Esqueleto Humano: resumo completo de Biologia Enem.

Veja as principais funções do esqueleto humano e suas divisões. Cai nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares. Veja aula gratuita de revisão com dicas, vídeo e exercícios. Vem!

O esqueleto humano possui cerca de 206 ossos e, assim como o esqueleto dos demais vertebrados, tem como função principal sustentar o organismo, além de manter a nossa postura corporal bípede. Veja os detalhes abaixo.

Porém, o esqueleto realiza outras funções importantíssimas em nosso organismo. Você sabe quais são? Não? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares.

O sistema esquelético humano, além de sustentar o corpo, mantendo nossa postura bípede e permitindo nossos movimentos, é responsável por muitas outras funções, como a proteção dos órgãos internos, a produção de células sanguíneas e o armazenamento de sais minerais (como o fósforo e o cálcio) e íons.

O Esqueleto Humano

Nosso esqueleto pode ser dividido em duas partes principais: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular. O esqueleto axial é o eixo do corpo. No esqueleto axial estão o crânio, a coluna vertebral e a caixa torácica.

Já o esqueleto apendicular corresponde ao esqueleto presente nos membros, o esqueleto que fica “pendurado” no esqueleto axial. No esqueleto apendicular estão os ossos dos membros superiores e inferiores, além da cintura escapular (ombros) e da cintura pélvica (quadris).

Observe a imagem abaixo onde o esqueleto axial está representado pela cor azul e o apendicular pela cor amarela:Esqueleto Humano

Esqueleto axial:

– Crânio: O crânio ou caixa craniana é uma estrutura óssea que tem como função proteger os órgãos do encéfalo e formar a face. O crânio é formado por 22 ossos que se articulam entre si em articulações imóveis, com exceção da mandíbula (boca/queixo).

– Coluna vertebral: A coluna vertebral ou espinha dorsal é formada por 33 ossos – as vértebras. Esses ossos possuem orifícios centrais e a sua sobreposição forma um canal por onde passa a medula espinal. A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: cervical (pescoço), torácica, lombar e pélvica.

– Caixa torácica: A caixa torácica é formada por 12 pares de costelas e pelo osso esterno. 10 dos 12 pares são ligados ao esterno e os demais são ligados apenas à coluna vertebral, sendo chamadas de costelas flutuantes. A caixa torácica tem como função proteger o coração e os pulmões, além de auxiliar nos movimentos respiratórios.

Esqueleto apendicular:

– Cintura escapular: A cintura escapular é formada pela escápula e pela clavícula (são ossos duplos, cada um de um lado dos ombros). Liga o esqueleto apendicular dos braços ao esqueleto axial.

– Membros superiores: Os membros superiores são divididos em braço, antebraço, punho e mão. O braço (parte mais próxima do ombro) é formado por apenas um osso – o úmero. Já o antebraço é formado pelo rádio e pela ulna. O punho possui os ossos do carpo. A mão é formada pelos ossos do metacarpo e os dedos pelas falanges e falangetas.

– Cintura pélvica: A cintura pélvica ou cintura ilíaca é popularmente conhecida como bacia. É formada pelo osso par ilíaco, que possui três regiões – ilíaco (parte de cima do osso que você pode sentir a frente de seu quadril), ísquio e púbis.  A bacia liga os ossos dos membros inferiores ao esqueleto axial.

– Membros inferiores: A coxa é formada por um único osso – o fêmur, o maior osso do corpo humano. Já a perna (conhecida popularmente como canela) é formada pela tíbia e pela fíbula. O pé é formado pelos tarsos, metatarsos e os ossos dos dedos (falanges e falangetas). Há ainda o joelho que possui a patela.

Dica 1:  Antes de continuar estudando o esqueleto humano, que tal revisar a anatomia do sistema digestório e os problemas que podem aparecer nos órgãos desse sistema? Então veja este post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/sistema-digestorio-biologia-enem/

Dica 2: Antes de continuar estudando sobre o sistema esquelético humano, que tal relembrar também o sistema respiratório? Para isso, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-vida/

Dica 3: Revise também o sistema cardiovascular humano! Veja este post com aula da Khan Academy: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-cardiovascular/

Para completar sua revisão, veja esta vídeo-aula do professor Rogério Gozzi do canal Anatomia Fácil, do Youtube, sobre o esqueleto humano.

E aí, curtiu o vídeo?  Gostou do resumo? Agora, que tal testar seus conhecimentos?

1) (Fuvest-1998) Além da sustentação do corpo, são funções dos ossos:

a) armazenar cálcio e fósforo; produzir hemácias e leucócitos.
b) armazenar cálcio e fósforo; produzir glicogênio.
c) armazenar glicogênio; produzir hemácias e leucócitos.
d) armazenar vitaminas; produzir hemácias e leucócitos.
e) armazenar vitaminas; produzir proteínas do plasma.

Resposta: A.

Dica 4: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima sobre o Esqueleto Humano foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel