Ismart: bolsas de estudo para ensino médio de alta performance

As vagas disponíveis são para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, para estudantes de escolas públicas. Podem participar os alunos matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental. Saiba mais!

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) oferece bolsas de estudos para concluir o ensino fundamental e para fazer o ensino médio em escolas de alta performance. Se você estuda em colégio público, tem boas notas e mora no Rio de Janeiro, Minas Gerais ou em São Paulo, pode se inscrever no processo seletivo!

Não perca a oportunidade de concorrer para tentar uma das bolsas de estudos em um colégio particular de referência no país! Os alunos selecionados pelo Ismart vão para colégios premium com o Objetivo, Bandeirantes, Bernoulli, Marista, Sidarta, Móbile, Poliedro, São Bento, PH e outros da mesma categoria. Além da bolsa, você pode receber orientação profissional e acesso a programas de desenvolvimento.

Criado em 1999, o Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda, de 12 a 15 anos de idade, e lhes concede bolsas presenciais em escolas particulares de excelência e online. Além disso, promove o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.

Ismart

Quem pode concorrer às bolsas de estudo do Ismart

Todo ano o Ismart realiza os processos seletivos para definir os próximos bolsistas. Os alunos que estão no 7º ano podem se inscrever no Projeto Alicerce, e os que estão no 9º ano no projeto Bolsa Talento. Em seguida, saiba quais são os critérios de cada uma das bolsas e como elas funcionam.

Bolsas para quem está no 7º ano

Os estudantes que estão no 7º ano podem concorrer a uma vaga no Projeto Alicerce. Esse projeto consiste em um curso preparatório para o ensino médio que é realizado durante o 8º e o 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo do Projeto Alicerce é viabilizar o ingresso do bolsista em escolas particulares de excelência no ensino médio. Dessa forma, o curso ocorre no contraturno da escola regular, ou seja, o aluno estuda em duas escolas ao longo dos dois anos do projeto.

As atividades do Projeto Alicerce ocorrem presencialmente, de segunda a sexta, e eventualmente, aos sábados, em turmas formadas pelas escolas particulares parceiras do Ismart. Ao fim do curso, os bolsistas podem realizar a prova de acesso para a escola particular parceira. Caso sejam aprovados, permanecerão no Ismart para cursar o ensino médio nas escolas particulares que são parceiras do instituto.

Critérios para participar do Projeto Alicerce

  • Estar cursando o 7º ano do ensino fundamental;
  • Ter idade de até 13 anos;
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos por pessoa (R$ 2.200);

As bolsas são oferecidas nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo.

Se você não sabe calcular a renda familiar per capita, aproveite e veja o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Ismart online

Os alunos do 7º ano também podem concorrer a uma bolsa de estudos no Ismart Online. Os aprovados para esse projeto têm acesso a uma plataforma de estudos exclusivamente online, realizam missões em equipe e participam de eventos formativos inspiradores. A jornada é composta por muitos aprendizados e oportunidades de fazer parte da rede Ismart.

Os critérios para participar do Ismart Online são os mesmos do Projeto Alicerce.

Bolsas para quem está no 9º ano

Os estudantes que estão no 7º ano podem concorrer a uma vaga no Projeto Bolsa Talento. Os aprovados no processo seletivo recebem bolsas de estudo integral para cursar o ensino médio em escolas particulares de excelência.

Ao fim do ensino médio, os estudantes que forem aprovados no vestibular terão a oportunidade de integrar o Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart.

Critérios para receber bolsa de estudos do ensino médio

  • Estar cursando o 9º ano do ensino fundamental;
  • Ter idade de até 15 anos;
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos por pessoa (R$ 2.200);
As bolsas de estudo para o ensino médio são oferecidas nas cidades de Belo Horizonte, Cotia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Inscrições para as bolsas de estudos Ismart

Para realizar sua inscrição, basta acessar o site do Ismart. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de acordo com o calendário de cada ano, que está no site do instituto.

O processo seletivo possui 5 etapas: teste online, prova digital, avaliação socioeconômica, entrevista individual e familiar, e dinâmica em grupo.

Além da bolsa de estudos integral, os selecionados também recebem uniforme, material didático, ajuda de custo para transporte e alimentação. E outra oportunidade: após concluírem o ensino médio, os estudantes poderão participar do Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ismart e ganhar uma bolsa-auxílio.

Escolas parceiras

As escolas parceiras do Projeto Alicerce estão listadas em seguida:

  • Belo Horizonte: Colégio Bernoulli.
  • Rio de Janeiro: Colégio de São Bento e Colégio pH.
  • São Paulo: Colégio Bandeirantes.
  • São José dos Campos: Colégio Poliedro.

Enquanto isso, as escolas parceiras do Projeto Bolsa Talento são as seguintes:

  • Belo Horizonte: Colégio Bernoulli, Colégio Santo Antônio e Colégio Magnum.
  • Cotia: Colégio Sidarta.
  • Rio de Janeiro: Colégio Pensi.
  • São Paulo: Colégio Bandeirantes, Colégio Objetivo, Colégio Poliedro, Colégio Marista Arquidiocesano, Colégio Magno, Colégio Rio Branco, Colégio Rio Branco, Escola Lourenço Castanho e Escola Móbile.
  • São José dos Campos: Colégio Anglo e Colégio Poliedro.
  • Sorocaba: Colégio Uirapuru.

Mais informações sobre as inscrições para o processo seletivo e sobre o próprio Ismart podem ser obtidas no site do instituto.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel