Veja o que vale mais pontos na correção da Redação Enem

Tire suas dúvidas agora sobre o que vale ponto e o que derruba sua nota na correção da redação do Enem. Veja as melhores dicas para entender este processo e se garantir.

Será que vão gostar da minha redação? Se o corretor tiver opinião diferente da minha, vai me dar nota baixa? Essas são algumas das preocupações de quem tem que produzir um texto de redação Enem ou para o vestibular. Não se preocupe com isso, pois a correção da redação Enem é feita por uma equipe de especialistas.

Eles  seguem um Guia do Ministério da Educação, que orienta o que deve ser considerado na correção. Não importa perspectiva da sua tese, a sua opinião ou os argumentos. O que realmente interessa ao corretor é como a redação está escrita em bom Português, como você apresenta a sua tese e os argumentos, e se há coesão e consistência dos argumentos em relação à Tese ou Ponto de Vista.

É claro que a subjetividade influencia na correção. Um professor pode achar o seu texto excelente, no entanto outro pode achá-lo bom, apenas.  Quanto a isso, não há o que fazer, já que a subjetividade faz parte do ser humano. Esse é o risco que se corre sempre, em qualquer concurso que exija redação.  Veja o que não pode faltar na correção da redação do Enem Outro detalhe importante é que o corretor é um profissional e conhece todas as artimanhas de quem tenta ser “espertinho”, como fazer letra maior para ocupar linha, ou, ainda, escrever qualquer coisa para ocupar o número mínimo de linhas, o  famigerado “encher linguiça”.

 

Quatro passos da Redação Nota 1000

1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Não se esqueça de que a aparência do seu texto também é avaliada na correção da redação do Enem. A primeira coisa que o corretor faz, quando tem a sua redação Enem nas mãos, é olhá-la de cima a baixo para observar a organização dos parágrafos, os recuos, a letra legível e a limpeza – se há rasuras ou não.  Só depois, então, é que ele parte para a leitura do texto produzido pelo candidato. É claro que é preciso respeitar o mínimo de sete linhas e o máximo de 30 linhas escritas em letra legível. 

A Correção da Redação Enem

Se a impressão, à primeira vista, a impressão dos corretores não foi boa, já é um ponto negativo. Eles poderiam não “olhá-la com bons olhos”. Portanto escreva seu texto de forma organizada, sem rasuras e respeitando margens e recuos.

Você poderia perguntar “Será que eu poderia avaliar meu próprio texto?” Uma forma de escrever um bom texto é imaginar que ele está sendo escrito para um jornal. Ele tem que ser coerente e dizer o que realmente que se pretende dizer, de forma clara e objetiva.

Veja como é a correção

Confira agora com a professora Daniela Garcia os cuidados que você deve ter já na Introdução do seu texto. Ela vai te mostrar como é que os avaliadores corrigem os primeiros parágrafos do texto. É ali que você precisa conquistar esses professores:

Mandou bem a professora Daniela! Confira agora no Guia Oficial do MEC os elementos que você não pode deixar de fora do seu texto.

O Guia Oficial da Redação do Enem:

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica do MEC lançou o Guia da Correção da Redação do Enem. Então, é pegar firme nestas dicas e mandar bem. guia da Redação do EnemVeja abaixo um resumo do Guia da Redação. O MEC também colocou dentro do Guia da Redação do Enem  exemplos de textos Nota 1000 avaliados como muito bons pela equipe do Ministério e do INEP, que é o orgão vinculado ao MEC e responsável pelo Enem.

Depois do resumo você tem um botão para fazer o download se quiser fazer a leitura na íntegra.

  • A síntese do MEC sobre a Redação do Enem envolve quatro focos para o seu texto:
  • 1 – Atenção ao Tema que estiver proposto no Enunciado;
  • 2 – Criar uma Tese a respeito da problemática apresentada;
  • 3 – Apresentar Argumentos em defesa da Tese que você criar; e,
  • 4 – Concluir com uma Proposta de Intervenção Social, considerando a perspectiva dos Direitos Humanos. 

 

  • A nota máxima é de 1000 pontos, que estão dividos em Cinco Competências, valendo 200 pontos cada uma delas na correção da Redação do Enem:
  • A – Domínio da escrita formal do Português;
  • B – Compreensão e desenvolvimento do Tema no estilo do texto dissertativo-argumentativo;
  • C – Selecionar fatos, informações e etc. em defesa do ponto de vista apresentado;
  • D – Demonstrar conhecimento linguístico para construir a argumentação; e,
  • E – Elaborar a Proposta de Intervenção Social na perspectiva dos Direitos Humanos.
  • O texto de cada candidato será corrigido por dois professores, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Se a diferença entre as notas for maior que 100 pontos, ou se em uma das cinco competências a diferença for superior a 80 pontos, um terceiro professor corrige também.
  • Se você quiser baixar o Guia da Redação, clique aqui no botão: 

 

O Blog do Enem também fez uma pesquisa e separou 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000 para você consultar e comparar com os seus textos de rascunho ou de preparação para o Exame. Confira aqui as dicas para a Estrutura da Redação (Introdução; Desenvolvimento; e, Conclusão).

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000:Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000

Resumo sobre o texto dissertativo

Veja agora com a professora Tharen Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito, um roteiro básico para você criar a Redação do Enem dentro das regras de correção oficial para o texto dissertativo-argumentativo.

Viu que não tem mistérios? O Segredo está apenas em utilizar um bom Português, dentro da Norma Culta, se ligar no Tema para não perder o eixo da contrução do texto, e separar bem o que colocar em cada um dos parágrafos essenciais da Redação.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Gratuito totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Fuja da Nota Zero na Redação:

O Ministério da Educação colocou dentro do Guia da Redação do Enem os problemas no texto dissertativo-argumentativo que provocam a Nota Zero na Redação. Veja a lista e fuja deles:

– fuga total ao tema;
– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– extensão de até sete linhas;
– cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos
motivadores apresentados no caderno de questões;
– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
– assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a
assinatura do participante;
– texto integralmente em língua estrangeira;
– desrespeito aos direitos humanos (critério suspenso pela Justiça Federal); e
– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

 

Prof. wilson - Redação
Este post sobre como é feita a correção da redação Enem foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel