Atrito – Resumo completo de Física Enem e Vestibular

Você lembra a definição de atrito e como esta força atua em um plano inclinado? Hora de revisar este conteúdo de Física e ficar pronto para gabaritar no Vestibular e no Enem! Confira abaixo.

Veja como atua a força do Atrito nesta revisão para o Enem. Vale para os conteúdos relacionados aos estudos do Movimento e das Forças Vetoriais nas questões de Física no Vestibular e no Enem. Confira.

O atrito origina-se das imperfeições ou rugosidades presentes nas superfícies de contato. A força de atrito surge da tendência (ou tensão) deslizante entre essas superfícies.  Para você compreender de maneira simples, imagine a Força de Atrito como aquela que se opõe ao movimento dos corpos.

A força de Atrito pode ser Dinâmica ou Estática. Para os corpos em movimento estuda-se o Atrito Estático. Já para os corpos em movimento estuda-se o Atrito Dinâmico.

Quer ver uma tradução da Força de Atrito para o senso comum? – Experimente deslizar suas mãos em três situações diferentes para entender o Atrito. Primeiro, tente deslizar as mãos sobre uma superfície rugosa ou áspera;

Depois, faça o mesmo movimento sobre superfície lisa, e perceba como foi mais fácil; e, para completar, deslize as ma~so sobre uma superfície lisa que estiver molhada ou então oleosa.  Então, sentiu a diferença? Foi cada vez mais fácil porque você precisou utilizar menos ‘força’ para vencer o Atrito.

A dificuldade que você encontrou na superfície rugosa foi para enfrentar a Força de Atrito ali. image001.jpgE, a facilidade que você encontrou para deslizar sobre uma superfície lisa e molhada ou então oleosa, terá sido a menor Força de Atrito nas três experiências. Ficou mais fácil de entender?

  • Veja os Tipos de Atrito:
  • Atrito estático: Fat ≤ µE . N  – Para corpos em repouso
  • Atrito dinâmico: FatD . N  – Para corpos em movimento
  • Experimentalmente percebe-se que µE > µD

Resumo Rápido sobre Atrito

Hora de dar uma parada rápida para lembrar das aulas de Física no Ensino Médio. Confira o resumo sobre Atrito com o prof. Marcelo do Curso Enem Gratuito!

Muito bom este resumo. Vamos continuar.

Atrito no Plano Inclinado

Entende-se por plano inclinado uma superfície decompositora de força-peso. 12951.pngPerceba que decompomos  peso do bloco apresentado na figura em Pt e Pn.

  • I) Pt = P sen θ
  • II) Pn = P cos θ
  • Observação: Sem atrito: a = g sen θ

Também tem videoaula sobre planos inclinados! Veja:

 

Dica  do Blog do Enem > Veja As Três Leis de Newton

1 – Lei da Inércia; 2 – Lei da Ação e Reação; e, 3 – Lei do Princípio Fundamental da Dinâmica. São conteúdos da Física Clássica, e que formaram ao longo do tempo Fundamentos da Física que sempre caem no Enem e nos Vestibulares.

Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem: as três leis de Newton

 Simulado Enem de Física

Complemente a sua revisão de Física para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio com os Simulados Enem de Física. São provas com dez questões em cada teste. Você resolve rápido e o gabarito sai na hora, com aulas gratuitas para as questões que você não acertar.

Acesse aqui o Simulado Enem Gratuito: Simulado Enem de Física

 

Desafios sobre Atrito para você resolver e compartilhar

Questão 1

(Upe) Um bloco de aço é colocado sobre uma tábua de apoio que vai se inclinando aos poucos. Quando o bloco fica na iminência de escorregar, a tábua forma com a horizontal o ângulo de acordo com a figura a seguir:

image003.jpg 

Sabendo-se que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a tábua vale é correto afirmar que a distância x indicada na figura, em centímetros, vale

a) 25

b) 10

c) 12

d) 20

e) 4

Questão 2

(Ufg) A força muscular origina-se nas fibras musculares, conforme figura (a), como resultado das interações entre certas proteínas que experimentam mudanças de configuração e proporcionam a contração rápida e voluntária do músculo. A força máxima que um músculo pode exercer depende da sua área da seção reta e vale cerca de 30 N/cm2. Considere um operário que movimenta com uma velocidade constante uma caixa de 120 kg sobre uma superfície rugosa, de coeficiente de atrito 0,8, usando os dois braços, conforme ilustrado na figura (b).

image004.jpg

Dessa forma, a menor seção reta dos músculos de um dos braços do operário, em cm2, e uma das proteínas responsáveis pela contração das miofibrilas são:

Dados: g =1 0,0 m/s2

a) 16 e actina.

b) 16 e mielina.

c) 20 e miosina.

d) 32 e actina.

e) 32 e miosina.

Dica 3 – Em um dado movimento, os vetores representam direção e sentido. Entenda como correlacionar essas grandezas nesta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/vetores-fisica-enem/

Questão 3

(Udesc) O gráfico a seguir representa a força de atrito (fat) entre um cubo de borracha de 100 g e uma superfície horizontal de concreto, quando uma força externa é aplicada ao cubo de borracha.

image005.jpg

Assinale a alternativa correta, em relação à situação descrita pelo gráfico.

a) O coeficiente de atrito cinético é 0,8.

b) Não há movimento relativo entre o cubo e a superfície antes que a força de atrito alcance o valor de 1,0 N.

c) O coeficiente de atrito estático é 0,8.

d) O coeficiente de atrito cinético é 1,0.

e) Há movimento relativo entre o cubo e a superfície para qualquer valor da força de atrito.

Questão 4

(Unifesp) Conforme noticiou um site da Internet em 30.8.2006, cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, “criaram uma malha de microfibras sintéticas que utilizam um efeito de altíssima fricção para sustentar cargas em superfícies lisas”, à semelhança dos “incríveis pelos das patas das lagartixas”. (inovacaotecnologica.com.br).

Segundo esse site, os pesquisadores demonstraram que a malha criada “consegue suportar uma moeda sobre uma superfície de vidro inclinada a até 80°” (veja a foto).

image007.jpg

Dados sen 80° = 0,98; cos 80° = 0,17 e tg 80° = 5,7, pode-se afirmar que, nessa situação, o módulo da força de atrito estático máxima entre essa malha, que reveste a face de apoio da moeda, e o vidro, em relação ao módulo do peso da moeda, equivale a, aproximadamente,

a) 5,7%.

b) 11%.

c) 17%.

d) 57%.

e) 98%.

Questão 5

image009.jpg

(Enem) Na preparação da madeira em uma indústria de móveis, utiliza-se uma lixadeira constituída de quatro grupos de polias, como ilustra o esquema ao lado. Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes são interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira é empurrada pelas polias, no sentido A B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema é acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior à da lixa.

O equipamento anteriormente descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:

a) 1 e 2 no sentido horário; 3 e 4 no sentido anti-horário.

b) 1 e 3 no sentido horário; 2 e 4 no sentido anti-horário.

c) 1 e 2 no sentido anti-horário; 3 e 4 no sentido horário.

d) 1 e 4 no sentido horário; 2 e 3 no sentido anti-horário.

e) 1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horário.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel