Inscrições abertas para bolsas remanescentes ProUni até 31 de março

Hora de correr para aproveitar mais esta chance de ingressar no ensino superior. As inscrições para bolsas remanescentes Prouni ficarão abertas até 31 de março.

prouni-bolsas-remanecentes-31-marco

Ainda não foi beneficiado com uma bolsa do Prouni? Não se descabele, ainda há chance. Estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes não ocupadas no decorrer do processo regular deste ciclo do programa. As inscrições vão até 31 de março para os candidatos que ainda não estão matriculados na instituição de ensino em que desejam se matricular. E vale para quem fez qualquer edição do Enem desde o ano de 2010.

Outra oportunidade é  para aqueles que já estão matriculados na instituição de ensino de sua escolha. Neste caso o prazo vai até o final de maio.

Para se inscrever nas Bolsas Remanescentes do Prouni, é preciso que o candidato atenda a uma destas condições:

  • ter participado de alguma edição Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, e obtido em uma única edição do exame média nas provas de 450 pontos e não ter zerado na redação.
  • ser professor da rede pública de ensino, estar em efetivo exercício do magistério da educação básica, fazer parte do quadro permanente de pessoal de uma instituição de ensino pública e se candidatar para um curso com grau de licenciatura voltado para a formação do magistério da educação básica.

compartilheSerão concedidas bolsas parciais de 50% e integrais, de 100% do valor das mensalidades.. Vale lembrar que para concorrer às bolsas integrais é preciso apresentar a renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Agora para as bolsas parciais, a renda familiar mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.  Veja no link a seguir como fazer o cálculo da renda familiar.

Além disso, para ambas as bolsas, o candidato deve atender a pelo menos um dos requisitos abaixo:

cálculo da renda familiar
clique e veja como calcular a renda familiar

 

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral.
  • ser pessoa com deficiência.
  • ser professor da rede pública de ensino no magistério da educação básica.

As inscrições devem ser feitas no site do Prouni, onde o candidato deve se cadastrar no sistema de bolsas remanescentes.

No cadastro você  deve informar o seu CPF e a data de nascimento. A partir destes dados, o sistema identifica automaticamente se o candidato participou de alguma edição do Enem a partir de 2010 e se obteve as notas necessárias para atender às exigências.

Havendo os registros, o sistema pedirá que o candidato informe um e-mail e cadastre uma senha, com a qual acessará a seção para se inscrever às bolsas remanescentes.

O professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e do quadro de pessoal permanente da instituição pública, pode se inscrever para bolsas nos cursos com grau de licenciatura independentemente de ter participado do Enem. Assim, basta que o candidato informe que é professor para prosseguir com o seu cadastro.

Após a ativação do cadastro, o candidato pode acessar o sistema de inscrição informando o seu CPF e a senha cadastrada.

Veja mais informações sobre o processo de seleção para bolsas remanescentes no tira-dúvidas do Prouni.

prouni-bolsas-remanecentes-31-marco-2

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel