Aprenda o Cálculo de Porcentagem: Matemática Enem e Encceja

Você lembra como calcular porcentagem para entender descontos, promoções, taxas e outros usos da conta percentual? O Blog do Enem te ajuda. Aprenda agora com o resumo das aulas da Khan Academy e dicas da professora Munique Dias.

O Cálculo de Porcentagem, certamente, é um dos temas da matemática que você mais vai encontrar no seu cotidiano. Quem nunca ouviu falar em 6% de aumento salarial? Ou, de aumento de 8% na cesta básica? Ou, ainda de lojas oferecendo promoções com desconto de até 50%?

 Mas, então, o que é mesmo uma porcentagem? Você lembra? – Vamos lá: As frações (ou razões) que possuem denominadores (o número de baixo da fração) iguais a 100, são conhecidas por razões centesimais e podem ser representadas pelo símbolo “%”.

O símbolo “%” é lido como “por cento“. “5%” lê-se “cinco por cento.Cálculo de Porcentagem – Matemática EnemAchou a explicação difícil? Vamos explicar melhor para você. –Você pode chamar de porcentagem, sempre que você divide um número por 100, e seleciona alguma parte.

Uma única parte desta divisão é 1%. Se você separar 30 partes, serão 30%. Dentro do assunto porcentagem, o que mais ocorre, são as porcentagens sobre outros números, como 30% de 90 ou 80% de 40.

Macete básico no cálculo de porcentagem

Veja agora com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas iniciais para você gabaritar Porcentagem:

Gostou do resumo com o professor Lucas? Então, você pode fazer com ele o Curso Gratuito de Matemática Básica. São dez aulas com dicas e simulados, tudo grátis. As Inscrições estão abertas, e você pode começar agora.

Dica do Blog do Enem:  

Antes de você começar a fazer o cálculo das porcentagens, é necessário que você esteja firme nas operações com frações, pois serão muito utilizadas para esse tipo de cálculo.

Então faça uma revisão sobre como somar, subtrair, dividir e multiplicar as frações acessando o nosso link e fique fera! Veja aula gratuita sobre as Quatro Operações com Frações

O Cálculo de Porcentagem – Vamos ver agora alguns exemplos sobre cálculo de porcentagem e fixar melhor esse conteúdo. Não fique de bobeira. Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil

Exemplo 1 – Você sabe dizer quanto é 30% de 20? – Os 30 % significam que você tem o número 30 divido por cem. Então para saber quanto de 20 é 30%, basta dividir trinta por 100 e logo após multiplicar o resultado por 20, como segue abaixo:Cálculo de Porcentagem – Matemática Enem

Confira agora nesta tirinha uma boa piada envolvendo porcentagem:.No primeiro quadro ela diz Cara, pare de beber, você gasta 100% do seu salário com bebida. Ele responde Mentiraaaa! E, no final, ele esclarece por que seria mentira, afirmando que gasta 90% apenas. 10% é do garçom.Cálculo de Porcentagem – Matemática Enem

Veja aula gratuita sobre o Cálculo de Porcentagem

Confira agora com o professor Sérgio Sarkis, do Curso Enem Gratuito, como resolver problemas do Enem e dos vestibulares sobre o Cálculo de Juros e de Porcentagem. Depois, continue no post para ver Como Transformar uma Fração em Porcentagem:

Gostou da aula? Bora então continuar revisando Fração e Porcentagem.

Veja outros exemplos de cálculo de porcentagem:

Exemplo 02 – Um comerciante remarca um produto com um aumento de 20%. Agora o novo preço equivale a multiplicar o anterior por quanto?

Tomando como base o exemplo anterior, você pode observar que acréscimo no preço do produto será o valor dele multiplicado por 20%, ou seja, o número 20 dividido por 100.

Como o preço do produto é um valor desconhecido, podemos representá-lo pela letra x, como segue abaixo:Cálculo de Porcentagem – Matemática EnemEntão, com o aumento, o novo preço equivale a: 

  • Novo preço = x + 0,2x ⇒ Novo preço = 1,2. x

Compreendeu essa metodologia para o cálculo de porcentagem? Viu como não é complicado? Com a explicação realizada acima você pode calcular, por exemplo,um aumento de 30% em um determinado produto.

O novo valor passa a ser multiplicado por 1,3; aumentando 3%, o novo valor será multiplicado por 1,03, e assim por diante…

 

Como transformar Razão (ou Fração) em Porcentagem

Vimos que razões centesimais é um tipo especial de razão, cujo denominador é igual a cem e podem facilmente ser expressas na forma de porcentagem, simplesmente se eliminando o denominador cem e inserindo o símbolo de porcentagem após o antecedente ou numerador.

Por exemplo:Cálculo de Porcentagem – Matemática Enem

Mas, como transformamos a razão 3: 15 em porcentagem?

Simplesmente realizando a divisão, encontrando assim o valor da razão, multiplicando-o por 100 e inserindo o símbolo de porcentagem à sua direita, ou seja, multiplicamos por 100%:

3:15 => 0,2 => 20%

Talvez você não tenha percebido, mas podemos utilizar a transformação de uma razão em porcentagem para calcular quantos por cento um número é de outro.

Vamos ver os exemplos:

18 é quantos por cento de 45?

  • Como esse cálculo é realizado? Vamos ver? Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!
  • Primeiramente você deve encontrar a razão entre 18 e 45, ou seja, dividir o número 18 por 45.
  • Logo em seguida o resultado deve ser multiplicado pó 100%, obtendo assim, o resultado.Cálculo de Porcentagem – Matemática Enem

Plano de Estudos de Matemática

A equipe de professores do Curso Enem Gratuito preparou para você uma seleção de aulas para revisar Os 10 Temas de Matemática que mais mais caem no Enem.

Tem aula de Regra de Três; Cálculo de Área e de Volume; Seno e Cosseno; Logarítmo; O Círculo Trigonométrico; Polinômios; e Funções Lineares e Funções Quadráticas. Confira aqui o Plano de Estudos de Matemática: Plano de Estudos Matemática 

Dica 3 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.

Agora um desafio do Enem para você resolver e compartilhar!

(ENEM, 2010) Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

Cálculo de Porcentagem – Matemática Enem

Supondo-se que, no Sudeste, 14.900 estudantes foram entrevistados nessa pesquisa, quantos deles possuíam telefone móvel celular?

a) 5.513
b) 6.556
c) 7.450
d) 8.344
e) 9.536

Conseguiu resolver? Coloque a sua resolução num comentário do Facebook no formulário abaixo do post, e compartilhe com as pessoas que estão procurando aprender. Ensinar é a melhor forma de aprender. Você sair ganhando quando ensina, pois nunca mais esquece. Vamos lá?

Resposta: d

Aula Gratuita sobre Cálculo de Porcentagem

– Assista aqui uma super videoaula da Khan Academy traduzida para o português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan dá a definição certinha de porcentagem. Fique atento! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

Dica 1 –O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/
Dica 2 –Complemente os seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula de Regra de três simples que o Blog do Enem preparou para você. Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/regra-tres-simples-matematica-enem/
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel