Coesão e Coerência na redação valem pontos no Enem & Encceja

Relembre tudo sobre Coesão e Coerência na Redação. Confira as dicas para você se garantir nos pontos cobrados por esta Competência no Enem & no Encceja.

Dentre as cinco Competências avaliadas na prova temos duas que exigem do seu texto dissertativo-argumentativo apresentar as características de Coesão e Coerência na Redação. Vale também para uma boa nota no Encceja. Veja este resumo gratuito para entender o que é preciso fazer para mandar bem!

Coesão e Coerência

Coesão textual – Em qualquer modalidade de texto, captar a atenção do leitor é fundamental. E o que dizer de um texto que será avaliado por, pelo menos, três especialistas no assunto?

Uma escrita confusa em que parágrafos e frases não se conectam certamente será mal avaliada pela banca. Então, se liga nesta Competência da Redação do Enem.

Um texto coeso é aquele que apresenta uma sequência lógica de eventos. Frases, orações e parágrafos são relacionados harmonicamente. Um texto coeso garante que os argumentos utilizados pelo redator sejam entendidos.

Para alcançar tal nível de compreensão, cada termo deve fazer referência a outro item. Imagine seu texto como se fosse um espiral no qual todos os elementos estão entrelaçados e dão continuidade um ao outro.

Como bem definiu o linguista inglês Michael Halliday, “a coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico”.

A Coerência textual na Redação Enem

É bastante simples de explicar o que é um texto coerente: o conteúdo precisa ter sentido, ser compreendido e seguir um raciocínio lógico. Mas é relativamente fácil cometer gafes. Quem nunca leu o próprio texto depois de alguns dias e se perguntou: “onde eu estava com a cabeça quando escrevi isso?”.

Qualquer distração pode resultar em algum deslize. Se liga para não perder pontos preciosos. no quesito de Coesão e Coerência na RedaçãoRedação - Coesão e Coerência

 

Entenda Coesão e Coerência na Redação:

Os Elementos de coesão

Os elementos de coesão são as palavras de transição, também conhecidas como conectores, que estabelecem uma relação entre os enunciados. Como o próprio nome sugere, essas expressões conectam as orações e tornam os termos dependentes entre si. O resultado será um texto mais interessante e de leitura agradável.

São exemplos de conectores: “inicialmente”, “ainda por cima”, “afinal”, “portanto”, “posteriormente”, “segundo”, “em outras palavras”, “e”, “mas”, “porém”, “além disso” e “a propósito”.

Os tempos verbais também garantem a coesão textual. Começar um parágrafo com o verbo no tempo presente e terminar conjugando-o no passado dificulta a compreensão. Isso acontece porque os tempos verbais estão relacionados com os acontecimentos relatos no texto e, portanto, devem fazer sentido entre si.

Dica: Coesão e Coerência na redação andam sempre juntas para dar melhor resultado na leitura pelos avaliadores e conseguir uma boa nota.

Aula Gratuita: Como fazer a Redação do Enem

Veja um resumo simples e rápido com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, para você dominar geral as técnicas para criar o texto dissertativo-argumentativo em apenas três ou quatro parágrafos que tenham Coesão e Coerência.

Muito bom o resumo da professora Dani! Confira agora como “colocar no papel” a sua redação com os requisitos de Coerência Textual.

Incoerência perde pontos

De nada adianta escrever de forma coesa e produzir um texto incoerente.

Um texto incoerente é aquele que possui frases como: “Mariana esquentou a água, por isso o chá está frio”. Se Mariana esquentou a água, o chá deveria estar quente. Ou seja, não há sentido entre os elementos da frase.

As ideias precisam ter uma relação lógica de causa e consequência para fazer sentido.  Dizer que “Rafael era um esportista nato. Havia raquetes de tênis, bolas de futebol e roupas de ginástica espalhadas por toda a casa”, faz bastante sentido, não é mesmo? As frases estão conectadas, há uma relação de sentido e de relevância entre elas.

Os exemplos acima são bastante simples, mas demonstram como um bom texto é um todo significativo de ideias que apresentam relações lógicas e complementares umas às outras. Uma sequência deve dar sentido à próxima e fazer referência à sentença anterior.

Resumo sobre Coesão na Redação

Confira agora com a professora Kel um resumo simples e rápido para você entender quais são e como usar os elementos de Coesão no seu texto da Redação.

Competências cobradas no Enem que exigem Coesão e Coerência na redação:

II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

Coesão e Coerência na redação andam juntas. A primeira, Coesão, lembrando união, sequência, ligação, conexão e a segunda, Coerência, fazendo a unidade de pensamento, a harmonia gerada por concordância e/ou uniformidade de ideias. Percebe-se, portanto, que são importantíssimas para a correta compreensão do que se escreve.

O autor escreve, o texto se mostra e o leitor o compreende, eis a regra básica da comunicação escrita.

Para que isso aconteça, certos elementos, conhecidos como conectivos, são utilizados. Servem para gerar conectividade, retomada de assunto, exposição de uma sequência de fatos, dentre outros pontos, mas, principalmente, coerência textual.

Pode-se utilizá-los dentro de uma oração, período, parágrafo ou texto, explícita ou implicitamente (uso de siglas de conhecimento geral, ao invés de sua elucidação pormenorizada.

Exemplo: ONU, no lugar de Organização das Nações Unidas). Já a coerência é uma espécie de linha invisível, que costura nossos enunciados, gerando um tecido com nexo, lógico e não contraditório para leitura.

Para geral coesão, pode-se:

Retomar palavras e/ou expressões já utilizadas através de pronomes, numerais, advérbios, sinônimos, etc.

Utilizar conectivos, observando o sentido de cada um: conclusão: “até”, “mesmo”, “inclusive” etc.; conclusões opostas: “caso contrário”, “ou”, “ou então”, “quer… quer”; etc.;

Comparação de superioridade, de inferioridade ou igualdade: “mais… do que”, “menos… do que”, “tanto… quanto”, etc;  justificam ou explicam o que foi dito: “porque”, “já que”, “que”, “pois” etc.;

Veja mais usos da Coesão:

  1. Introduzem uma conclusão: portanto, logo, por conseguinte, pois, etc.;
  2. Contrapõem argumentos: “mas”, “porém”, “todavia”, “contudo”, “entretanto”, “no entanto”, “embora”, “ainda que” etc.;
  3. Correção ou reforço do conteúdo do já dito: “ou melhor”, “ao contrário”, “de fato”, “isto é”, “quer dizer”, “ou seja”, etc.;
  4. Especificam ou exemplificam o que foi dito: “por exemplo”, como, etc.
  5. Usar elipse, omissão de um termo facilmente subentendido e zeugma, omissão de um termo já enunciado.
  6. Repetição, substituição, associação também são bem vindas.
  7. Utilizar Expressões que retomam ou antecipam nossas ideias (onde, cujo, que, pronomes demonstrativos (este(a), esse(a),aquele(a), isto, isso, aquilo).

Desafios sobre Coesão e Coerência na Redação

Questão 01

Junte as orações abaixo, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.

  • I. Resolvemos ficar em casa.
  • II. Assim poderíamos descansar.
  • I. Houve vários imprevistos durante a viagem.
  • II. Tudo foi cuidadosamente planejado.
  • I. Ele era estudioso.
  • II. Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
  • I. Meus amigos vieram visitar-me.
  • II. Cheguei de viagem.
Dica 1 – Acompanhe mais esta aula para analisarmos as Competências usadas na avaliação da Redação Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/competencias-redacao-enem-parte-6/

Questão 02

Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:

A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in¬sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda

médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro¬cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. “Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios”, explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi¬cina da Universidade de São Paulo. “____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexual.” Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.

Fonte: Claudia, nov. 2000.

Dica 2 – Confira em mais esta aula se você sabe tudo sobre as Competências avaliadas na prova de Redação Enem. Estude com a gente para fazer uma Redação nota 1000! – https://blogdoenem.com.br/competencias-redacao-enem-parte-5/

Questão 03

Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.

  • I. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
  • II. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
  • III. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
  • IV. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
  • VI. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.

Gostou do resumo? Agora, é com você para mandar bem no texto dissertativo-argumentativo, e construindo Coesão e Coerência na Redação doEnem.

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