economia, mas como também o processo de ocupação do território brasileiro.

Alguns fatores contribuíram para esse processo ter sucesso ao longo de anos:

A grande parcela da população, formando um imenso mercado consumidor;

Grandes extensões de terra;

Ampliação das áreas e modernização;

Clima favorável, em maior parte do território, clima tropical.

Dica 1- Você já se questionou sobre como são as camadas do nosso planeta? Vamos entender sobre isso? Acompanhe esta aula e fique por dentro! https://blogdoenem.com.br/planeta-terra-geografia-enem/

As principais atividades Agrícolas no Brasil - Geografia Enem
Figura 1
– Agricultura cresce no Brasil. Disponível em: http://www.brasilportugal.org.br/mg/noticia/5938,economia-brasileira-cresceu-2-3-em-2013-alavancada-pela-agropecuaria.html

Economia

Falamos em crescimento econômico, mas afinal como a agricultura impulsiona esse setor? Deve-se pensar em milhares de empregos que ela gera, assim, esse percentual (de pessoas que trabalham no campo) contribui ativa e economicamente para índices como o PIB (Produto Interno Bruto).

Principais produtos agrícolas cultivados no Brasil

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) Dentre os principais produtos brasileiros cultivados, os que possuem maior destaque são: o milho, a cana-de-açúcar, café, cacau, a soja, algodão, o arroz, o feijão e a laranja.

As principais atividades Agrícolas no Brasil - Geografia Enem
Figura 2-
Principais produtos agrícolas brasileiros.

Exportação

O comércio internacional entre Brasil e alguns países do mundo se dá pela agricultura que exporta seus produtos trazendo lucratividade. O ritmo de crescimento está relacionado com a tecnologia em campo e os investimentos feitos em propriedades monocultoras, principalmente a soja e a cana-de-açúcar. Veja no gráfico abaixo que o Brasil está entre os principais países exportadores no mundo.

As principais atividades Agrícolas no Brasil - Geografia Enem
Gráfico
– Comparativo entre os principais países importadores e exportadores de produtos agrícolas (2002). Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-discursiva.php?seq_questao=200

Agricultura Familiar

Esse tipo de agricultura nada mais é do que a atividade agrícola realizada pela mão-de-obra de membros exclusivamente do convívio familiar de pequenas propriedades de terra.  O núcleo familiar é o “carro chefe” desse tipo de agricultura, onde as pessoas se organizam familiarmente e socialmente, unindo gestão e trabalho. Ela é muito importante, pois constitui a base de 90% dos municípios brasileiros e atualmente são responsáveis por boa parte da produção nacional. Interessante salientar que esse tipo de agricultura está se fortalecendo com o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o qual visa à modernização e o auxílio ao pequeno produtor, para que ele possa ter aumento da renda, introdução ao agronegócio e agregar valor à sua propriedade e ao seu produto.

Dica 2– Quais e quantos são os continentes? Vamos relembrar a divisão política do planeta. Acesse já! Bons estudos! https://blogdoenem.com.br/geografia-continentes-terras-emersas/

 

Assista essa vídeo aula sobre a formação do espaço rural brasileiro e depois arrasa nos exercícios!

Vamos exercitar agora? Acompanhe a questão abaixo e resolva! Bons estudos!

(UFJF) Leia, com atenção, o texto a seguir:

“Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%).” (Fonte: www.mda.gov.br)

Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:

a) Latifúndio de exploração
b) Monocultura de subsistência
c) Agricultura familiar
d) Agricultura de ‘plantation’
e) Agricultura de terraceamento

Resposta correta – C

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel