Buscar no Blog

Enem – Temas da atualidade que podem cair na prova

O que você sabe sobre a “importação” de médicos cubanos e  redução da maioridade penal? Esses são alguns dos temas da atualidade que podem cair no Enem

Ler jornais e revistas, assistir a telejornais ou ler notícias na internet são atitudes de extrema importância para se preparar para o Enem e o Vestibular 2014. Cada vez mais questões relacionadas a temas da atualidade são cobradas nas provas. Estar ligado no que acontece no Brasil e no mundo é essencial!

Dica 1: Tudo sobre a Redação do Enem 2013 – http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/

A prova do Enem não tem questões dedicadas exclusivamente a atualidades, mas ela exige que os candidatos relacionem o conteúdo do Ensino Médio com uma percepção clara da realidade. “Tanto a redação quanto os testes costumam abordar questões importantes e atuais, seja no Brasil ou no mundo”, explica o diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação, Rui Alves Gomes de Sá.

Dica 2: Relaxe um pouco com as Pérolas do Enem – http://blogdoenem.com.br/category/perolas/

Rui Alves elaborou uma lista de cinco temas que podem ser cobrados no Enem! Olha só:

1 – ‘Importação’ de médicos cubanos

Em maio, o governo brasileiro anunciou a vinda de 6000 médicos cubanos para trabalhar no interior do país, área carente desse tipo de mão de obra. O Conselho Federal de Medicina (CFM) não gostou da decisão e reagiu, afirmando que não faltam médicos no Brasil, mas os profissionais estão mal distribuídos pelas regiões do território nacional.

Outra polêmica a respeito é que o projeto aceitaria a atuação desses profissionais sem exigir deles a realização do Revalida, prova de revalidação do diploma obrigatória para quem fez curso superior fora do país e pretende atuar aqui.

Rui Alves Gomes de Sá, diretor pedagógico do curso Pré-Enem, da Abril Educação, avalia que o assunto pode ser abordado no Enem sob a ótica do imediatismo — ou seja, medidas paliativas adotadas às pressas para tratar de problemas importantes. “Em lugar de planejar a formação de mais médicos e de aprimorar a educação nacional, tenta-se resolver o problema de forma apressada, sem análise de consequências”, diz Sá.

2 – O papel do Brasil no mundo

Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humando (RDH) de 2013  do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil cresceu economicamente sem deixar de lado a redução a desigualdade social. A previsão é de que o país, junto com a China e a Índia, responda por 40% da riqueza global em 2050.

Outro indicador de prestígio do Brasil no cenário mundial foi a eleição do diplomata Roberto Azevêdo para o posto de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). É a primeira vez que um latino-americano alcança o posto máximo da organização dedicada a promover o comércio entre nações.

“Como país emergente, o Brasil se tornou um ator relevante na discussão de questões mundiais”, diz o professor Rui Alves Gomes de Sá.

3 – Redução da maioridade penal

A redução da maioridade penal para 16 anos voltou a ficar em evidência em 2013 devido ao aumento do número de crimes violentos cometidos por menores de idade. A mudança é defendida por políticos como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que propõe uma alteração no código do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — que prevê que um jovem seja considerado culpado por suas ações apenas depois dos 18 anos. Isso faz com que a privação de liberdade para menores de idade infratores não supere os três anos.

O debate tem levado em conta a legislação de outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe uma lei específica sobre idade mínima para prisão; na Irlanda, os adolescentes podem ser penalmente responsabilizados por qualquer delito a partir dos 12 anos; no Japão, a partir dos 14. Na Suécia, adolescentes de 15 anos já podem ser presos.

4 – O legado da Copa do Mundo de 2014

A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 provou desconfiança em muitos brasileiros, que temiam que o país não tivesse infraestrutura suficiente para receber um evento dessa importância. A apreensão tem se confirmado com a aproximação da data do evento, com atraso na entrega de obras, excesso de gastos do dinheiro público e falta de perspectiva da mudança da infraestrutura do país.

“É importante observar aí um traço da cultura brasileira de deixar tudo para a última hora. Além disso, há um componente intencional, que provoca superfaturamento de obras e despesas extras, relegando o interesse público a segundo plano”, analisou Rui Alves Gomes de Sá. “O maior legado da Copa deveria ser mudar, para melhor, a vida do brasileiro.”

5 – Tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria

O trágico incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro, fez 242 vítimas fatais, chocou o país e levantou uma discussão sobre falta de planejamento e de observação das leis por parte da sociedade brasileira.

Só depois do episódio é que boa parte das cidades brasileiras passou a vistoriar casas noturnas e a exigir medidas de prevenção de incêndios e superlotação. Centenas de vidas poderiam ter sido poupadas se a fiscalização correta tivesse sido feita.

“Não existe um planejamento para evitar o acidente. Infelizmente, no Brasil, o normal é esperar que algo aconteça para só então tomar providências”, diz o professor e diretor pedagógico Rui Alves Gomes de Sá.

Ficou perdido ao ler os resumos desses assuntos? Então procure saber mais sobre eles e sobre tudo que está acontecendo por aí. Não se esqueça, estar bem informado é essencial para um bom desempenho no Enem!

Dica 3 – Apostila Enem Gratuita de Português. Aulas e exercícios para você se garantir na prova: http://blogdoenem.com.br/apostila-enem-gratuita-download/
Dica 4 – Já escolheu seu curso? Veja aqui as notas de corte para Medicina, Direito, Administração, Pedagogia e as 10 carreiras com mais candidatos pelo Sisu: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 5 – O que mais cai nas provas do Enem? Veja aqui as dicas das questões que mais caem em Português, Matemática, Ciências, Redação e Humanidades: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/
Dica 6 – Está pronto para testar seus conhecimentos? O Blog do Enem ligou o radar e escolheu 10 Simulados Enem Gratuitos para você. Tudo aqui, agora: http://blogdoenem.com.br/enem-simulado-gratuito/

Enem 2013 atualidades

Agora que você já sabe mais sobre Atualidades no Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Veja.com