Continente Asiático: aspectos físicos, relevo e hidrografia

Você sabia que a Rússia é o maior país do mundo e está situado na Ásia? Não? Então, leia este post e conheça mais sobre o maior continente do globo!

Olá, tudo certo? O continente asiático é um assunto pouco recorrente, porém, se for pedido, você terá esse diferencial, “matar a questão” por saber exatamente sobre os aspectos físicos da Ásia. Vem comigo, então!

O continente asiático é o maior do globo, disparadamente, medindo aproximadamente 44.579.000 km² e ocupando 1/3 das terras emersas. Está situado totalmente no hemisfério leste, ou oriental e maior parte no hemisfério norte, ou setentrional e é banhado pelos Oceanos Pacífico e Índico.

É o continente dos extremos: é o maior continente, abriga o maior país do mundo (Rússia), tem a maior altitude (Monte Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a maior depressão absoluta (Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).

O continente asiático é o maior do mundo e é dividido em seis grandes regiões: Ásia Central, Ásia Meridional (Sul), Ásia Setentrional (Norte), Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo Oriente. Devido a essa divisão, esse continente apresenta uma pluralidade marcada pela história de grandes civilizações, que são:

  1. *A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático).
  2. *A Hindu (Índia).
  3. *A Islâmica (Oriente Médio).

Veja no Mapa a Divisão ampla da Ásia em Asia Central; Ásia Setentrional; Sudeste Asiático; Ásia Meridional; Sudeste Asiático; e Oriente Médio.ÁsiaVamos aprender agora um pouco sobre a parte física desse território? Vamos descobrir qual o clima, tipo de vegetação, e a hidrografia presente em cada região?  E também algumas curiosidades. Então vamos lá!

Continente asiático:  relevo

Podemos observar todas as formações de relevo neste continente. Há partes com intensas movimentações geológicas, como na formação da cadeia montanhosa da Cordilheira do Himalaia, sendo chamado de “teto do mundo” e a região onde está situado o Japão, uma pequena parte do Círculo de Fogo do Pacífico.

Observando o mapa abaixo, veja que a região central do continente é a com maior elevação, tendo a formação do Planalto do Tibete e a Cordilheira do Himalaia, que continua crescendo com conta da movimentação das placas tectônicas.1

Já na parte noroeste, pode-se observar uma extensa formação de planície, a Planície da Sibéria Ocidental. Na Península Arábica também apresenta partes mais elevadas. Destaque para o Sudeste, com a intensa formação insular, ou seja, muitas ilhas e na maioria, formadas através de vulcões.

Aula Gratuita: As características do continente Asiático:

Veja com o professor Rafael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre o Continente Asiático. Assim fica mais fácil para você compreender todo o conteúdo desta aula.

Muito show a explicação do Carrieri. Agora, veja as águas fluviais do continente asiático.

Continente asiático:  hidrografia

Apesar de ser o maior continente, a formação hidrográfica acaba sendo bastante limitada. A maior referência é o Himalaia, sendo o distribuidor e divisor d´água.2

  • ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL – Ganges (o mais importante rio da região com 3.700 km) é considerado o rio sagrado para os indianos; Indo (3.180 km), banhando simultaneamente a Índia e o Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de Thar; Bramaputra (2.900 km), afluente do Ganges e o mais importante rio de Bangladesh.
  • NORTE– Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul); Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste).
  • PENÍNSULA DA INDOCHINA

Muito bom este resumo inicial. Agora, vamos às Regiões do Continente Asiático.

Ásia Setentrional (Norte):

clima – Polar e subpolar, invernos rigorosos com até 50° abaixo de zero! A vegetação Taiga ou Floresta de Coníferas (forma de cones) e a Tundra (resiste a baixas temperaturas) predominam na região.

Em relação à parte hidrográfica os rios são extensos, usados para a geração de energia, principais são: Ob, Ienissei e o rio Lena. Uma curiosidade é o Solo Tchernozion (rico em nutrientes apresentando alta produtividade agrícola).ásia vegetação

Figura 1 – Floresta de Coníferas

Ásia Central – Apresenta clima seco e semiáridos, vegetação de estepes e áreas desérticas. Os Dois grandes rios se destacam: Amur Daria e o Syr Daria. Essa região é marcada por muitos conflitos.

Oriente Médio – Nessa região o fator climático é crucial, pois ela é composta de desertos. Os rios de grande valor até mesmo histórico e cultural são os Tigre e Eufrates.

Muita escassez de chuvas e por isso a vegetação é composta de plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco, desértico. Uma curiosidade dessa região é a concentração de jazidas de petróleo, e os constantes conflitos entre árabes e israelenses.

Sudeste Asiático – Nessa região temos um clima equatorial o que favorece a presença de florestas exuberantes.  No sudeste há grande ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o de 2004 na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas, atingidos por um Tsunami (onda oceânica) .

Extremo Oriente-Clima subtropical e temperado.  Portanto as florestas também são subtropicais e temperadas com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e estepes. Ásia - Monte Fuji - JapãoCaracterizado pela presença do Japão e do Monte Fuji e dos mais de 200 vulcões, alguns ativos. Figura 2 – Monte Fuji (Japão).

Ásia Meridional (sul) –

A vegetação predominante são as florestas tropicais nas áreas úmidas e nas áreas semiúmidas, temos as savanas.  Uma curiosidade dessa região é a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.

O clima é o tropical, caraterizado pelo regime das monções. Esse regime é o fenômeno que acontece com a direção dos ventos, que podem ocasionar secas prolongadas, ou grandes períodos de chuvas. As secas ocorrem no inverno de dezembro a maio, e as chuvas de junho a novembro caracterizam a monção de verão.

Exercícios

1 – Sobre os aspectos físicos da Ásia é incorreto afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-asiática, há terremotos nessa região, principalmente na parte leste do continente.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

2 – Este rio é de extrema importância para o povo indiano, tanto por suas águas servirem à comunidade, como por sua representação religiosa-cultural. Assim como o Nilo, no Egito, esse rio deságua em um delta, e carrega consigo as cinzas daqueles que foram cremados, conforme a tradição indiana. Estamos falando do rio:

a) Indo

b) Amarelo

c) Tenessee

d) Ganges

e) Gagrha

GABARITO

1 – C

2 – D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Geografia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel