Dica Enem – Como conciliar trabalho e estudo ao se preparar para prova

Veja essa super Dica Enem e planeje seus estudos sem prejudicar sua rotina de trabalho, aumentando suas chances de conseguir uma vaga em uma universidade!

Não é incomum encontrarmos jovens leitores do Blog do Enem que não podem deixar a rotina de trabalho de lado para se concentrarem apenas nos estudos para o Enem e os vestibulares. Sabemos que trabalhar e estudar para conseguir uma vaga em uma universidade pode ser muito cansativo e desanimador.

Por isso, passamos para você essas Dicas Enem, elaboradas pelo portal Universia Brasil, que vão lhe ajudar a organizar melhor o seu tempo em 2014, para que nem sua rotina de trabalho, e nem seus estudos para o Enem, sejam prejudicados! Leia com atenção e aprenda a administrar melhor o seu tempo durante esse ano de estudos que vem pela frente.

Lembre-se: a organização é a sua principal arma!

Dica 1 – Veja aqui 11 profissões em alta na área de Tecnologia da Informação. Salários de R$ 1.300,00 a R$ 17.000,00: https://blogdoenem.com.br/ti-maiores-salarios/

Dica Enem

1 – O calendário é o seu novo melhor amigo

Tenha sempre com você um bom calendário ou agenda. Anote nele as datas finais para entregas de projetos do trabalho e da escola, as datas de inscrições do Enem e dos vestibulares e as datas das provas. Assim, você consegue visualizar melhor quais tarefas ainda precisam ser feitas e qual o prazo máximo para fazê-las, evitando atrasos e esquecimentos.

2 – Não deixe nada para a última hora

Perca o hábito de deixar para fazer seus trabalhos no último minuto! Programe-se para fazer um trabalho o mais rápido o possível, e, caso esteja difícil conseguir motivação para fazê-lo, pense da seguinte maneira: quanto mais rápido você começá-lo, mais depressa estará livre dele e poderá fazer aquilo que gosta.

Dica 2- Veja as notas de corteno Sisu para as universidades e cursos mais procurados procurados pelos candidatos:  https://blogdoenem.com.br/notas-de-corte-sisu-federais/

3 – Procure por outras formas de estudar

A rotina de trabalho diminui muito o tempo que o aluno tem disponível para dedicar aos estudos. Portanto, se a sua rotina mudou ao começar a trabalhar, os seus hábitos de estudo devem ser adequados a essa nova rotina. Você já pensou em gravar a sua própria voz lendo um texto e depois passar o áudio para o seu celular e escutar a caminho do trabalho? Essa pode ser uma solução eficiente para estudar num espaço de tempo que antes era inútil. Empenhe-se em tentar encontrar novas formas de estudo.

4 – Planeje-se!

Crie uma rotina de estudos que deverá ser cumprida ao longo da semana. Avalie quais horários estão disponíveis entre seus compromissos e programe-se para dedicá-los as suas atividades acadêmicas. E faça um compromisso com você mesmo: se você planejou, deve fazer o máximo possível para cumprir com o combinado que fez consigo mesmo.

É importante incluir, também, no seu planejamento semanal, momentos de lazer. Seu cérebro precisa de um período de relaxamento e, depois de tanto esforço, você merece.

Dica 3: Aprenda a manter o foco na hora de estudar para o Enem e para os vestibulares – https://blogdoenem.com.br/manter-foco-estudar-enem-vestibular/

5 – Cada intervalo conta

Você costuma ter intervalos no trabalho, perder tempo esperando em longas filas ou passar grande parte do seu dia no caminho entre a escola e o trabalho? Talvez seja a hora de você transformar o que antes era desperdício em investimento: aproveite esses períodos para colocar os seus estudos em dia. Para quem tem uma rotina apertada, cada segundo conta muito!

6 – Não se comprometa em excesso

Essa Dica Enem é muito importante, por isso, atenção: não assuma mais tarefas do que você pode realizar, tanto no trabalho quanto na sua vida acadêmica. Lembre-se de que ao se comprometer com um emprego, você deve entregar o melhor desempenho possível sem se descuidar dos estudos. Se acha que não poderá liderar um projeto no trabalho ou no colégio, recuse-o.

Dica 4: Conheça os programas que usam a nota do Enem para facilitar seu acesso à formação superior no link: https://blogdoenem.com.br/prouni-sisu-fies-duvidas/

7 – Já pensou acordar mais cedo para fazer a lição de casa?

Faça um teste: acorde uma hora mais cedo e faça suas tarefas de casa. Muitas pessoas descobrem que são muito mais produtivas ao desenvolverem suas tarefas na parte da manhã ao invés de tarde da noite, quando conseguem chegar em casa do trabalho ou da aula. Encontre o horário no qual você é mais produtivo e abuse e use dele!

E aí, gostou da nossa Dica Enem? Conte para nós nos comentários!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel