Revise os Combustíveis Fósseis – É Química no Enem

Combustíveis são um assunto sempre presente nos estudos para o Enem. Os Combustíveis Fósseis como o Petróleo e o Carvão são as fontes de energia mais poluidoras. Revise com este post de Dicas Enem e fique preparado para gabaritar nas questões de Química.

Que tal relembrar o ABC sobre Combustíveis com as nossas Dicas Enem?

Os combustíveis são assunto para toda roda de discussão. O fim da era do petróleo finalmente chegou? A China vai parar de poluir o ar de todo o planeta Terra com a queima absurda de Carvão? O futuro está na Energia Solar e na Energia Eólica?  E os Biocombustíveis, quais deles são realmente viáveis?

Combustível - Blog do Enem

Combustíveis fósseis e de fontes renováveis estão em pauta nos principais congressos sobre meio ambiente com o intuito de quantificar os impactos nas necessidades humanas do futuro. É importante identificarmos que os combustíveis nada mais são do que reações químicas capazes de gerar energia e calor.

Os poluentes combustíveis fósseis – Os Combustíveis Fósseis são substâncias formadas por meio de processos naturais e que possuem grandes quantidades de carbono em sua composição.  O Petróleo é o combustível fóssil de maior repercussão na economia mundial. A exploração, o refino, o transporte e o uso dos diferentes subprodutos do petróleo, tais como gasolina, óleo diesel, querosene de aviação, e insumos para a indústria química fazem do petróleo o centro de disputas econômicas e de guerras por territórios ricos neste combustível fóssil.

Os desastres ambientais provocados pelo derramamento de petróleo na natureza podem ser devastadores. Veja aqui uma aula completa sobre Poluição por Derramamento de Petróleo.

Derramamento de Petróleo

Além do Petróleo destacam-se entre os combustíveis fósseis o carvão e o gás. Confira aqui uma aula de revisão para o Enem sobre o Carvão, suas características, e os  problemas associados.  A Hulha (imagem a seguir) é a espécie de carvão com maior aproveitamento para a indústria carboquímica. carvão hulha

Energias Renováveis – O oposto dos Combustíveis Fósseis

Os chamados combustíveis de fontes renováveis são aqueles que são transformados em energia a partir de fonte inesgotáveis, como a água (hidrelétricas), o vento (energia eólica)  e o Sol (energia solar). Veja uma aula completa sobre Fontes de Energia Renováveis.  fontes de energia

Aula Gratuita sobre Combustíveis Fósseis

Confira agora nesta videoaula do professor Bozo, os tipos de combustíveis e seus impactos ambientais.

Quer ficar preparado para a prova de Química? Confira outras Dicas Enem para lhe ajudar no Exame Nacional do Ensino Médio!

Dica 1 – Relembre tudo sobre as Fontes Energéticas nesta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude conosco para o Exame!
Dica 2 – Revise tudo sobre o Cálculo de DeltaH, Entalpia e Entropia em mais uma aula de Química Enem.
Dica 3 – Revise tudo sobre os Principais compostos orgânicos e inorgânicos em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem.

Está preocupado com a Redação? Não importa quantas edições do Enem existam, este frio na barriga acompanhou os alunos em cada uma delas na hora de fazer a redação. Que tal dar uma olhada em exemplos de redação nota 1000 nas nossas Dicas Enem?

Dica 4 – Tirar nota mil na Redação Enem faz toda a diferença. Você aumenta sua pontuação geral e tem mais chances no Sisu, Prouni, Pronatec. E ganha na vida toda por saber escrever direito e com capacidade de argumentação. Veja alguns exemplos de Redação Enem nota 1000.

compartilhe

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel