Concurso Redação Enem O Brasil Acordou: Veja 2ª redação premiada

Depois de muito trabalho corrigindo todas as redações – ponto a ponto, passo a passo -, o Blog do Enem finalizou as correções do Concurso de Redação Enem “O Brasil Acordou”.

No finalzinho do mês de Julho, lançamos a Primeira Redação Premiada do Concurso Redação Enem ‘O Brasil Acordou’, você lembra? Se não lembra, pode ver mais aqui (https://blogdoenem.com.br/concurso-redacao-enem-resultado-1/). Recebemos muitas redações para correção que, para nossa surpresa, foram quase 130 redações enviadas. Isso mesmo, mais que o estipulado, que eram somente 100. Corrigimos todas e selecionamos as 10 melhores. Foi difícil, pois haviam o dobro de Redações Enem com um bom desempenho.

Dica Enem 01: Boa redação requer domínio de dissertação e atualidades https://blogdoenem.com.br/enem-boa-redacao-dicas/

Assim como na primeira Redação Premiada do Concurso de Redação Enem, vamos mostrar como você pode fazer uma Redação Enem bem feita, igualzinha a premiada de hoje. Além disso, também ajudaremos o candidato da segunda redação destaque a melhorar seu texto, corrigindo erros e modificando para melhor, claro!

Dica Enem 02: Como fazer uma boa dissertação https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-como-fazer-dissertacao-2/

Como já estamos finalizando nossa correção, continuaremos agora a publicação das 10 melhores e o envio do restante dos feedbacks aos candidatos que não tiveram uma nota muito boa, mas que ainda podem melhorar e recuperar sua Redação Enem! Lembre-se: faltam poucos dias para a prova, todo estudo é bem vindo, certo?

Dica Enem 03: Tema para você se dar bem na prova https://blogdoenem.com.br/enem-2013-redacao-temas/

Depois da primeira redação premiada, sob autoria da Mayana Cunha, a segunda redação destaque a ser escolhida dentre as 10 melhores é da candidata Valery Cristine Magave da Silva. Pelo seu texto, podemos observar vários aspectos que vão ao encontro com as normas de Redação Enem pedidas pelo exame. Essas normas você pode verificar no Novo Guia de Redação Enem 2013  (https://blogdoenem.com.br/enem-2013-guia-do-candidato/).

Vamos à correção do texto da Valery ? Fique ligado, quem sabe a próxima Redação Enem do Concurso “O Brasil Acordou” pode ser a sua?

Texto original:

 O Gigante Acordou

Descobrimento do Brasil. Vinda da Família Real Portuguesa. “Independência ou Morte!”. “O Brasil é o país do futuro”. É notório que este país passou por diversas mudanças ao decorrer do tempo, muitas marcadas por sofrimento e subordinação. Porém, é evidente que o Brasil não é o mesmo. O povo brasileiro mostra sua indignação a respeito dos problemas que o rodeia. E não são poucos.

Existem vários artefatos que contribuíram para essa “explosão ” de insatisfação, e um deles são as redes sociais. Elas adentraram ao mundo juntamente com a globalização e sua moderna tecnologia, ocasionando uma grande mudança a respeito da comunicação entre as pessoas. Com isso, elas se tornaram o maior meio de expressar toda a opinião acerca da situação inconveniente que o nosso país se encontra. Como pode a sexta economia mundial apresentar índices sociais tão baixos? Como pode um país dito “emergente” possuir saúde, educação e infraestrutura tão precários? Toda essa contradição veio a tona e, consequentemente, insatisfação total. Então, várias pessoas começaram a utilizar as redes sociais para contestar, discutir e opinar acerca desse dilema, fazendo com que houvessem vários debates sobre a problemática.

Com tudo isso, muitos não se conformavam mais com a atual situação e acreditavam sim que poderiam mudar a nação. E é o que está acontecendo. Pessoas saem de suas casas e vão para a rua protestar contra a corrupção, precariedade de ensino e saúde, ou seja, saíram do “anonimato” e mostraram suas faces. A partir disso, a ação superou a teoria. Não há mais o conformismo de antes, mas sim uma luta por um país melhor e mais justo. Não há mais um povo obediente que apenas vota por votar, que é brasileiro na “veia” por gostar de copa. “Chega de pão e circo”, “Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil”, “Menos corrupção e mais educação” – é isso que o povo luta com todas as suas forças. Com essa pressão da população, o Brasil “engatinha” rumo a um possível desenvolvimento, não econômico , mas sim social.

Portanto, o Brasil não é mais tão conformado como antes. Ele está passando por uma importante fase de transição rumo a uma melhoria de vida que tanta o povo anseia e a melhor forma de solucionar esse fato é partindo de cada um, pois se cada indivíduo ter noção da importância de seu voto, com certeza saberá a relevância que ele tem na sua vida, já que esse mesmo voto influenciará a sua vida como um todo.

Após uma minuciosa análise pela nossa banca do Concurso de Redação Enem ‘O Brasil Acordou’, o Blog do Enem organizou uma correção bem bacana com os pontos destaques do texto da candidata Valery e ainda os que podem ficar ainda melhor. Quem sabe ela tira uma Redação Enem nota 1000 no dia da prova com essas dicas, hein?

Clique AQUI e veja como foi a correção da Redação Enem da Valery. Além desses pontos que mostramos, veja abaixo alguns comentários sobre o texto da candidata:

1) Segundo a competência 1 de Redação Enem, deve-se evitar, além de fatores como pontuação e acentuação, também marcas de oralidade dentro do seu texto. Visando esse aspecto, a banca do Concurso notou a presença de palavras de gerúndio desnecessárias, mesmo que o Enem aceite essa forma verbal, e de expressões coloquiais. Quanto ao primeiro caso, temos como exemplo os vocábulos “ocasionando, fazendo, acontecendo”. Este gerúndio poderia ser substituído por outra forma, E quanto a geralmente para um verbo no infinitivo. O segundo caso de oralidade, notamos a presença das expressões “veia” e “engatinha”. O uso de expressões da norma padrão culta se mostra necessário no lugar desses termos. Além disso, pôde-se notar erros de acento marcador de crase, como na locução “a tona”. Assim, a banca considerou que a candidata se aproximaria de uma nota 120 nesse quesito.

2) Segundo a competência 2 de Redação Enem, o candidato deve compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. A candidata da Redação Enem acima conseguiu se sair muito bem nesse quesito. Vemos que a autora do texto usa informações de economia, de atualidades, de mídias sociais, da história brasileira e cita frases marcantes muito frequentes nos protestos de junho. Nota-se um bom uso (e consciente) de várias áreas do conhecimento adquirido pela candidata.  Assim, a banca considerou que a nota desse critério deveria ser de 180 pontos.

3) Segundo a competência 3 de Redação Enem, o candidato deve selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. No texto na Valery, vemos que ela conseguiu fazer isso quase perfeitamente. Além de mostrar conhecimento sobre coesão, ela também foi muito forte na sua estrutura frasal como fator de opinião. Quanto a estrutura, a candidata apresenta o problema na introdução; no desenvolvimento, desenvolve os argumentos e expõe os pontos de vistas; e na conclusão apresenta a intervenção explícita. Por essa ótima afinidade com o quesito, o texto se aproximaria de uma nota 150 na competência 3.

4) Nesta quarta competência de Redação Enem, o texto apresenta alguns problemas que devemos levar em consideração. O uso das expressões “vários“ e “muitos” mostrou-se sem referenciação ao sujeito muitos ou ao advérbio vários, por exemplo. Em contrapartida, o uso de orações curtas e frases nominais marcam um forte ponto de vista. Além disso, o uso de travessão, de aspas, de figuras de linguagem e de listas de exemplos também demonstram forte marcação de crítica sobre o problema, além do uso dos mecanismos linguísticos para isso. Assim, nessa competência, o texto se aproximaria dos 130 pontos.

5) Por fim, nesta última competência, vemos que Valery da Silva soube desenvolver sua intervenção, mesmo de forma simples. A Redação Enem pede que os candidatos elaborarem proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Assim, o texto acima apresenta somente uma solução: a conscientização advinda de cada cidadão brasileiro sobre seus direitos. Essa proposta está coerente às ideias-problemas apresentadas anteriormente em todo o texto e ainda detém de uma intervenção explícita – o uso do voto consciente. Além disso, a conclusão não denigre os direitos humanos, quando aborda o voto como influência na vida do eleitor e de toda a sociedade brasileira, mostrando uma noção de civilismo e de ética moral. Por tudo isso, nesse critério o texto valeria seus 160 pontos.

Diante dessa minuciosa análise da banca do Concurso de Redação Enem – “O Brasil Acordou”, a nota da candidata Valery da Silva se aproximaria de 740 pontos. E ae,você acha que essa nota foi justa?

Agora que lançamos a segundadas 10 melhores Redações Enem do Concurso “O Brasil Acordou”, o Blog do Enem irá enviar os feedbacks do restante das redações que não ficaram entre essas 10 aos candidatos e ainda mostrará em nossa página as outras 8 redações satisfatórias para você usar como exemplo e tirar nota 1000 no Enem 2013.

Fique ligado, até o dia da prova (26 e 27 de outubro) iremos te mostrar as outras Redações Enem que foram premiadas!

Agora que você já sabe tudo sobre Redação Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel