Redação Enem: Desmatamentos, queimadas e redução da biodiversidade

Veja como a destruição da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica são ameaças para o equilíbrio da vida. Confira no resumo Enem gratuito sobre desmatamento e queimadas. Pode cair no Tema de Redação ou Atualidades

A Questão Ambiental pode virar Tema de Redação do Enem ou cair em Atualidades, Geografia ou Biologia – Florestas, Cerrados, Savanas e outros Biomas no mundo inteiro sofrem com as queimadas provocadas pelo homem. No Brasil os ataques recentes à Amazônia e ao Pantanal são a face cruel e irresponsável de práticas criminosas responsáveis pela destruição de muitos ecossistemas naturais.

Veja no resumo desta aula preparatória para o Enem a prática dos desmatamentos clandestinos seguidos de queimadas enquanto procedimentos irregulares e contrários às normas ambientais significam séria ameaça ou mesmo a extinção definitiva de espécies da fauna e da flora.

Desmatamentos e Queimadas

Os números da destruição no Brasil são muito grandes.  Uma área equivalente à soma dos estados  de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo já foi destruída por desmatamentos e queimadas na região da maior floresta do mundo: a Floresta Amazônica.

A Região Norte do Brasil, onde está a Floresta Amazônica, enfrenta um acelerado ritmo de degradação nos últimos anos, com aceleração e aumento das áreas desmatadas irregularmente e maior quantidade de focos e áreas de queimadas. A Região do Pantanal, da mesma forma, sofreu incêndios em 2020 numa escala muito superior à dos anos anteriores.

As observações iniciais de membros do Ministério Público Federal e as fotos de satélite apontam para o aumento de derrubadas e de incêndios. Segundo o promotores de justiça e os procuradores do Ministério Público o número de ações criminosas aumentou em 2020.

Os gráficos de controle e monitoramento mostram que o ritmo de desmatamentos e de queimadas nos ciclos de 2018 para 2019, e de 2019 para 2020 são maiores do que na média dos períodos anteriores. Está acontecendo maior devastação ilegal na amazônia e maior destruição da flora e da fauna do Pantanal por incêndios criminosos, apontam os membros do Ministério Público.

Aumenta a destruição da Amazônia

Em 2019 o problema explodiu com força mundial pelas denúncias geradas dentro e fora do Brasil de que o ritmo de derrubada irregular da floresta e das queimadas na metade do ano tinha aumentado em 71% em relação ao ano anterior.

Em 2018, no período de janeiro a agosto, por exemplo, foram registrados 52.926 focos de incêndio na Floresta Amazônica, no território do Brasil. Em 2019, no mesmo período, a mesma contagem encontrou 90.501 focos de incêndio.

E, para complicar, ao mesmo tempo em que o desmatamento irregular se expandia, ocorria uma redução nas políticas de fiscalização.  Uma equação muito perigosa para o Meio Ambiente.

A reação do governo brasileiro em agosto de 2019 somente aconteceu de maneira ordenada após pressão internacional liderada pela França. Em 2020, com o aumento das queimadas na Amazônia e no Pantanal a reação do governo foi, mais uma vez, negacionista, negando as evidências científicas colhidas por satélites de monitoramento em todo o mundo.

Resumo sobre Poluição e Impacto Ambiental

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo simples e rápido para você compreender o conceito de Impacto Ambiental e a relação com os Desmatamentos e Queimadas.

Muito bom o resumo do professor Carrieri. E têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

Consequências das queimadas e desmatamentos:

  1. *Perda da biodiversidade
  2. *Erosão e empobrecimento dos solos
  3. *Devastação das florestas
  4. *Emissão de gases tóxicos na atmosfera
  5. *Mudanças climáticas em função da retirada das matas.

Dica  do Blog: Veja os principais Biomas Brasileiros e a fauna típica em cada um deles. Todos eles sofrem com o Desmatamento e com as Queimadas. É conteúdo de Biologia e Meio-Ambiente para o Enem.

As queimadas e a perda da Biodiversidade

Segundo os registros de imagens com focos de incêndio feitos por satélites, os países que mais precisam controlar essa agressão ao meio ambiente são a Malásia, Indonésia e o Brasil.

A ocorrência sistemática que reúne desmatamentos e queimadas irregulares retrata uma perda para o nosso país tanto nos recursos de biodiversidade quanto na imagem politica perante os demais países.Queimadas e desmatamento Além do quê, essa degradação que reúne desmatamentos clandestinos seguidos de incêndios é comprovadamente ilegal é predatória para o meio-ambiente.

A falta de controle e a destruição progressiva podem ocasionar inclusive a extinção de ecossistemas onde sobrevivem comunidades indígenas, além das perdas irreparáveis para a Biodiversidade da fauna e da flora.

A Degradação do Solo

Confira com o professor Rafael Carrieri, do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você entender as consequências do Desmatamento e das Queimadas na degradação do solo na Amazônia e na Região do Pantanal.

Muito bom o professor Carrieri. Veja agora o Desenvolvimento Sustentável em todos os aspectos necessários para você mandar bem no Enem, no Encceja e nos Vestibulares.

O Desenvolvimento Sustentável

É possível avançar na agricultura, plantar mais, sem zerar as áreas preservadas. As florestas equatoriais e tropicais no mundo devem ser preservadas, pois guardam uma imensa reserva de água em seus mananciais, regulam a temperatura, oferecem ao homem plantas medicinais, madeira para a produção da indústria moveleira, além de oferecer abrigo aos animais e sombra para nós.

Veja o mapa da destruição da vegetação nos trópicos:

Queimadas e desmatamento
Figura 3- Mapa “Queimadas nos Trópicos”

Outro agravante é o fato de as queimadas serem uma das fontes do Efeito Estufa, pois os grandes incêndios aumentam o nível de CO2 lançando esses gases que vão se acumulando e poluindo a atmosfera. O Brasil tem 6 Biomas, todos ameaçados:

  1. Amazônia
  2. Cerrado
  3. Caatinga
  4. Campos Sulinos
  5. Pantanal
  6. Mata Atlântica

 

Os Biomas Brasileiros

Confira com a professora Juliana Evelyn Santos do canal Curso Enem Gratuito. É show!

Como você acopanho no resumo da professora Juliana, cada Bioma é um rico sistema integrado, cujo equilíbrio demorou milhões de anos para ser alcançado.

As ações do homem, se não forem calculadas e permanentemente avaliadas, podem destruir rapidamente um determinado ecossistema, destruindo a fauna e a flora ali existente, reduzindo a biodivesidade.

Para você mergulhar mais fundo nos Seis Biomas Brasileiros, clique na imagem para acessar aula gratuita completa: Os Biomas Brasileiros

Muito bom este resumo dos Biomas Brasileiros. Agora vamos concluir esta aula completa sobre os riscos e consequências dos Desmatamentos e das Queimadas clandestinas.

O Risco da Desertificação

Outra séria consequência das queimadas e desmatamentos é a desertificação. É um termo empregado para designar áreas em constante devastação que estão se tornando desérticas, ou indicar a expansão de desertos já existentes.

A ONU (Organização das Nações Unidas), define esse fenômeno como: “a degradação das terras áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de fatores diversos, como as variações climáticas e atividades humanas”. Sendo assim, adotou o dia 17 de junho como dia do Combate Mundial da Desertificação.

A desertificação degrada o solo, extingue os recursos hídricos e a vegetação, acabando assim com a biodiversidade e a qualidade de vida.  O plantio também fica comprometido, pois o solo perde nutrientes ficando empobrecido para novas culturas.

Isso pode futuramente acarretar em problemas sociais como a fome, a migração de animais e pessoas para outros lugares onde os terrenos sejam cultiváveis, a diminuição da renda e do consumo.

Assista à esta aula sobre desertificação do Curso Enem Gratuito para entender melhor esse fenômeno:

Muito bom este vídeo para você  perceber que o risco da desertificação é real.

Aplique agora seus conhecimentos e responda a questão abaixo!

(UFSCar-2003) Realizou-se em Paris, em 1994, a “Conferência das Nações Unidas para combater a desertificação nos países seriamente afetados pela seca e/ou desertificação”. A seca e a desertificação são problemas graves do mundo atual, porque:

a) o crescimento industrial e urbano gera mais lixo e alterações na composição dos solos das áreas metropolitanas.

b) não podem ser evitados nem controlados, pois tratam se de fenômenos estritamente naturais.

c) resultam de dadas condições climáticas e se acentuam quando há formas inadequadas de ocupação e utilização dos solos.

d) ocorrem com grande incidência na América do Sul, por falta de conhecimento de técnicas agrícolas modernas nos países mais pobres.

Resposta correta letra C.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel