Enem 2014 – Que tal estudar vendo um bom filme?

Quem disse que para estudar para o Enem 2014 só vale assistir filmes antigos? Veja 10 dicas de filmes lançados este ano que podem te ajudar a se preparar para o exame!

O Enem 2014 está chegando e você não aguenta mais olhar para livros e apostilas, certo? O Blog do Enem tem uma dica para você: que tal aproveitar esse último final de semana antes do exame e assistir um bom filme que pode te ajudar a se preparar para a prova? Você ficaria mais animado ainda com essa ideia se eu te contar que pode ser um filme lançado em 2014?

O portal G1 elaborou uma lista de filmes lançados nesse ano que servem como material de estudos para o Enem. Então prepare a pipoca, escolha o seu favorito entre os 10 selecionados e chame os amigos para uma sessão super divertida de estudos!

1) ‘GETÚLIO’

Enem 2014 filme

No ano de 2014, o suicídio de Getúlio Vargas completa 60 anos. Por isso, muitos professores de história apostam nesse tema como um dos que com certeza serão cobrado na prova do Enem. Aproveite então para estudá-lo assistindo a esse longa metragem brasileiro dirigido por João Jardim e estrelado por Tony Ramos. O filme retrata a vida e a morte do ex-presidente, um prato cheio para estudar História do Brasil.

2) ‘ELA’

enem 2014 filme 2

O filme aborda o tema da Tecnologia, que pode ser explorado na prova de linguagens ou até mesmo na redação do Enem 2014. O ator Joaquim Phoenix vive um escritor solitário que busca eventualmente na internet amantes que tragam alívio para a solidão. Ao comprar um novo sistema operacional, o protagonista do filme escolhe um perfil feminino para interagir com ele, criando assim uma história que retrata a relação que o homem estabelece com a tecnologia.

Dica 1: Mais 13 filmes que podem te ajudar nos estudos para o Enem 2014 – https://blogdoenem.com.br/13-filmes-para-o-enem/

3) ’12 ANOS DE ESCRAVIDÃO’

enem 2014 filme 3

Recomendado para quem quer revisar conteúdos de História para o Enem 2014, como o período da escravidão e a guerra civil dos EUA. O filme conta a história de Solomon Northup, um negro que nasceu livre, mas acaba sendo sequestrado e vendido como escravo.

4) ‘CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS’

enem 2014 filme 4

Se você ainda não está sabendo tudo sobre a Segunda Guerra Mundial, que tal assistir a esse filme estrelado por George Clooney e Matt Damon? O longa conta a história de artistas e especialistas que foram enviados à Europa pelo presidente americano Franklin D. Roosevelt para recuperar obras de arte roubadas pelos nazistas e proteger peças que poderiam ser destruídas por bombardeios.

Dica 2: Está precisando estudar filosofia e sociologia? Confira essa lista com 10 filmes sobre esses conteúdos cobrados no Enem 2014 – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-filmes-sociologia/

5) ‘ALEMÃO’

enem 2014 filme 5

Mais um filme brasileiro! Baseado em fatos reais e recentes, o filme se passa nos dias que antecedem a famosa Ocupação do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, que aconteceu em novembro de 2010. Na trama, cinco policiais se infiltram entre os moradores da favela para elaborar o plano de invasão do Alemão. Mas, os traficantes descobrem a operação secreta e começam uma caçada aos policiais infiltrados, que têm apenas 48 horas para conseguir sair da favela. Ideal para quem precisa estudar Atualidades para o Enem 2014, conteúdo que pode ser cobrado na prova de ciências humanas ou na redação.

6) ‘BELÉM, ZONA DE CONFLITO’

enem 2014 filme 6

Outra dica para quem precisa estudar Atualidades para o Enem 2014. Com enfoque no conflito histórico entre Israelenses e Palestinos, o filme de produção israelense conta a história de um complicado relacionamento entre um agente do serviço secreto israelense e seu informante palestino.

7) ‘JUNHO’

enem 2014 filme 7

O documentário brasileiro ‘Junho’ faz um registro histórico da onda de protestos ocorrida em junho do ano passado nas principais capitais do país. Importante para que o candidato do Enem 2014 reflita sobre o contexto histórico das manifestações e a importância da mobilização popular para buscar melhorias para todos.

Dica 3: Mais 11 sugestões de filmes para estudar Filosofia e Sociologia – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-11-filmes/

8) ‘PEDRA DA PACIÊNCIA’

enem 2014 filme 8

Um filme afegão que propõe uma reflexão sobre situação política e social daquela região como um reflexo da contínua expulsão de talentos que o estado de guerra e o fundamentalismo, associados, ali produzem. Na obra, são tratados temas importantes como a condição da mulher na sociedade afegã, a guerra santa islâmica e o peso de costumes sociais e religiosos ultraconservadores sobre os anseios pessoais.

9) ‘A AMAZÔNIA ETERNA’

enem 2014 filme 9

Um documentário para quem quer estudar questões relacionadas a Sustentabilidade e a natureza, que podem aparecer nas provas de ciências da natureza e redação do Enem 2014. Mostra a relação do homem com a água da região da Amazônia, seja pela conexão entre os rios, seja pelo viés econômico, já que muitos ribeirinhos dependem da pesca para sobreviver. Mostra experiência bem sucedidas do uso sustentável da floresta, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas.

10) ‘AMAZÔNIA’

enem 2014 filme 10

Mais uma opção para quem deseja saber mais sobre o ecossistema da Amazônia. O filme mostra como o macaco-prego Castanha enfrenta perigos e faz “amizades” com outros animais da selva, convivendo com botos, onças, tucanos e gaviões-rei. Aborda conteúdos como de biologia, como vida animal, Floresta Amazônica e natureza, podendo ajudar para os estudos da prova de ciências da natureza do Enem 2014.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel