7 Conceitos Básicos de Ecologia: veja resumo com exercícios

Ecologia é o conteúdo mais explorado nas provas do Enem. Revise aqui os conceitos básicos de Ecologia com vídeos selecionados e texto preparado pela professora Juliana Santos. Vamos te ajudar a gabaritar nas questões de biologia no Enem!

As questões que envolvem Ecologia são recorrentes no Enem. Todo ano tem. Veja os conceitos de Ecologia, Habitat, Organização dos Seres Vivos, Ecossistema e Nicho Ecológico. É o básico do básico para você mandar bem.

Este tema permite explorar na disciplina de Biologia a relação homem/natureza e nossa influência nos ecossistemas. Isso é tudo que o Enem adora cobrar dos estudantes.

É o tema de Biologia que mais cai nas provas do Enem. A pesquisa anual de monitoramento para identificar as questões recorrentes coloca a ação do homem como ponto central.

Os 7 Conceitos Básicos de Ecologia

Veja agora no resumo da professora de biologia Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito:

As Relações Ecológicas

Você lembra de cabeça as pricipais Relações Ecológicas? Elas podem ser Harmônicas ou Desarmônicas, e fazem parte do equilíbrio da natureza.

Veja o que define e quais as principais características de Canibalismo, Parasitismo, Simbiose, Competição, Mutualismo, Comensalismo, Predação, Amensalismo e muitas outras.

Comece pelo resumo que mostra as Relações Ecológicas, na introdução que aprofessora Juliana Evelyn Santos preparou com os fundamentos para você dominar essa matéria. Ela é do canal Curso Enem Gratuito:

Muito boa esta aula. Vale a pena ver de novo.

Relembre, então, os conceitos básicos de Ecologia!

  1.  – Ecologia:  Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.
  2.  – Componentes bióticos de um ambiente:  Corresponde a tudo aquilo que tem vida. Exemplo: plantas, animais e microrganismos.
  3.  – Componentes abióticos de um ambiente: São os componentes não-vivos, inorgânicos, como a água, a luminosidade, a temperatura, o ar etc.

É sempre importante lembrar que os componentes abióticos influenciam muito nos componentes bióticos. bio-conceitos-de-ecologiaOs seres vivos apresentam adaptações para sobreviverem às condições abióticas apresentadas pelo ambiente.

4 – Ecossistemas: De maneira simplificada, corresponde à união dos componentes bióticos aos abióticos e as redes de relações existentes entre estes componentes. A alteração de um ou mais componentes de qualquer ecossistema (tanto bióticos quanto abióticos) pode modificar a rede de relações entre eles e causar um desequilíbrio ecológico.

5 – Organização dos seres vivos: Podemos classificar ecologicamente os indivíduos pela maneira como se organizam nos ecossistemas:Biologia Enem

6 – Habitat – Local físico onde organismos de determinada população desempenham suas funções vitais. É como o “endereço de um ser vivo”. Exemplo: a onça parda tem como habitat as florestas de encosta da Mata Atlântica.

7 – Nicho ecológico – Conjunto de hábitos de um ser vivo. É como a “profissão” do ser vivo. Exemplo: a onça parda é um animal de hábitos noturnos que se alimenta de pequenos mamíferos como a cutia e o tapiti.

Sucessão Ecológica 

Confira agora outro tema que o Enem adora cobrar nas questões de Biologia, com a Sucessão Ecológica:

Dica 1 – Veja os conteúdos de biologia que mais aparecem na prova do Enem no seguinte post: https://blogdoenem.com.br/revisao-biologia-enem/
Dica 2 – Veja o que mais cai na prova de Linguagens – Gramática e Literatura: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/

Agora que você já fez uma revisão dos principais conceitos sobre Ecologia, é hora de testar seus conhecimentos:

Exercícios sobre Ecologia:

1) (Enem – 2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em  atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio.

A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento.

As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!  Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

Resposta: d, pois descreve um conjunto de hábitos de uma espécie de tamanduá.

Dica 3 – Quer saber as notas de corte de todos os cursos que fazem parte do Sisu, nas universidades públicas que já acabaram com o Vestibular e adotaram a nota do Enem como critério de seleção? Tudo aqui: https://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/

2) (Enem – 2010) No ano de 2000, um vazamento em dutos de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu a morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira. LAUBIER. L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).

A situação exposta no texto e suas implicações

a) indicam a independência da espécie humana com relação ao ambiente marinho.
b) alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para a redução do efeito estufa.
c) ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d) indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e) evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

Resposta: c. A situação do texto evidencia as profundas relações entre as diversas formas de vida e delas com o ambiente em que vivem.

Dica 4 – Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de Biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/Biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 5 – Precisa revisar mais conteúdos de Biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel