Buscar no Blog

Como passar no Enem 2012

Afinal, como passar no Enem 2012 ?

Você tem 6.497.465 colegas para o exame nesse ano.  Com você, o total de inscritos no Enem 2012 dá o recorde histórico de 6.497.466 candidatos.  Pagar a taxa ou   ter a isenção é apenas uma etapa burocrática. O que conta mesmo a partir de agora é você se garantir para as provas nos dias 3 e 4 de novembro.  O Blog do Enem reuniu uma bom material para responder a pergunta que todos querem saber: Como passar no Enem 2012 ?

Disputa acirrada

Se considerar a disputa apenas para as 105 mil vagas das universidades  públicas para o Enem 2012, aconta dá 61,88 candidatos por vaga. É praticamente uma concorrência de medicina. Por outro lado, fazendo a conta para as 254 mil bolsas de estudos do Prouni que estão previstas para o Enem 2012, a disputa seria de 25,58 candidatos por vaga através de bolsas de estudos.

Somando todas as vagas em disputa, tanto para cotas sociais ou raciais, na disputa geral, ou nas bolsas de estudos do Prouni, a concorrência entre os 6.497.466 inscritos cai para 18 candidatos por vaga. Estes cálculos, porém, são apenas ilustrativos. Servem apenas para você perceber que, mesmo pelo Enem 2012, não tem moleza para entrar na universidade.

O que você precisa para vencer?

Cinco coisas são fundamentais para você chegar no final do ano com maiores chances de passar no Enem 2012: Estudar, estudar, estudar, estudar, e aprender a resolver situações-problema.

Outra saída não tem. O caminho é o da dedicação.  Você foi  “cdf”,  “Caxias” ou “cabeção” durante o Ensino Fundamental e o Ensino Médio? Pois até ajuda, mas só isso não garante sucesso no Enem 2012.

Quantos colegas você já não viu que ‘sabiam tudo’ e que ficaram pelo caminho? E quantos outros colegas que você achava que ‘não sabiam nada’ e que terminaram por se dar bem? É assim mesmo. Saber tudo “de cor” já não mais resolve.

O Enem é uma prova diferente. As questões são elaboradas para você entender o problema, não apenas para acertar a solução de uma determinada conta ou pergunta. Ter capacidade de interpretar os textos, de articular bem os conteúdos para chegar ao problema, e de raciocinar para chegar à solução é o que busca o Enem.

Na redação do Enem 2012 não é diferente. Blá-blá-blá que só enche a página não vale nota. O que soma pontos é a clareza na apresentação das ideias e dos argumentos, e o uso correto da língua. Não caia no conto do vigário de escrever na redação que  “nóis pega os peixe”. É nota zero na certa (e presença garantida nas pérolas do Enem do ano que vem).

Dicas de Redação para o Enem 2012

O Portal www.universia.com.br  fez diversos estudos sobre o que mais caiu nas edições anteriores ao Enem 2012. É tudo bem escrito e fácil  e entender. Tem a pesquisa para cada uma das quatro áreas do exame e também para Redação. Vale colocar entre os seus favoritos.

Temas para Redação: Na pesquisa pelos temas de redação mais prováveis para o Enem 2012 o Portal Universia selecionou esta lista:  As Questões Ambientais; Bullying; Violência nas Escolas; A Violência no Trânsito; Participação Política; Álcool X Trânsito; Desarmamento; Desigualdade Social; Esporte como fator de inclusão social; Comportamento jovem nas mídias sociais.

Aqui no Blog do Enem você tem dicas de como fazer uma boa redação. Veja o vídeo da professora Regina Bil, clicando AQUI.

Calendário das provas, datas para o gabarito e o resultado

Sábado, 03/Nov  – Provas de Ciências Humanas ,e de Ciências da Natureza  – das 13h às 17h30;

Domingo, 04/Nov – Provas de Linguagem; de Matemática; e a Redação – das 13h às 18h30;

Gabarito Enem 2012: 7 de novembro;

Resultado Enem 2012: O Inep prometeu só para depois do Natal, em 28 de dezembro.

O que mudou no Enem 2012

Redação: Quando ocorrer uma diferença maior que 200 pontos entre a correção de dois avaliadores, uma terceira pessoa corrigirá a prova. Se a diferença continuar, uma banca formada por doutores vai revisar. (descrito acima).

Certificado para o Ensino Médio: A nota do Enem 2012 vale como um exame supletivo para quem tiver mais que 18 anos até o dia das provas. Neste ano a nota de corte subiu. Para chegar ao Certificado é preciso fazer 450 pontos em cada uma das quatro áreas e fazer 500 pontos na redação.

Competências que serão cobradas na Redação do Enem 2012

1)      Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

2)      Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

3)      Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

4)      Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

5)      Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Agora que você já sabe como passar no Enem 2012 é se grudar nos livros e correr para abraçar seus amigos calouros no ano que vem.

Como passar no Enem 2012

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.