Cartografia: veja os Elementos Fundamentais dos mapas

Confira no resumo de Cartografia quais são os elementos principais que precisam constar de um Mapa. Entenda os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste, de como interpretar mapas

A arte e as técnicas da Cartografia são utilizadas na criação e produção de mapas. A Cartografia profissional exige clareza das informações para que os mapas possam ser interpretados.

Para isso, alguns códigos foram criados para criar uma linguagem internacional capaz de fazer com que a linguagem cartográfica se sobreponha a barreira das línguas.

Elementos fundamentais da Cartografia

Para que a Cartografia cumpra com a função que lhe é atribuída, algumas adequações foram feitas para que os mapas pudessem ter uma linguagem que ultrapassasse a barreira das línguas entre os diferentes povos.

A ideia é que, não importa de onde seja, deve-se conseguir interpretar as informações contidas em um mapa. Para tal, existem elementos fundamentais que todo representação da superfície terrestre deve conter. 1Acompanhe essa revisão para acabar com as suas dúvidas e alcançar um excelente desempenho em Geografia no Enem!  Os Mapas têm sempre um referencial geográfico para que você possa fazer a leitura correta das informações. Você domina os quatro pontos cardeais? Sabe para onde fica o Norte, o Sul, o Leste, e o Oeste?

A Cartografia e os 4 pontos cardeais na Rosa dos Ventos

A rosa dos ventos serve de instrumento para a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro. Essa ferramenta é formada pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Confira na aula gratuita de Cartografia:

Muito bom este resumo com o professor Raphael Carrieri. Têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

Após os problemas técnicos terem sido resolvidos, houve necessidade de tornar os mapas possíveis de serem interpretados em qualquer local do mundo, independentemente da língua falada. Isso parece ser uma grande dificuldade e, de fato, é.

No entanto, foi criado um padrão internacional de disposição das informações que permite que possam ser compreendidas ao menos as informações básicas de um mapa.

Para tanto, existem elementos fundamentais dos mapas que são informações e características que todos os mapas devem ter, não importando a que objetivo o mapa se presta. São o título, a legenda, a escala e as convenções cartográficas.

Como identificar esses elementos?

Inicialmente, por mais óbvio que possa parecer, todo mapa tem um título. O título do mapa deve indicar a área que está mapeada e qual o assunto tratado no mapa. Veja o exemplo abaixo:2

http://1.bp.blogspot.com/-kxp9xkd4cls/T6Q2IDF302I/AAAAAAAAAPs/81c2RPp2ACE/s1600/DensPop2000.png

Título dos mapas: Mapa representativo da densidade demográfica no Brasil, com destaque para o título do mapa (em vermelho) e  a legenda (em azul).

Observe no mapa acima o título em destaque. Salta aos olhos o local mapeado (Brasil) e o assunto ou informação contida nele (Densidade demográfica), além da data de quando foi gerada a informação (ano 2000).

Em azul, têm-se a legenda em destaque. A legenda é a parte do mapa em que as informações mais importantes para interpretação do mapa estão contidas. No caso do mapa acima, a correspondência entre as cores e a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado que nada mais é que a densidade demográfica.

E quanto aos demais elementos fundamentais da Cartografia?

A escala é uma informação muito importante do ponto de vista técnico que os mapas contêm. Ela é uma expressão matemática ou gráfica que representa a redução da realidade que está sendo representada no mapa.

Observe o mapa abaixo para ficar mais claro:3Escala: Mapa de Portugal com destaque em vermelho para escala gráfica e destaque em azul da escala numérica.

Ambas formas de representação da escala (gráfica, em vermelho, e numérica, em azul) representam rigorosamente a mesma informação: o quanto do espaço geográfico está reduzido numa representação cartográfica.

Finalmente, há as convenções cartográficas. Entende-se como convenção algo que foi elaborado como fruto de um acordo. Nesse caso, o acordo trata de elementos presentes nos mapas que devem ser representados sempre da mesma forma, em qualquer idioma, em qualquer parte do mundo.

Veja a ilustração abaixo:4Fonte: http://images.slideplayer.com.br/8/2324586/slides/slide_19.jpgConvenções Cartográficas: Ilustração de algumas das Convenções Cartográficas, com símbolos comuns representados nos mapas.

Resumo de Cartografia

Agora que você já revisou as simbologias presentes em um mapa, veja esta super videoaula de Cartografia, do professor Raphael Carrieri, para fixar bem o conteúdo e finalizar sua revisão:

Muito boa a didática do professor Raphael Carrieri.

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

(UNIMONTES/MG) Sobre a Cartografia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A produção de mapas, na atualidade, emprega técnicas sofisticadas, baseadas nas fotografias aéreas e em imagens obtidas por satélites.
  • b) Os mapas são instrumento de saber e de poder, por isso interessam a quem tem poder político e econômico.
  • c) Os elementos – título, escala, coordenadas geográficas e legenda – asseguram a leitura e a interpretação de um mapa.
  • d) Os mapas e cartas geográficas correspondem a instrumentos insignificantes na linguagem e na análise geográfica.

GABARITO: D

Post escrito por Douglas de Barros Oliveira para o Blog do Enem. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel