Como lidar com distrações? Evite a auto sabotagem nos estudos!

Aprenda a ordenar seu cérebro para que você possa ter motivação e foco suficientes para fazer o que precisa ser feito. Não se deixe vencer pela auto sabotagem e alcance a sua nota desejada no Enem.

Você tem mais vontade de ficar vendo televisão ou ficar na internet do que de estudar? Se até mesmo lavar a louça está mais atrativo do que estudar, é hora de tomar alguma atitude, não é mesmo? Dar um comando para o seu cérebro e virar o jogo pode ser mais fácil do que você imagina!

Eu sei que muitas distrações aparecem no seu caminho. E, geralmente, elas são até bem atrativas, como videogames, sair com amigos, festas, filmes… e por aí vai. Mas, também sei que se você decidiu se dedicar durante este ano para alcançar algo maior, quer mesmo é focar no objetivo, não é mesmo? Então, vamos às dicas.

Assista o vídeo de Kau Mascarenhas, de 3min. 24s, pois as distrações podem estar te impedindo de fazer um pouco mais:

O que você precisa fazer primeiro é tomar consciência do que está acontecendo agora e do que você deseja futuramente. Ou seja, qual o seu padrão atual de comportamento e pensamento e em qual estado ou resultado você quer chegar. Responder as duas perguntinhas abaixo podem ajudar você a pensar sobre isso:

  1. Se você já tem o seu planejamento de estudos, você está conseguindo segui-lo?
  2. Você está realmente está se dedicando o quanto gostaria?
  3. Quando você vai estudar, mas não consegue devido a distrações ou imprevistos, como você age, o que faz?

Identifique quais os fatores, pessoas ou situações que surgem que te desviam do seu objetivo, por exemplo: Hoje à noite você decidiu estudar português, uma matéria que está com dificuldade, mas chega o seu namorado (a) e fala que você não tem dado muita atenção a ele.

Ou você chegou em casa e logo mais vai passar um filme que você adora,mas você já havia definido seu planejamento de estudos que ia estudar hoje por que amanha vai sair com os amigos. O que você faz? Como você reage? Assiste ao filme ou mantém o foco?

Dica 1: Se você não está conseguindo se organizar nos estudos, veja as Dicas da Coach Caroline Nunes no link: https://blogdoenem.com.br/enem-organizar-estudar/

Esses exemplos são algumas situações que acontecem no dia-a-dia e que é preciso estar atento, pois quando você não cumpre o que você se determinou a fazer, você perde credibilidade consigo mesmo e sabe o que acontece? Falta de autoconfiança e desmotivação.  Toda vez que você decidir que vai fazer algo, o seu cérebro vai falar: “não vai conseguir fazer não, porque você sempre diz que vai fazer e não faz”. Essa mensagem não é consciente, mas você pode ter certeza que ela fica no seu Inconsciente e se torna o seu sabotador. Como o seu inconsciente já sabe que você não vai fazer. Você nem tenta fazer, e desiste rápido daquilo que tinha se comprometido.

O que fazer então?

  1. Tenha um planejamento claro de estudos e saiba da importância de cumpri-lo: Tenha credibilidade consigo mesmo.
  2. Reserve momentos de lazer e diversão e anote-os na sua agenda!! Seu cérebro precisa saber que você terá um momento reservado para o lazer e descanso, assim ele aceitará melhor suas decisões.
  3. Escolha a sua resposta! Se você já fez um planejamento, já tem horários reservados para diversão, cuidado com os eventos que não são tão importantes e que podem estar te desviando do seu verdadeiro objetivo. Pequenas distrações em um momento de desmotivação podem gerar um padrão pouco produtivo para você que irá se repetir constantemente. Então qual será a sua resposta a esses eventos?
  4. Qual o resultado você deseja? Passar no vestibular? Então qual resposta você deve dar a esse evento ou situação inesperada? Deixar o computador e estudar, deixar de ver o filme que você já viu pois, amanhã você irá sair e hoje você quer dar mais um passo ao alcance do seu objetivo. A Resposta nada mais é do que a sua atitude consciente em relação à situação que surgiu. A resposta que você der irá determinar se você alcançará o resultado que deseja.

Portanto temos: um EVENTO que vai exigir uma RESPOSTA adequada ao RESULTADO que você deseja atingir. Quando surgirem eventos assim pense: “Qual resultado eu quero ter? Quero realmente passar no vestibular? e para obter esse resultado, qual resposta eu precisa dar a essa situação ou pessoa nesse momento?”

Dica 2: Se você acredita que a autoconfiança está dificultando seus estudos, veja as Dicas para aumentar sua autoconfiança: https://blogdoenem.com.br/enem-aumentar-autoconfianca/

Vamos aprende um pouco mais? A tirinha abaixo ilustra muito bem o que estamos explicando. Pois se modificamos nossa Resposta, nesse caso, a postura (e faremos isso por escolha própria) também modificamos nosso resultado!

motivação para estudos

Se você quiser continuar desanimado sem foco, continue tendo a mesma atitude. Mas se você realmente sabe onde deseja chegar, qual resultado quer ver no final do ano, então mude sua postura, mude sua atitude e os resultados chegarão.

Caroline Nunes - Enem
Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching, PNL e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no facebook: https://www.facebook.com/caroline.c.nunes.3
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel