Cinética química: a velocidade das reações – Química Enem

Você sabe se é possível controlar o tempo em que ocorre uma reação química? E como explicar que algumas reações ocorrem mais rapidamente do que outras? Vamos relembrar?

Você tem alguma ideia do que é a cinética química?

A cinética química é uma ramo da química que estuda a taxa de desenvolvimento (rapidez ou velocidade) das reações e os fatores que a influenciam.

Além disso, estuda também a possibilidade de controlar essa taxa de rapidez, tornando as reações ainda mais rápidas ou lentas, com base no mecanismo das reações.

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Para entender melhor o que é cinética química, assista ao vídeo a seguir que te dará uma introdução a este assunto.

Existem reações muito rápidas como a reação do sódio com a água, reações lentas como o apodrecimento de uma fruta e também reações que demoram anos como a formação do petróleo.

Cinética Química

Você deve estar pesando, mas porque essa diferença de comportamento?

Para que as substâncias reajam quimicamente são necessárias duas condições fundamentais:

  • Contato entre os reagentes;
  • Possibilidade de reação.

Dica: entenda melhor a cinética química com nossas aulas para o Enem

 

Você lembra de alguns conceitos muito importantes para  a cinética química como a teoria das colisões,energia de ativação e complexo ativado?Não? Então assista ao vídeo totalmente gratuito de Chemisterman e relembre de forma fácil esses conceitos.

Só para reforçar!

A teoria das colisões: Explica os fatores que influenciam na rapidez das reações. De acordo com essa teoria os aglomerados das substâncias reagentes devem colidir para que a reação química ocorra. 

Cinética Química

A energia de ativação:  Energia de ativação (Ea), é a energia mínima que as moléculas devem ter para que a colisão seja favorável e, assim, ocorra a reação.

Cinética Química

Complexo ativado : É a formação de um intermediário, resultante das colisões, em que todas as partículas das substâncias reagentes estão agregadas, sendo esse intermediário, portanto, muito instável e energético.

Mas como podemos expressar a rapidez de uma reação?

Ela pode ser expressa pela variação de alguma grandeza relacionada com a quantidade de reagente ou produto (concentração, quantidade de matéria, pressão, massa, volume) por unidade de tempo.

Veja:

Cinética Química

Entendeu? Não? Então assita a videoaula do Descomplica com o professor Carlos Vitorino e veja mais explicações de como calcular a rapidez de uma reação química e mande super bem nas questões do Enem e dos vestibulares:

Veja o exemplo de exercício sobre cinética química:

A reação de decomposição da amônia gasosa foi realizada em um recipiente fechado:

2 NH3 → N2 + 3 H2

A tabela abaixo indica a variação na concentração de reagente em função do tempo.

Concentração de NH3 em mol L-1

8,0

6,0

4,0

1,0

Tempo em horas

0

1,0

2,0

3,0

Qual é a velocidade média de consumo do reagente nas duas primeiras horas de reação?

Resolução:

Utilizando a fórmula:

Cinética Química

Temos que:

Cinética Química

Resposta:

resposta

Relembrou? Que tal um desafio sobre cinética química?

(ITA-2009) Considere a reação química representada pela seguinte equação:

4NO2(g) + O2(g) → 2NO5(g)

Num determinado instante de tempo t da reação, verifica-se que o oxigênio está sendo consumido a uma velocidade de 2,4 x 10-2  mol L-1 s-1. Nesse tempo t, a velocidade de consumo NO2 será de:

(A) 6,0 x 10-3 mol L-1 s-1
 (B) 1,2 x 10-2 mol L-1 s-1
 (C) 2,4 x 10-2 mol L-1 s-1
 (D) 4,8 x 10-2  mol L-1 s-1
 (E) 9,6 x 10-2  mol L-1s-1

Resposta: E

Dica 2: Veja também outro assunto de química bastante cobrado no enem e nos vestibulares que é diagrama de fases. Não deixe essa chance passar! https://blogdoenem.com.br/quimica-diagrama-de-fases/
Dica 3 – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre a matéria. Não deixe de estudar! https://blogdoenem.com.br/quimica-definir-materia/
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel