Buscar no Blog

Enem – Documentos necessários para fazer a inscrição

Está chegando a hora da Inscrição Enem. Veja o que é preciso para não ficar de fora

Ficar de olho e com todos os dados em cima para não perder o prazo das inscrições do Enem é importante para você. 

Como o tempo passa rápido, é bom não ficar parado. Você não quer correr o risco de perder sua vaga no Enem por um descuido que poderia ser evitado, não é mesmo?

Mas, não vacile no que é preciso aprender. Fazer a inscrição é só uma etapa burocrática para você chegar ao Enem. O importante mesmo é a sua dedicação para mandar bem nas provas e fazer bonito na redação e nas questões objetivas. A sua nota é um passaporte para o futuro.

MEC confirma que inscrições para o Enem 2014 acontecem do dia 12 até o dia 23 de maio, veja aqui como fazer as inscrições: http://blogdoenem.com.br/inscricoes-enem-2014-saiba-tudo/

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Antes mesmo de você fazer sua inscrição para o Enem, algumas medidas devem ser tomadas para seu processo ser bem tranquilo, sem surpresas:

Enem 2013

1 – Tenha em mãos seu CPF e RG. Se você ainda não possui CPF ou RG, CORRA e faça já o seu. Os documentos são obrigatórios para a realização da inscrição do Enem. E você nem precisa sair de casa para fazer o CPF, basta clicar AQUI  e fazer o seu pela internet mesmo. Já o RG, depende de cada unidade da federação.

2 – Pare tudo que você estiver fazendo e foque no preenchimento da inscrição. Sabemos que as redes sociais são legais, interessantes e super divertidas, mas você não quer perder ainda mais tempo tendo que refazer tudo do zero, não é mesmo? Normalmente existe um tempo máximo de espera na página do Inep. E caso você marque bobeira, a página sai do ar e começa tudo novamente.

3 – Na hora da prova do Enem, nem todos os documentos podem comprovar sua identidade. São válidos apenas: RG (Cédula de identidade) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

4 – Os documentos a seguir NÃO serão aceitos como comprovante de identidade para o Enem: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

E nem adianta chorar na hora da prova. E depois não diga que o pessoal do Blog do Enem não avisou…

Segue na ÍNTEGRA a parte do edital que fala das inscrições do Enem 2013:

5. DO PREENCHIMENTO DA INSCRIÇÃO

5.1 O PARTICIPANTE deverá, no ato da inscrição:
5.1.1 Informar obrigatoriamente um endereço de e-mail válido.
5.1.1.1 O Inep poderá utilizar o e-mail informado para enviar aos PARTICIPANTES informações relativas ao Exame.
5.1.2 Informar, se necessário, o atendimento DIFERENCIADO e/ou ESPECÍFICO, em campo próprio do sistema de inscrição, de  acordo com as opções apresentadas, inclusive para os PARTICIPANTES sabatistas, conforme o item 2 deste Edital.
5.1.3 Indicar a pretensão, quando for o caso, de utilizar os resultados do Exame para fins de CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, indicando uma das Instituições Certificadoras listadas no Anexo I deste Edital, que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados para fins de certificação, nos termos do disposto no item 16 deste Edital e na Portaria/Inep nº 144, de 24 de maio de 2012. 9
5.1.4 Preencher a DECLARAÇÃO DE CARÊNCIA SOCIOECONÔMICA, quando for o caso.
5.1.5 Responsabilizar-se pelo preenchimento correto e fidedigno do questionário socioeconômico.
5.1.6 Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.
5.2 O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob a guarda do PARTICIPANTE e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para consulta e impressão do CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.
5.3 A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do PARTICIPANTE.
5.3.1 A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico <http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem> e encaminhada ao e-mail ou celular, via SMS, informado pelo próprio PARTICIPANTE no momento da inscrição.
5.4 As alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas durante o período de inscrição estabelecido no item 1.2.1 deste Edital.