Redação Enem – Professores avaliam possíveis temas

Protestos, tecnologia e mulheres presidentes podem cair no Exame Nacional do Ensino Médio. Professores avaliam acontecimentos recentes que podem ser tema da Redação Enem.

Com a data do Enem cada vez mais próxima, muitos candidatos vem perdendo o sono com a preparação para o exame e a ansiedade cada vez maior com a chegada do grande dia! A Redação Enem com certeza é um dos componentes do exame que mais priva a maioria de seus candidatos de suas tão preciosas horas de sono. Por isso, hoje trouxemos um post que pode te ajudar a diminuir um pouco dessa ansiedade.

Dica 1 – Apostila Gratuita de Redação Enem – Dicas para um texto nota 1000 – http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-apostila-gratuita/
Dica 2 – Todas as dicas de Redação Enemhttp://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 3 – Todas as notas de corte para o Sisu: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/

Ouvidos pelo portal de notícias R7, a professora de redação do Colégio Doze de Outubro, Elaine Alves Dias Oliveira, e o professor do Descomplica, Rafael Cunha, falaram sobre possíveis temas para a Redação Enem.

Além de opinarem sobre quais temas poderiam aparecer na hora da redação do exame, os professores deram dicas de como os alunos podem estudar para facilitar esse momento tão tenso do Enem que é colocar as ideias no papel e escrever uma redação nota 1000. Segundo o professor Cunha, “ler bastante, pesquisar na internet, buscar argumentos de autoridade, tentar estabelecer reflexões que fujam do lugar-comum, fazer paralelo histórico, pensar em problematizações e possíveis soluções para o processo” são atitudes que podem preparar o aluno para escrever uma boa Redação Enem.

A professora Elaine também aponta a leitura como uma importante arma que deve ser usada pelo candidato a seu favor enquanto se prepara para o Enem. “Apostar na leitura e compreensão de diversas mídias é uma grande ferramenta para situar-se sobre tudo de importante que ocorre nos cenários político, econômico e social. Saber conectar as áreas do saber a esses fatos da atualidade é também de extrema importância. A prova do Enem valoriza o conhecimento aplicado à realidade e, assim, desmistifica a ideia de que os conteúdos trabalhados na escola de nada servem para a vida. É importante que o aluno entenda que existem linhas de convergências entre as áreas, que a relação entre temas e conteúdos pode servir de argumentação para a tese a ser defendida. É preciso, também, entender que o domínio da linguagem e suas tecnologias servem de base para a compreensão de todas as outras áreas.”

Confira abaixo a lista completa e os comentários dos dois profissionais:

– PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DE JULHO

As manifestações, como já noticiamos aqui no Blog do Enem, são um possível tema para a Redação Enem, segundo os professores ouvidos pelo R7. A professora Elaine comenta: “Sabe-se que esses protestos tornar-se-ão históricos, assim como o movimento dos ‘caras pintadas’. A participação dos jovens mostrou-se de extrema importância para a construção de uma consciência política mais crítica e participativa. Aqueles a quem chamávamos muitas vezes de acomodados, organizaram-se por meio de uma mídia completamente dominada por eles e foram às ruas para, mesmo sem uma única causa, reclamar tudo aquilo que acreditavam e acreditam ser direito da sociedade e obrigação do Estado. Muitas das exigências acabaram por chamar a atenção das autoridades que passaram a mostrar algum tipo de preocupação com a massa.”

– SAÚDE PÚBLICA

O tema Saúde Pública é outra aposta da professora Elaine para a Redação Enem. “A valorização da saúde pública e a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil; Ainda partindo dos efeitos colaterais das manifestações, vem a polêmica da vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, o estado calamitoso da saúde pública e o porquê de médicos brasileiros não ocuparem as vagas existentes em lugares mais remotos e carentes do país.”

– RELAÇÕES FAMILIARES NO SÉCULO XXI

Esse tema para a Redação Enem é uma aposta do professor Cunha, do Descomplica. “Outros modelos de famílias na atualidade: monoparentais, binucleares, cônjuges homossexuais”.

– MOBILIDADE URBANA NOS GRANDES CENTROS DO PAÍS

Mais uma aposta da professora Elaine como um possível tema para a Redação Enem. “Nessa mesma onda, surgem os problemas de mobilidade urbana nos grandes centros, estopim das manifestações, e as medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo com o intuito de minimizá-los com a criação de corredores de ônibus.”

– REDES SOCIAIS

Um tema muito presente na vida de muitos candidatos do Enem. A professora Elaine destaca a importância de prestarmos atenção nas redes sociais. “Mídias digitais utilizadas com meio de organização dos protestos. As mídias digitais entram como o grande instrumento de organização dos protestos, novidade para os brasileiros, porém comum em outros países, como os do Oriente Médio, que viram nas redes sociais uma maneira de se organizarem e se manifestarem contra seus governos ditadores. Assim, a internet passa a ter também uma função social, educativa e política, saindo do âmbito do entretenimento”.

– MULHERES NO PODER

Dilma Rouseff, Cristina Kischner, Angela Merckel, todas são mulheres e estão no poder. O professor Cunha afirma que esse tema também merece a atenção dos candidatos do Enem. “É bom estudar os novos papeis do homem e da mulher no mundo contemporâneo. E também a participação mais ativa do homem nas atividades familiares.”

– COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL

“Os grandes eventos esportivos podem ser vistos como meios de inclusão social para uma grande parte da população, mesmo sob inúmeras denúncias de desvios de verbas e superfaturamento. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos atuam como instrumentos de transformação social com base em uma atividade cooperativa. Esses eventos acabam por influenciar inúmeras esferas, como: formação profissional e capacitação geradora de renda e implantação de projetos de assistência social vinculado ao esporte. O esporte pode ser edificante e construtivo, promotor de potencialidades humanas e, no caso desses grandes eventos, atrair investimentos de grandes empresas em áreas, até então, desconhecidas”, comenta a professora Elaine sobre esse possível tema de Redação Enem.

– DESAFIOS DA NOVA ESCOLA BRASILEIRA

“É um tema diretamente ligado à educação: o uso das tecnologias no processo de aprendizagem”, comenta o professor do Descomplica sobre esse possível tema de Redação Enem, sugerido também por ele.

Redação Enem

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre Redação Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Fonte: R7