Domínios Morfoclimáticos no Brasil: Geografia Enem e Encceja

Entenda como identificar as variações do Clima através das características dos Domínios Morfoclimáticos existentes no Território Brasileiro: 1 - Amazônia; 2 - Caatingas; 3 - Cerrados; 4 - Mares de Morros; 5 - Araucárias; 6 - Pradarias. Resumo completo de de Geografia Enem

O Brasil é um país tropical de grande extensão territorial. Sua geografia é marcada por grande diversidade. A interação e a interdependência entre os diversos elementos de sua paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna, etc.) explicam a existência dos chamados domínios geoecológicos.

Dos elementos naturais, os que mais influenciam na formação de uma paisagem natural são o clima e o relevo. Ambos interferem e condicionam os demais elementos, embora sejam também por eles influenciados.

A cobertura vegetal que mais marca o aspecto visual de cada paisagem, é o elemento natural mais frágil e dependente dos demais. Muita gente confunde os Dominios Morfoclimáticos com os Biomas Brsileiros.

Mas, são coisas diferentes. Veja os Biomas, e em seguida os Domínios Morfoclimáticos:

Gostou do resumo da professora Juliana Evelyn sobre os Biomas Brasileiros? Ela é do canal Curso Enem Gratuito.

Veja agora os Domínios Morfoclimáticos

Os domínios geoecológicos podem ser compreendidos como a combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza, em uma determinada porção do território. Assim sendo, reconhecemos, no Brasil, a existência de seis grandes paisagens naturais:

  1. Domínio Amazônico
  2. Domínio das Caatingas
  3. Domínio dos Cerrados
  4. Domínio dos Mares de Morros
  5. Domínio das Araucárias
  6. Domínio das Pradarias

Entre os seis grandes domínios acima relacionados, encontram-se inúmeras faixas de transição. Geografia EnemVeja no mapa acima os domínios e as faixas de transição. Elas ocorrem quando são identificados elementos típicos de dois ou mais deles. O Pantanal e o Agreste são exemplos dessas faixas de transição.

Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Comece pelo resumo do professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele preparou uma síntese, com uma introdução de Geografia sobre os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

Confira agora cada um dos seis domínios:

1 – Domínio amazônico

O domínio amazônico é formado por terras baixas: depressões, planícies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica. É banhado pela Bacia Amazônica, que se destaca pelo grande potencial hidrelétrico.

Dica 1 – Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as formações herbáceas e arbustivas nesta aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/formacoes-herbaceas-e-arbustivas-brasil-geografia-enem/

A degradação ambiental, representada pelas queimadas e pelos desmatamentos, é um grava problema desse domínio. O governo brasileiro, por meio do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, pretende adotar atividades como o ecoturismo e a biotecnologia, para promover o desenvolvimento da Amazônia, preservando-a

Domínio do cerrado

O domínio do cerrado corresponde à área do Brasil Central e tem essa denominação devido à ocorrência de vegetação do mesmo nome. Apresenta extensos chapadões e chapadas, e o clima é tropical semiúmido.

A vegetação do cerrado é formada por arbustos com troncos e galhos retorcidos, recobertos por casca grossa. Os solos são pobres e ácidos, mas colocando-se calcário no solo (método da calagem), estão sendo aproveitados pelo setor agrícola. Já é considerada a nova fronteira da agricultura, pois representa a expansão do cultivo da soja, feijão, arroz e outros produtos.

Nesse domínio estão as áreas dispersoras da Bacia do Paraná, do Paraguai, do Tocantins e do Madeira, entre outros rios destacáveis.

Domínio dos mares de morros

O domínio dos mares de morros acompanha a faixa litorânea do Brasil desde o Nordeste até o Sul do país. Caracteriza-se pelo relevo com topografia em “meia laranja” (mamelonares ou mares de morros), formados por intensa ação erosiva na estrutura cristalina das Serras do Mar, da Mantiqueira e do Espinhaço.

Nele, predomina o clima tropical quente e úmido, caracterizado pela floresta latifoliada tropical. Na encosta da Serra do Mar, essa floresta é conhecida como Mata Atlântica.

Em consequência da forte ocupação humana, essa paisagem sofreu grande degradação. Além do desmatamento, esse domínio sofre intenso processo erosivo (relevo acidentado e clima úmido), com deslizamentos frequentes e formação de voçorocas.

Domínio da caatinga

O domínio da caatinga corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente e semiárido. A caatinga, formada por cactáceas, bromeliáceas e árvores, é a vegetação típica.

O extrativismo vegetal de fibras, como o caroá, o sisal e a piaçava, destaca-se nesse domínio.

É atravessado pela bacia do São Francisco e tem destaque pelo aproveitamento hidrelétrico. Os projetos de irrigação no seu vale propiciam a produção de frutas (melão, manga, goiaba, uva, por exemplo).

A tradicional ocupação da caatinga é a pecuária extensiva de corte, porém com baixo aproveitamento.

No domínio da caatinga, aparecem os inselbergs, ou morros residuais, resultantes do processo de pediplanação em clima semiárido.

Domínio da araucária

O domínio da araucária ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná, onde o clima subtropical está associado às médias altitudes, entre 800 e 1300 metros. Nesse domínio aparecem áreas com manchas de terra roxa, como no Paraná. É homogênea, aciculifoliada e tem grande aproveitamento de madeira e erva-mate.

Dica 2 – Estude sobre as Formações Vegetais no Brasil e aprenda a identificar cada uma delas em mais uma aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-brasil-geografia-enem/

A floresta de araucária também é conhecida como Mata dos Pinhais.

Nesse domínio, a devastação a floresta é causada pela intensa ocupação agrária, especialmente a agricultura de café e soja.

Domínio das pradarias

O domínio das pradarias é representado pelo Pampa, ou Campanha Gaúcha, onde o relevo é baixo, com suaves ondulações (coxilhas) e coberto pela vegetação herbácea das pradarias (campos).

A ocupação econômica desse domínio tem-se efetuado pela pecuária extensiva de corte, com gado tipo europeu, obtendo altos rendimentos. Destaca-se, também, a rizicultura irrigada.

As Formações Vegetais no Brasil

Veja dois resumos simples e rápidos com o profesor Raphael Carrieri, para você dominar as diferentes formações vegetais no mundo e as ocorrências no Brasil. A biosfera é o conjunto que permite a vida no planeta, composto por atmosfera, litosfera e hidrosfera.

A hidrosfera permite a formação dos biomas, que correspondem ao conjunto de vida animal e vegetal com características semelhantes. Veja as Florestas Equatoriais, Florestas Tropicais e Savanas na primeira aula

Parte 1

As Florestas Equatoriais aparecem nas áreas equatoriais do globo, aquelas que possuem as temperaturas mais elevadas, com alto grau de umidade.

Esse bioma é marcado pela presença de plantas altas, florestas densas (mata fechada), florestas higrófilas (adaptada à umidade) e hidrófila (adaptada à enchente), floresta estratificada, hidrografia exuberante, florestas latifoliadas (folhas largas) e perenifólias (folhas verdes o ano todo).

Veja agora no segundo vídeo as Florestas de Coníferas, Temperadas, Tundra e Desertos.

Confira agora a Parte 2

 

Desafios sobre os Domínios Morfoclimáticos

Questão 01

No Brasil, encontramos uma variedade de domínios morfoclimáticos devido a sua diversidade climática. E próximo ao litoral, principalmente em áreas de serras, encontramos um domínio denominado mares de morros que apresenta a seguinte característica:

a) Clima semiúmido.

b) Formações de restingas.

c) Formada por rios temporários.

d) Vegetação rica em biodiversidade.

e) Predominam as formações vegetais herbáceas.

Dica 3 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica – https://blogdoenem.com.br/industrializacao-brasil-e-geopolitica-geografia-enem/

Questão 02

O mapa, a seguir, delimita alguns domínios climáticos verificados no território brasileiro. Comparando os domínios 1 e 2, é correto afirmar que:

Geografia Enem

1) O domínio 1 praticamente não apresenta, ao longo do ano, estação seca.

2) O domínio 2, por estar mais próximo do Atlântico que o domínio 1, apresenta um maior índice pluviométrico.

3) O domínio 2 possui condições bioclimáticas que favoreceram a instalação do bioma de Cerrados.

4) O domínio 1 apresenta temperaturas médias mensais altas, ao longo do ano, e as chuvas são bem distribuídas; a umidade relativa é sempre elevada.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) 2

b) 1 e 2

c) 3 e 4

d) 1, 3 e 4

e) 2, 3 e 4.

Questão 03

(Universidade Tiradentes) Observe a paisagem.

Geografia Enem

figura_18.jpg

Ela é predominante e dá nome ao domínio morfoclimático indicado pelo número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Questão 04

(FGV/SP) Relacione as imagens 1, 2 e 3 com os domínios morfoclimáticos.

figura_17.jpg

a) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio Tropicall Atlântico.

b) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio Roraima-Guianense e 3-Domínio Equatorial Amazônico.

c) 1-Domínio dos Cerrados, 2-Domínio das Coxilhas e 3-Domínio Tropical Atlântico.

d) 1-Domínio Roraima-Guianense, 2-Domínio Equatorial Amazônico e 3-Domínio dos Planaltos de Araucárias.

e) 1-Domínio da Caatinga, 2-Domínio dos Planaltos de Araucárias e 3-Domínio dos Cerrados.

Questão 05

(UFGD/MS – Universidade Federal da Grande Dourados). A paisagem brasileira está dividida em domínios morfoclimáticos. Considerando os elementos clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, identifique as características do cerrado.

a) Clima subtropical, planalto, solo terra roxa em rochas arenito-basálticas, floresta aciculifoliada, drenada pela bacia do Paraná.

b) Clima equatorial quente e úmido, solo pobre, floresta úmida densa diversificada, drenada pela bacia Amazônica.

c) Clima subtropical, pampa, terras baixas com coxilhas, solos férteis, vegetação herbácea, planalto meridional brasileiro.

d) Clima tropical semiúmido, extensos planaltos com chapadões sedimentares, solos profundos, pobres e ácidos, vegetação arbustiva e herbácea, tropófila, matas galerias junto aos rios, sujeitas a fogo, ocorrência dos principais divisores de águas do país, predomínio no Planalto Central.

e) Clima semiárido, planaltos e chapadas com depressões, solo raso e pobre em matéria orgânica, vegetação arbustiva com cactáceas ou xerófitas, sertão nordestino, bacia do São Francisco.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel