Buscar no Blog

Enem – Como estudar para o exame pela internet

Questões de Concurso da uma super dica para você se preparar para o Enem sem sair de casa.

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Atualmente, ele é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do vestibular da China.

Com o tempo, o Enem começou a ser utilizando mais do que apenas um avaliador da qualidade de ensino. Em 2003, com o início do Prouni, programa que cedia vagas em faculdades particulares, o Enem foi utilizado como fonte de resultados para que os participantes conseguissem estas vagas.  Foi a partir deste ano que o Enem começou a ser levado mais a sério pelos alunos. A grande mudança mesmo, ocorreu em 2009, quando a prova passou ser a avaliação oficial para as faculdades federais de todo o Brasil, tendo seu modelo totalmente refeito.

Atualmente, existem 5 “áreas de conhecimento” cobradas nos dois dias de prova :

Dia

Duração

Área do conhecimento

Componentes curriculares

Questões

4h 30mCiências da Natureza e suas TecnologiasBiologia, física e química

45

Ciências Humanas e suas TecnologiasHistória, geografia, filosofia e sociologia

45

5h 30mLinguagens, Códigos e suas TecnologiasLíngua portuguesa, literatura, língua estrangeira – espanhol ou inglês, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação

45

RedaçãoRedação

1

Matemática e suas TecnologiasMatemática

45

Devido a este modelo diferenciado, um grande número de materiais e cursos que focavam em como “se dar bem nas provas” surgiram. Mas não é necessário ir muito longe para conseguir fontes interessantes de estudo para se preparar para o ENEM. Preparamos algumas dicas que irão lhe auxiliar a como estudar online e garantir bons resultados nas provas.

SIMULADOS ONLINE

As matérias cobradas não se diferenciam dos vestibulares normais, no entanto, a aplicação desses conhecimentos é que são a grande “pegadinha” do Enem. Logo, você se familiarizar com prova é o melhor caminho para ter um bom resultado.

O próprio site oficial da prova oferece simulados para você poder estudar online, utilizando questões de outras edições da prova.

O mais interessante, é que você pode montar sua prova com o número de questões que você deseja. Assim, você pode otimizar o seu tempo, não precisando fazer provas de várias horas, além de reforçar os pontos na qual você ainda tem dificuldade.

enem

CONVERSE NAS REDES SOCIAIS

Atualmente, existem diversos grupos de discussões sobre as provas do Enem em redes sociais. Desde o Orkut até o Facebook, é possível encontrar pessoas que debatem sobre questões, indicam métodos de estudos, ou até mesmo, realizam aulas online. São diversas páginas, basta procurar um pouco e achar a que você mais se interessa.

Além disso, no caso do Facebook, existem aplicativos de estudo. Em sua grande maioria, seu conteúdo é pago (por horas de visualização), mas algumas delas disponibilizam conteúdos gratuitos.

No Youtube também é possível encontrar vídeos com revisão de questões por professores.

APLICATIVOS DE CELULAR

Se você é daqueles que estudam em qualquer lugar, a tecnologia dos smartphones tornou-se uma grande aliada na hora de estudar.

O Maratoon é um aplicativo criado pelo site Guia do Estudante. Além de apresentar questões de concursos como o Enem e outros vestibulares, ele transforma seus estudos em algo mais divertido, já que cada acerto vira pontos em uma corrida contra seus amigos. Atualmente o aplicativo está disponível apenas para iOS, mas em breve a versão para Android será lançada.

enem

Agora que você já sabe tudo sobre Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Dica 1: Preparado para tirara a nota máxima em redação no Enem? Não! Então estude aqui no Blog as nossas principais dicas com tudo sobre a Redação no Enem.
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu e saiba como usar sua nota do Enem para ingressar na faculdade.
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem.