Buscar no Blog

Enem – Mas afinal, o que é exame e para que serve?

O Enem é mais que o simples Exame Nacional do Ensino Médio. Saiba os caminhos que ele te oferece.

Se você ainda acha que o Enem é somente o Exame Nacional do Ensino Médio, deve rever seus conceitos. A prova surge como um modelo de Vestibular Nacional Unificado, funcionando também como um Concurso Nacional de Bolsas de Estudo. Ou seja, com uma boa nota no Exame, você poderá conseguir uma bolsa de estudos ou mesmo uma vaga em uma universidade púbica e gratuita!

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

A ideia do Exame Nacional do Ensino Médio começou a mudar em 2005, quando as notas do exame começaram a valer para critérios de distribuição de bolsas de 100% e 50% (dependendo da renda do candidato). Foi o início do Prouni – Programa Universidade para Todos. A outra grande mudança aconteceu em 2009, quando a nota do Exame passou a ser utilizada por 51 instituições federais de ensino superior, substituindo aos poucos o tradicional modelo de vestibular.

Em 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio bateu recorde de inscrições e conquistou o feito inédito de ser adotado pelas 59 universidades federais do país, seja como única forma de entrada, ou como parte do processo de ingresso.

Dica 4: Exame Nacional do Ensino Médio – A partir de 2014, mais 12 universidades vão aderir ao Exame – http://blogdoenem.com.br/mais-12-universidades-vao-aderir-enem/

Quem faz o Exame Nacional do Ensino Médio pode usar o resultado para conseguir vaga gratuita em instituição pública através do Sisu, Sistema de Seleção Unificada. Confira na dica abaixo o que é o Sisu:

Dica 5: Sisu – Vamos entender como funciona o programa? – http://blogdosisu.com.br/2013/03/02/sisu-2013-programa/

Também com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o estudante pode ter acesso a bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos. Confira:

Dica 6: Prouni – Quais os tipos de bolsa e sua relação com o Enem? – http://blogdoenem.com.br/prouni-enem/

Ainda há a possibilidade de recorrer ao FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, para conseguir parcelar em prazos maiores as mensalidades nas faculdades e universidades privadas. Saiba mais:

Dica 8: Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Lembramos que além de ser um requisito para recorrer ao Sisu, Prouni e Fies, o  Exame Nacional do Ensino Médio também tem função de Certificação do Ensino médio. Mas isso será papo para outro post!

Até lá!

Enem 2013

Curso  Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.

Confira o Simulado Enem  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu na UNEMAT, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem