Enem – Espante a chatice da sua rotina de estudos! Dá sim para estudar e ser feliz. Veja!

Estudar para o Enem e para o vestibular não precisa ser uma tarefa chata! Saiba como combinar diversão e estudos na hora de se preparar para os exames. Só estudar, estudar e estudar não resolve, sabia? Confira abaixo dicas para você render mais e melhor nos seus estudos.

Não tem aquela chatice que te atrapalha, mas que você não sabe direito o que é e nem como se livrar dela? Veja aqui como espantar estes fantasmas!

Estudar para o Enem não é uma tarefa fácil, nós sabemos. O candidato tem uma infinidade de conteúdos para aprender, dominar e decorar para não fazer feio na hora da prova. Isso exige disciplina, dedicação e horas com a cara enfiada nos livros. Por isso, o estudante que vai fazer o Enem no final do ano pode enfrentar momentos de desespero e cansaço, acreditando que não vai conseguir todo o conteúdo que será cobrado nas provas.

Fique calmo! Sabia que existem diversas maneiras de revisar os conteúdos para o exame? E digo mais: algumas são até muito divertidas e, além de serem ótimas técnicas de memorização, tornam o processo de preparação para o Enem muito mais dinâmico e menos estressante. Então, veja abaixo 8 dicas para tornar seus estudos para o Enem mais divertidos e menos tediosos.

espante a chatice

ABUSE DAS CORES

O uso das cores estimula o cérebro. Por isso, use canetas de cores diversas para grifar trechos importantes de textos estudados, destacar palavras-chaves em resumos, etc. Uma boa técnica de organização é usar cores iguais para trechos que se referem ao mesmo assunto.

MEMÓRIA MUSICAL

Você pode, sim, usar a sua música favorita para estudar para o Enem. Não é incomum ouvirmos estudantes reclamando que tem muita facilidade em decorar letras de músicas, mas, na hora de decorar os conteúdos que vão ser cobrados nas provas, essa facilidade some como num passe de mágica. Pois já passou da hora de usar esse dom a seu favor! Substitua a letra da sua música favorita por frases relacionadas ao conteúdo que você está estudando. Tente criar rimas. Quanto mais você mantiver o ritmo da música original, melhor para decorar.

Dica 1: Feel The Music – Aprenda Inglês para o Enem de forma MUITO diferente. Acesse aqui.

IGNORE O FACEBOOK, O TWITTER, O TUMBLR E TODAS AS OUTRAS REDES SOCIAIS DURANTE OS ESTUDOS…

Sim, vai ser difícil, mas estudar com as antenas ligadas nas redes só traz prejuízo para seu aprendizado. Distrações são suas piores inimigas durante seus estudos para o Enem. Aquela olhadinha rápida no facebook pode facilmente se transformar em uma tarde não produtiva em frente ao computador. Por isso, evite acessar suas redes sociais enquanto está estudando.

Existem até aplicativos para computadores que bloqueiam o acesso às redes sociais, como o Self Control, disponível para Macs, e o Cold Turkey, disponível para PCs, laptops e celulares.  A Dica é ‘hora de estudar, estudar’. Nos intervalos, ali na troca de uma matéria por outra, até vale olhar.

…SÓ NÃO IGNORE O YOUTUBE!

Está com dificuldades para entender aquele conteúdo super complicado de Física? Já pensou em procurar a solução dos seus problemas no Youtube? Existem diversos vídeos online que podem explicar conteúdos de uma outra maneira, ás vezes mais fácil para você entender e assimilar. Então, o Youtube é uma mina de ouro para quem sabe garimpar vídeo-aulas. Tem de tudo ali para tirar suas dúvidas. Para você não perder tempo, pegue sempre as dicas das Apostilas Gratuitas do Blog do Enem. Você acessa o conteúdo e vê os vídeos já selecionados.

INCENTIVE-SE

Quando você começar a entrar em pânico e achar que não vai conseguir cumprir sua meta de estudos para o Enem, incentive-se. Prometa para si mesmo que vai comprar algo que deseja há tempos caso atinja determinada nota em um simulado ou que vai reservar um tempo para assistir a um bom filme caso consiga ler um determinado número de páginas. Vale tudo, o importante é manter-se determinado e não desanimar.

FAÇA PAUSAS DURANTE SEUS ESTUDOS

Estudar fazendo pequenos intervalos ajuda no armazenamento de informações do cérebro. Que tal experimentar a “Técnica Pomodoro”? Criada por Francesco Cirillo, essa técnica é baseada na ideia de que pausas frequentes aumentam a agilidade mental. Para colocá-la em prática, programe o alarme do seu relógio para 25 minutos. Passado esse tempo, quando o alarme soar, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Após 100 minutos, ou seja, depois que seu alarme disparar quatro vezes em quatro períodos de 25 minutos de estudo, faça uma pausa mais longa, entre 15 e 30 minutos. Provavelmente essa técnica vai te ajudar a manter o foco por mais tempo.

CRIE JOGOS

Essa dica de estudos para o Enem pode ser trabalhosa, mas vale a pena o esforço. Crie jogos para auxiliar na memorização de conteúdos que vão ser cobrados nas provas. Por exemplo, crie um jogo da memória em cujas cartas estejam os períodos da Literatura, como Romantismo, Realismo, Arcadismo, etc, e suas principais características.   Dica de Jogos educativos para se preparar para o Enem. Veja aqui.

OUÇA MÚSICA

Não escute a sua vó (pelo menos, não nesse caso): estudar ouvindo música é proveitoso sim! Estudos recentes comprovam que ouvir música pode prolongar o tempo em que conseguimos manter o foco em determinada tarefa. Além disso, a música pode aperfeiçoar o desempenho do cérebro, melhorando a velocidade de armazenamento das informações. Mas seja esperto e não desperdice tempo de estudos mudado de música até encontrar uma que queira ouvir – crie uma playlist com suas favoritas e deixa rolar! Mas, atenção: lembre-se de pausar sua lista de reprodução quando sua avó for dar outros conselhos, pois eles são, geralmente, muito bons e devem ser ouvidos!

Dica de relaxamento do Blog: Dá só uma olhadinha nesse clip aqui de “Prepara, que agora é hora de estudar“, com as paródias da cantora Anitta.

Fonte: Universia Brasil

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel