Aparelho Genital Masculino – Reprodução em Biologia Enem

Você conhece o funcionamento do sistema reprodutor masculino? Sabe para que servem os líquidos presentes no esperma? Revise biologia e muito mais com o Blog do Enem!

Esta aula é uma aula especial sobre o Sistema Reprodutor Masculino. Você vai conhecer as funções e os órgãos do Aparelho Genital Masculino.

Se você quiser revisar antes uma aula sobre as Características Sexuais Primárias e Secundárias, veja este post de características sexuais, com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy antes de continuar. 

As principais funções do sistema reprodutor masculino são produzir os gametas (espermatozoides) e depositá-los no interior do corpo feminino. Para isso, esse sistema conta com os órgãos que você observa na imagem a seguir:Biologia Enem: Sistema reprodutor genital masculino

O Saco escrotal:

O saco escrotal é uma bolsa de pele que envolve e protege os testículos. As gônadas masculinas estão ali alojadas (ao contrário das femininas que ficam dentro do abdômen), pois elas precisam de uma temperatura mais baixa (entre 33º e 34º C) do que a do organismo para funcionar.

O saco escrotal, portanto, é uma espécie de “ar condicionado” que refrigera os testículos. Assim sendo, podemos chegar à conclusão que não é nada saudável para os homens usar calças e cuecas muito apertadas, uma vez que elas aproximam os testículos do corpo aquecendo-os e diminuindo sua produtividade.

Aula Gratuita: O Aparelho Reprodutor Masculino

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos um resumo simples e rápido sobre como funciona o sistema reprodutor masculino.

Muito boa esta aula da professora Juliana. Agora, vamos continuar:

Os Testículos:

Os testículos são as gônadas masculinas. São consideradas glândulas mistas, uma vez que secretam hormônios que agem dentro do organismo e produzem espermatozoides que são eliminados durante o ato sexual.

Dentro dos testículos existem numerosos tubos muito fininhos e enovelados, chamados túbulos seminíferos. As paredes desses túbulos possuem as células germinativas primordiais que darão origem aos espermatozoides, participando então da espermatogênese.

Permeando os túbulos seminíferos há células intersticiais chamadas de células de Leydig que produzem testosterona quando estimuladas pelo hormônio luteinizante ou LH (produzidos pela hipófise).

Dica 1: Antes de continuar revisando o sistema reprodutor masculino, que tal estudar também o sistema endócrino humano? Para isso, veja este super post com uma divertida vídeo-aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/sistema-endocrino-hormonios-biologia/

Epidídimo: Os túbulos seminíferos convergem para o epidídimo. Esta estrutura situada sobre o testículo tem a função de armazenar os espermatozoides entre uma ejaculação e outra.

Canais deferentes: Cada epidídimo desemboca em um canal deferente. Este canal nada mais é que um tubo que leva os espermatozoides do saco escrotal para dentro do abdômen, onde passa por dentro das glândulas anexas que produzem os líquidos presentes no esperma.

Vesículas seminais: São as primeiras glândulas a liberarem um fluido sobre os espermatozoides. Este líquido serve para nutrir os espermatozoides em sua jornada até encontrar o óvulo. O líquido proveniente das vesículas é rico em açúcares e possui caráter alcalino, o que ajuda a neutralizar o ácido da urina presente na uretra.

A Próstata:

A próstata produz uma secreção muito viscosa e alcalina que serve como meio de “natação” para os espermatozoides. Também ajuda a combater o pH ácido da vagina.

Dica 2: Você não se lembra das principais características da reprodução sexuada? Então, que tal dar uma revisadinha? Veja este post com uma maravilhosa vídeo-aula do professor Paulo Jubilut: https://blogdoenem.com.br/biologia-reproducao-sexuada/

Glândulas bulbouretrais: Essas glândulas ficam abaixo da próstata e estão ligadas à uretra. Quando o homem é estimulado sexualmente, estas glândulas produzem uma secreção que limpa a uretra de resíduos de urina e ajuda a lubrificar a vagina para a penetração.

Uretra: Nos homens a uretra tem duas funções: a eliminação de urina e a liberação do esperma.

O Pênis:

O pênis é o órgão copulador masculino. Ele é composto internamente por tecidos esponjosos ricos em vasos sanguíneos chamados de corpos cavernosos.

Durante a estimulação sexual o sistema nervoso envia estímulos que faz com que as artérias do pênis se dilatem e acumulem sangue nos corpos cavernosos. Assim, o pênis tem um aumento de volume e fica enrijecido, tendo início a ereção.

O Aparelho Genital Feminino

Para concluir a sua revisão veja agora os detalhes e o funcionamento do Aparelho Genital Feminino:

Dica 3: Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel