10 temas de Matemática que mais caem no Enem. Revise!

Interpretação de Gráficos e Tabelas; Equações de 1º e de 2º Grau; Geometria Plana; Logaritmo; Geometria Espacial; Triângulos; Cálculo de Juros e Porcentagem, Frações e Números Decimais. Veja aulas gratuitas para mandar bem no Enem.

Em qualquer processo seletivo, a Matemática sempre assusta os candidatos. No Enem não é diferente. Mas, você pode aprender e vencer os desafios nos 10 temas de Matemática que mais caem nas provas. Confira o que mais cai de Matemática no Enem!

É por isso que nosso blog traz para você uma seleção bem bacana sobre o 10 temas de Matemática que podem aparecer na prova de Matemática no EnemTodas as questões foram trazidas por professores de cursinhos especializados no Exame Nacional do Ensino Médio.

10 temas de Matemática que sempre caem

Abaixo seguem os 10 temas básicos de Matemática para o Enem e o Vestibular:

1 – Função Polinomial do 1º grau

Veja a gora no resumo gratuito como fazer os gráficos e como resolver os problemas mais simples de Polinômios do Primeiro Grau:

Muito bom este resumo! Vale a pena ver de novo, porque Polinômios está, sim, entre os 10 temas de Matemática que mais caem no Enem.

2 –  Função Polinomial do 2º grau.

Veja na imagem um resumo escrito, completo, sobre como resolver polinômios do Segundo grau. E,  acompanhe no vídeo uma aula de introdução, com exercícios resolvidos.Função Polinomial de 2º Grau

Veja agora a aula de resolução de polinômios do segundo grau:

3 – Cálculo de Porcentagem

– Aqui está outro assunto que já caiu no popular. Seja na hora de financiar um carro, entrar no cheque especial ou comprar aquela roupa maneira no crediário, os juros sempre estão lá. Clique na imagem para aula gratuita, porque o cálculo de porcentagem sempre está entre os 10 temas de matemática que mais caem.

4 – Cálculo de Porcentagem Avançada – Revisão de Matemática Enem:Aprenda a calcular Porcentagem

 

5 – Cálculo de Juros Simples e Compostos. Clique na imagem:Juros Simples e Compostos

6) Análise combinatória

Três palavrinhas para resumir o assunto e você cair forte na revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio: arranjos, combinações e permutações.

Veja agora com o professor Viny, do canal do Curso Enem Graruito, as dicas essenciais para você resolver Análise Combinatória.

Dica do Blog – Aprenda tudo sobre Razão e Proporção: https://blogdoenem.com.br/analise-combinatoria-matematica-enem/ Análise Combinatória

7) Estatística

Ai está um assunto que parece fácil, mas quando estudado a fundo começa a se complicar. Ou alguém aqui acha fácil decorar: média, moda, mediana, variância e desvio padrão?

Dica do Blog – Faça uma revisão gratuita sobre Estatística na Matemática: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-matematica-estatistica/ 

Dica do Blog – Razões e Proporções: Regra de Três – Matemática: https://blogdoenem.com.br/razoes-e-proporcoes-matematica-enem/ razão e proporção

 

8)Regra de Três

Esse sem dúvida é um dos assuntos que mais cai. Todo ano têm questões de Regra de Três, tanto na prova de Matemática quanto para resolver questões de Biologia, Química e Física.

Não tenha medo da regra de três. nem da Simples, e nem da Cmposta. E nem das Grandezas na Ordem DIreta, ou na Ordem Inversa. Aprenda agora Regra de Três, porque ela está entre os 10 temas de matemática que mais caem.

9) Geometria plana

Tanto a geometria plana como a espacial são figurinhas carimbadas no Enem. Como aplicação prática da Geometria Plana, podemos citar a área de um triângulo.

Dica do Blog – Cálculo de perímetro e de área de figuras planas – Matemática Enem: https://blogdoenem.com.br/triangulo-retangulo-matematica-enem/ 

Veja agora com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, como fazer o cálculo de Área e de Perímetros em Figuras Planas.

Dica do Blog – Ângulos e suas classificações – Matemática Enem: https://blogdoenem.com.br/angulos-matematica-geometria-enem/ triângulos

10) Geometria espacial

Assim como sua semelhante, podemos usar a Geometria Espacial para calcular áreas. Porém essa para objetos mais complexos, como cones, cubos e pirâmides. Os prismas também costumam aparecer, e é um grande candidato a dar o ar da graça no Exame Nacional do Ensino Médio.

Dica do Blog – Matemática: Revisão de Geometria Espacial – Aulas e apostilas grátis: https://blogdoenem.com.br/geometria espacial/ geometria espacial

 

Dica do Blog – Unidades de medida: volume e capacidade – Matemática: https://blogdoenem.com.br/volume-capacidade-matematica-enem/ 

11) Cálculo

Aqui são os cálculos em geral, geralmente são necessários conhecimentos de lógica para a resolução das questões. Lembrando que o Enem adora casos que podem ser aplicados no dia a dia, e devem servir de foco para seus estudos no Enem.

Dica do Blog – Progressão Aritmética – Aula de revisão para Matemática:  https://blogdoenem.com.br/progressao-aritmetica-aula-de-revisao-para-matematica-enem/
Progressão Aritmética
Progressão Aritmética está na lista dos 10 temas de Matemática que mais caem no Enem
Dica do Blog – Transformação de números decimais para frações – Matemática:  https://blogdoenem.com.br/decimais-fracoes-matematica-enem/

12) Geometria Analítica

Aqui você vai relacionar a Algebra com a Geometria. Planos e gráficos para solucionar problemas comuns de nosso cotidiano.

Dica do Blog – Teorema de Tales – Aula de Matemática Enem:  https://blogdoenem.com.br/teorema-de-tales-matematica-enem/
Dica do Blog – Entenda sobre as Escalas na Geometria – Matemática Enem:  https://blogdoenem.com.br/escalas-matematica-enem/

 

13) Interdisciplinariedade

Assim como em outras matérias, a Matemática também pode vir agregada à outras áreas do conhecimento. A preferida do exame, e que também deve pintar no Enem, é a parceria Matemática x Física.

Só não se esqueça das outras matérias, já que o Enem já combinou a Matemática com Biologia, Química e até Geografia.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel