Cinema e Audiovisual: veja como é a profissão e o curso de graduação

Você tem vontade de trabalhar com vídeos, roteiros e edição digital, ou mesmo de filmes em película? O curso de graduação em Audiovisual pode ter tudo a ver com você! Confira abaixo informações valiosas sobre o curso superior, a profissão, e o mercado de trabalho.

O profissional que se forma no curso de graduação em Cinema ou ainda no curso de Audiovisual trabalha com a elaboração e produção de produtos de áudio e/ou visual. Estes produtos podem ser artísticos, documentais, publicitários ou jornalísticos.

A veiculação desse material pode ocorrer em diversos tipos de mídia, como TV aberta e fechada, cinema e na internet. Muita gente considera que este é o topo da cadeia profissional na área da comunicação.

Com o avanço do mundo digital, o campo de atuação do audiovisual aumentou muito, fazendo com que o profissional possa escolher entre trabalhar com agências digitais, de publicidade, cinema, rádio e até diretamente para blogs e websites. Pode fazer vídeos, podcast, animações, entre outros.

Dica 1: Ficou interessado no curso? Veja aqui as notas de corte no Sisu para entrar na graduação em cinema ou Audiovisual  nas melhores universidades públicas e gratuitas do País:

O que faz o profissional  de cinema ou  audiovisual

O profissional egresso do curso de graduação em cinema ou da graduação em Audiovisual participa de todo o processo de criação e produção de vídeos e filmes, desde o roteiro, cenografia, fotografia, figurino, iluminação, animação, edição, direção, sonorização e finalização.

Na vida profissional você também pode atuar junto da programação jornalística, esportiva e de variedades. O cineasta ou profissional de audiovisual edita e dirige os programas, supervisiona a equipe de gravação e o trabalho de produtores executivos.

Graduação em Cinema e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho cresce a cada ano que passa no audiovisual. A tendência é que cresça ainda mais, principalmente devido à ajuda da internet e ao enorme interesse pelo público em consumir webséries e vídeos do Youtube. Mas ainda há mercado para o rádio e a TV, cinema e agências de publicidade.

Salário inicial: Na faixa de R$ 1.200,00. Mas, há oportunidades em regime de freelancer, por exemplo, onde a remuneração semanal está indicada em R$ 1.279,49 por semana (primeiro assistente de direção em longa, média e curta-metragem, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual). E aí, vale para você?

O Curso de Cinema e Audiovisual – Nos primeiros semestres os alunos têm aulas teóricas para aprender sobre a linguagem do cinema, roteiro e história. Conforme o curso vai avançando, as aulas se tornam mais práticas e focadas. Ao final do curso um filme deve ser executado como trabalho de conclusão para o recebimento do diploma.

O curso de bacharel é mais abrangente e apresenta ao aluno muitas matérias práticas e teóricas, já o tecnólogo é mais focado na prática e na rápida inserção do aluno no mercado de trabalho.

Veja neste vídeo produzido pela Universidade Anhembi Morumbi como é o curso de graduação em Cinema :

Como é o curso?

Duração do curso: 4 anos. Componentes curriculares (básico): Animação, som, fotografia, montagem, edição de vídeos, linguagem cinematográfica, história do cinema, roteiro, documentário, direção e produção.

graduação em cinema
Dica 2: Muitas pessoas que pretendem prestar o curso de Audiovisual também tentam o curso de Cinema por serem áreas correlatas e parecidas. Conheça as notas de corte do curso de Cinema e Audiovisual.

Perfil do profissional que faz a graduação em Cinema ou Audiovisual:

O profissional deve conhecer a legislação do setor e captar recursos para produções futuras. O realizador deve desenvolver projetos em diferentes formatos e gêneros e saber sobre as áreas de produção, roteiro, som, fotografia, montagem e edição, figurino, cenografia e animação.

Ainda se espera que domine todas as linguagens audiovisuais, tenha pensamento crítico e saiba trabalhar em equipe.

Áreas de atuação:

Animação: Criação de animações tendo como base desenho, fotografia, massa de modelar, papel e computação gráfica.
Captação de som: Lidar com equipamentos e microfones e tratar acusticamente a locação.
Direção: Dirigir e coordenar a execução de um filme ou vídeo, participar desde a aprovação do roteiro e a escolha do elenco até o planejamento da produção e ainda definir como será a iluminação, s escolha dos figurinos e a edição das cenas.
Direção de arte: Aspectos visuais de um filme, escolher as cores, definir onde as cenas serão filmadas e coordenar os outros setores, como o departamento de arte, figurino, etc.
Edição de som: Criação, mixagem e edição de trilhas sonoras e sons de filmes ou Vídeos.
Fotografia: Planejar a iluminação das cenas para que transmita ideias, as emoções e o clima definidos no roteiro e pelo diretor.
Montagem: Selecionar e compilar as cenas filmadas para ordenar a narrativa e dar unidade artística ao filme.
Produção: Planejar, organizar e executar as ações indispensáveis para a filmagem. Vai da captação de dinheiro à contratação de diretores, atores, técnicos e pessoal de apoio.
Roteiro: adaptar ou escrever histórias que servem de base para a filmagem.
Sonorização: Gravar, mixar e editar a trilha sonora do filme, como ruídos e músicas que farão parte da trilha sonora.
Técnica: Operar todos os equipamentos que serão usados na filmagem.

Onde estudar o curso de graduação e Audiovisual:

E aí, a graduação em Cinema ou Audiovisual é para você? Ainda não? Então, acesse nosso Guia de profissões e conheça mais carreiras

_________________________________

Post escrito por Mari Silva. Trabalha como redatora freelancer desde 2012 e tem como grandes interesses a sétima arte, games, educação, a blogosfera e, claro, o mundo da escrita. Google +: https://plus.google.com/u/0/104056917254085846231/posts

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel