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Enem – Dica de Português:Comunicação, Linguagem, Língua e Palavra!

Hoje, para o Enem, a Dica é de Língua Portuguesa: o funcionamento da comunicação humana e os conceitos sobre Linguagem, sobre Língua e sobre Palavra!

Estude com a gente para sua prova do Enem. Hoje, a parte do conteúdo de Língua Portuguesa Enem (na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) foi feita pelo professor Samoel Raulino que dá aulas em Florianópolis.

O Professor fala sobre o ato fundamental à civilização humana: A Comunicação. Entenda como funciona a comunicação humana, através de seus elementos.  Já na parte da Linguagem, Língua e Palavra, vamos estudar quais a diferenças entre elas e como estão relacionadas ao ato de comunicar!

Na aula do “Palavra Puxa Palavra”, podemos ver corretamente como funciona a comunicação, seus elementos (emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto)  e sua instantânea modificação dentro do próprio ato de comunicar. Para você entender melhor e ser nota 1000 no Enem, assista abaixo como funciona esse processo!

 Qual a diferença entre Linguagem, Língua e Fala/Palavra?

 Sabemos que a comunicação, ou o ato de comunicar, é comum a todos os animais (seres humanos, abelhas, formigas, gatos, cachorros, entre outros) e que foi por causa dela que a civilização humana pode se desenvolver, além dos outros seres vivos, até os dias atuais. Certo? Você que é ligado no Enem, deve estar se perguntando: mas se tanto as abelhas quantos os seres humanos se comunicam entre si, como o Homem se desenvolveu mais?

Vimos que, na aula do “Palavra Puxa Palavra”, a comunicação humana possui elementos fundamentais ao ato de comunicar: Emissor, Receptor, Código, Mensagem, Canal e Contexto.  O desenvolvimento da raça humana se deu devido à melhoria do código, isto é, nós, seres humanos, conseguimos ampliar nosso leque de possibilidades: o verbal (a fala, a escrita) e o não-verbal (os gestos, a dança, os desenhos,  a LIBRAS , entre outros). Para o Enem, você deve entender que foi o signo verbal – mas não só ele – a principal diferenciação do ser humano entre todos os animais.

Para entender melhor, veja a seguinte aula do “Palavra Puxa Palavra”:

No processo de comunicação, trabalhamos a linguagem através do(s) código(s), da mensagem, do canal e do contexto entre o emissor e o receptor. Mas o que é linguagem? Linguagem é a capacidade humana formada por regras (ou leis) combinatórias e códigos diversos materializados na mensagem pelo canal. Entenderam? Já conseguem ‘arrasar’ e ser nota 1000 no Enem?

O conceito de língua é muito diversificado, mas para você se sair bem no Enem, deve-se ater às seguintes definições:

a)     A língua é um tipo de código;

b)    Também pode ser entendida como um conjunto de variedades (vamos ver isso em nossa próxima aula sobre variedades linguísticas);

c)     Ou, então, como a materialização individual do pensamento humano.

Ih, e onde entra o conceito de fala e palavra? Para você se dar bem no Enem, a fala está inserida dentro da língua, ou seja, para você entender melhor, a língua representa o sistema de um determinado tipo de linguagem – a verbal – e a fala representa a forma que essa língua é processada ou representada por um indivíduo. Mas não ache que a fala é a única forma de representação de uma língua, temos também a escrita

A fala e a escrita estão inseridas no que chamamos de linguagem verbal, isto é, um determinado conjunto de signos linguísticos que, juntamente com um conjunto de leis combinatórias, podem representar a decodificação do pensamento humano. Essa decodificação se dá pela palavra tanto falada, quanto escrita. A fala é verbalizada através de uma sequência de sons vocais – os fonemas – e a escrita é verbalizada pela representação gráfica – as letras. E ae? Já conseguem verbalizar SUCESSO no Enem?

EXERCÍCIOS para detonar o Enem!

Para que você se saia bem no Enem, tente resolve os seguintes exercícios:

1)    O pai conversa com a filha ao telefone e diz que vai chegar atrasado para o jantar. Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) o telefone
d) o código
e) o atraso

2)    Assinale a alternativa incorreta:

a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos,

formados de palavras, desenhos, números etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.

3)    Podemos afirmar que Referente, ou contexto, é:
a) quem recebe a mensagem.
b) o assunto da mensagem.
c) o que transmite a mensagem.
d) quem envia a mensagem.
e) o código usado para estabelecer comunicação.

RESPOSTAS:

 1)    C – Telefone

O Canal sempre será o meio, material ou não, em que a mensagem será transmitida.

2)    B – Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.

Para que o receptor entenda a mensagem enviada pelo emissor, isto é, para que haja comunicação é necessário que ambos usem o mesmo código, o mesmo tipo de linguagem.

3)    B – O assunto da mensagem.

O Referente, ora também conhecido como Contexto, é a que a mensagem se refere – por isso o nome REFERENTE –, isto é, seu assunto.

 enem 2013

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Fonte: Gramática e Linguagem