O que é Filosofia? – Veja o conceito de Filosofia, entenda e se garanta no Enem.

Você sabe bem o conceito de filosofia? Que tal relembrar esse conceito, sua origem, e este conceito na perspectiva de alguns filósofos. Se liga! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Antes de tudo, você sabe o que é filosofia? Você sabe o conceito básico e a história da Filosofia?

No senso comum, muito se fala em filosofia de vida, aquela empresa tem tal filosofia, cada religião tem sua filosofia, enfim, são muitos exemplos que encontramos no dia-a-dia.  Esta concepção não deixa de ser filosofia, pois também envolve o uso do pensamento e da razão.

o que é Filosofia

Mas ao falarmos de filosofia em termos acadêmicos distinguimos um pouco desta maneira de pensar, isto é, a abordagem do pensamento filosófico ocorre dentro de estruturas que são chamadas de correntes filosóficas.

Mas, vamos primeiro ver o conceito de filosofia… Afinal, o que é Filosofia? – Ao dizermos o conceito de matemática, por exemplo, não estamos resolvendo problemas matemáticos. Estamos apenas dando o conceito. No entanto, ao dizermos o conceito de filosofia já estamos filosofando, já estamos construindo o conceito de filosofia.

A palavra filosofia, portanto, foi criada por Pitágoras e surgiu no início do século VI a.C com Pitágoras de Samos. Este dizia que nos jogos olímpicos compareciam três tipos de público: um para comerciar, outro para competir e outro para contemplar ou assistir.

Este último, para Pitágoras, é o filósofo, pois não possui interesse comercial, não é movido pelo desejo de competir, mas sim deseja observar, contemplar, julgar, avaliar, saber, etc.

Conceito de Filosofia

 

A filosofia para Pitágoras é o caminho para chegar à sabedoria divina: “A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou Amá-la, tornando-se filósofos”. Pitágoras juntou duas palavras gregas: Filos: amigo, amante e Sophia: sabedoria; filosofia quer dizer, portanto, amigo ou amante da filosofia. E Filósofo é aquele que ama a sabedoria e deseja saber e conhecer.

Dica 1: Saiba mais sobre outros assuntos de filosofia acessando o nosso Blog do Enem, não deixe de conferir!

Já o pensamento filosófico nasceu numa cidade chamada Mileto com Tales, por volta do século VI antes de Cristo.

Conceito de Filosofia - Mileto

Tales que ficou conhecido como Tales de Mileto procurou buscar a origem do Universo buscando um elemento na natureza como princípio (arché) de tudo. Para ele este elemento seria a água.

Segundo Marilena Chauí a filosofia, portanto, surge quando o ser humano começa exigir provas e justificativas racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. Essas provas criam uma atitude crítica:

  • Negativa: dizer não aos “pré-conceitos”, aos pré-juízos, aos fatos e as ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.
  • Positiva: interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmo.

Falamos aqui de críticas negativas e positivas, mas você sabe o que significa? Vamos relembrar?

O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar. Possui estes 3 sentidos principais:

  1. Capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
  2. Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.
  3. Atividade de examinar a avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento.

Dica 2: Confira a lista de 10 filmes para estudar filosofia e sociologia, acessando  o link.

No decorrer da história da filosofia, desde o seu surgimento até hoje, alguns filósofos procuraram descrever o que é filosofia. Vejamos alguns exemplos:

  • Para Sócrates a filosofia começa reconhecendo a própria ignorância (falta de instrução, faltar de saber, desconhecido): “Só sei que nada sei”.
  • Para Karl Marx a filosofia não deve apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo, reconhecendo conflitos e superando-os, estabelecendo o governo dos trabalhadores.
  • Para Merleau-Ponty cabe à filosofia ensinar a ver bem ou reaprender a ver o mundo.
  • Para Nietzsche a filosofia, através da arte, supera a limitada condição humana, nos tornando super-homens; aos demais, o rebanho, restará a ilusão da moral e de uma vida após a morte.

Dica 3 – Já escolheu a sua profissão? Pense bem antes de entrar em um curso qualquer. Veja aqui a lista das profissões com os 10 piores salários no mercado.

Resumindo: A filosofia surgiu em Mileto no início do século VI a.C. com Tales e a palavra Filosofia significa amante ou amigo da sabedoria e foi criado por Pitágoras.  A filosofia tem como característica de negar os pré-conceitos, os pré-juízos, enfim, negar  o senso comum e interrogar  o que são as coisas.

E ai? Estudou tudo sobre o conceito de filosofia? Para fixar ainda mais o assunto e mandar super bem na prova do Enem e dos vestibulares assista a vídeo aula do professor Alana e fique fera nessa assunto. Vamos lá! Aproveite!

Vamos praticar? Resolva os exercícios de alguns vestibulares que o Blog do Enem separou para você.

(UFPE) Etimologicamente, o que significa o termo Filosofia?

a) Amor á sabedoria
b) Amor á razão
c) Busca da sabedoria
d) Amigo do sábio
e) Busca da razão

Resposta: a

(Fundesj – SC) Quando e como surgiu a filosofia, segundo os historiadores?

a) A Filosofia nasceu no final do século VIII a.C. em Tróia, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Pares.
b) A Filosofia nasceu no início do século VIII a.C., em Esparta, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Sócrates.
c) A Filosofia nasceu no início do século VI a.C., em Mileto, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Tales.
d) A Filosofia nasceu no final do século VII a.C., em Esparta, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Aristóteles.

Resposta: c

(UFPE) Como se caracteriza acima de tudo o filósofo no sentido maior?

a) Pensador de ideias filosóficas elaboradas.
b) Criador de novos horizontes teórico-político do sentido crítico em seu contexto histórico.
c) Amante do saber.
d) Pensador de lógica e de como funciona o conhecimento intelectual.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Resposta: c

(Fundesj – SC) As principais características da Filosofia são:

a) Negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
b) Primeiro, a Filosofia é um “eu acho que” ou um “eu gosto de”. É pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. Segundo, é pesquisa de mercado para conhecer preferências dos consumidores e montar uma propaganda.
c) Significa que a Filosofia não trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca apenas encadeamentos ilógicos entre enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidas por procedimentos de demonstração e prova, não exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensando.
d) O conhecimento filosófico é um trabalho emocional. É também sistemático porque se contenta em obter respostas para as questões colocadas, sem exigir que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam entre si, esclareçam umas ás outras, formem conjuntos convergentes de ideias e significações.

Resposta: a

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel