Rotina de estudos: como alinhar hábitos saudáveis e preparação para o Enem

Quem está se preparando para fazer as provas do Enem muitas vezes esquece que os cuidados que temos com o nosso corpo podem afetar nossa capacidade de memorização de conteúdos. É  comum que os estudantes passem horas lendo e fazendo simulados sem se preocupar com a alimentação ou com uma rotina mínima de exercícios físicos. Por isso, antes de decidir dedicar todos os minutos dos seus dias só para os estudos, leia neste post como ter hábitos saudáveis e continuar se preparando para o Enem.

Além de influenciarem na capacidade do candidato de memorizar conteúdos, os hábitos saudáveis combatem o sedentarismo. Passar pelos dois dias de exames é como participar de uma maratona: extremamente cansativo! O candidato enfrenta uma verdadeira prova de resistência quando passa pelo final de semana do exame. Por isso, o sedentarismo é um dos vilões de quem está tentando se preparar adequadamente para o Enem. Fazer exercícios físicos é importante para garantir uma boa saúde e um bom desempenho no dia da prova. Veja abaixo algumas dicas de saúde que vão combater o sedentarismo e, de brinde, turbinar a sua capacidade de aprender novos conteúdos que são cobrados no exame:

exercicios fisicos

3 dicas para alinhar hábitos saudáveis s e preparação para o Enem

UM CÉREBRO SAUDÁVEL É FUNDAMENTAL

Ter uma alimentação saudável, tomar bastante água e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas são hábitos saudáveis que preservam a saúde do seu cérebro e melhoram sua capacidade de memorização. Lembre-se, também, de manter-se mentalmente ativo para que ele esteja sempre em forma. Procure resolver palavras-cruzadas, montar quebra-cabeças, manter um repertório de leitura variado – vale ler de tudo mesmo, desde aquele livro que você escolhe ler por prazer, como A Culpa é das Estrelas, o jornal que seus pais assinam e, até mesmo, evitar fazer o mesmo caminho todos os dias.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

É muito importante que você se organize e arrume um tempo em meio a sua rotina de estudos para se exercitar. Além de proporcionar uma sensação de bem-estar, a atividade física aumenta o fluxo de sangue no seu cérebro, o que turbina a sua capacidade de memorizar conteúdos. Vale tudo: caminhadas, subir e descer escadas, corrida, andar de bicicleta, dançar, levar o cachorro para passear, desde que você dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para mexer o corpo.

NÃO ABANDONE SEUS TRATAMENTOS

Focar nos estudos e esquecer de todo o resto é roubada! Não brinque com a sua saúde! Não deixe a rotina estressante de preparação para o Enem afetar outros fatores igualmente ou até mesmo mais importantes em sua vida. Fique em dia com seus tratamentos e medicações para se manter saudável. Não adianta nada saber todos os conteúdos se, no dia da prova, o fato de você não estar se sentindo bem atrapalhar sua concentração, né?! Cuide-se!

Agora que você já sabe como combinar preparação para o Enem com hábitos saudáveis, que tal curtir a nossa página no Facebook. Lá publicamos várias dicas de estudo, além de simulados e guia de profissões.

Rosângela Menezes

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.
Categorias: Dicas de Estudo, Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel