Fera no Enem: os segredos de quem tirou nota mil na redação

Izadora Furtado revela como garantir nota mil na redação. Ela montou uma boa proposta de texto dissertativo-argumentativo e teve a sua Redação Enem premiada

Redação Enem: O sonho de todo o estudante do Ensino Médio é garantir uma vaga na universidade, certo? Para a Izadora Peter Furtado não foi tão difícil assim. Afinal, aos 18 anos ela conseguiu nota 1000 na redação e passou no Sisu para Biotecnologia, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Veja as dicas da Izadora e o conteúdo completo da Redação Enem premiada.enem

Redação Enem Premiada

Você que vai fazer o próximo Enem ainda continua achando que o seu desejo não passa de um sonho? Calma! O Blog do Enem conversou com a Izadora e, não é que ela abriu o jogo e contou seus segredos de estudo!?

Vamos lá: pra começar, a caloura de Biotecnologia fez o Enem duas vezes, sendo que, na primeira, foi por experiência.  Já na segunda vez, quando estava concluindo o Ensino Médio, foi para valer, e aí sim, ela se deu bem e conseguiu ingressar na universidade que desejava. Agora, antes de ver o depoimento e as dicas da Isadora, dá uma paradinha para aprender a controlar o tempo e dominar sua ansiedade na prova do Enem.

Como fazer a redação em 1 hora

Veja com a professora Daniela Garcia as dicas para você não se perder no controle do tempo, e logo em seguida acompanhe as dicas vencedoras da Izadora Peter Furtado.

 

Veja as Dicas da Izadora:

“Em 2014, tive como nota na redação 680, enquanto que em 2015, consegui atingir a pontuação máxima”, relata a estudante natural de Pelotas (RS). Izadora complementa: “A nota que atingi na redação na primeira vez em que realizei a prova do Enem não me deixou satisfeita por completo, por isso busquei me dedicar ainda mais no ano seguinte”.

Ao pedir para dar dicas para quem ainda fará o Enem, a universitária lembrou o fato de dicas serem extremamente pessoais, pois cada um encontra os melhores métodos para si. Grifou essa parte!? Então não esquece de colocá-la em prática e fazer um plano de estudos bem do seu jeito, mas é claro, com uns toques de quem já mostrou como é que se faz direito.

Nesse caso, a Izadora: “Considero importantíssimo entender o que é e o que é pedido na redação do Enem, cada critério de avaliação. Entendendo isso, tem de haver muita prática. Ter um vocabulário farto e um conhecimento referente à norma culta da Língua Portuguesa é de suma importância, visto que consiste em um critério específico de avaliação. Para isso, a leitura é imprescindível e auxilia muito.

É necessário que o candidato tenha conhecimento sobre as várias áreas do conhecimento, de forma a poder argumentar ao longo do texto, e isso se consegue aliando os conhecimentos adquiridos na escola com o chamado “conhecimento de mundo”, aquele que se constrói com vivências e experiências, além de ser importante manter-se antenado com assuntos que estão em alta”.

Veja como Elaborar um texto dissertativo argumentativo nota máxima

Você também pode chegar lá no topo da pirâmide das notas de redação do Enem. As técnicas para você construir uma boa redação envolvem uma boa capacidade de interpretação de texto para você ‘captar’ o tema proposto, e organizar o seu texto de acordo com a Estrutura da Redação: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.

Veja aula sobre Como Elaborar um texto Dissertativo Argumentativo. Você encontra uma orientação completa (gratuita) para elaborar o texto de acordo com as regras de correção e mandar bem na Redação do Próximo Enem.  texto redaçao dissertativo argumentativo

A Rotina de Izadora

Sobre sua rotina de estudos durante o ano de preparação para o Enem, a estudante disse que aliava as atividades propostas na escola, com as do cursinho preparatório, específico para redação.

Por fim, a estudante que terminou o Ensino Médio e logo ingressou na universidade, revela como estruturou sua redação nota mil: “Primeiramente, busquei entender a proposta de redação. Para isso, li com atenção os textos de apoio, a fim de entender o que estava sendo exposto. Após isso, pensei em argumentos para defender meu posicionamento acerca do tema”, contou Izadora.

E aí, curtiu as dicas da Izadora?

 

Redação Enem Nota 1000 – Veja 10 textos completos

Confira o texto completo completo da Redação da Izadora e mais 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000. Ler os textos premiados com a nota máxima no Enem 2015, no Enem 2014, e também no Enem de 2013 ajudam a você a ter uma boa compreensão da estrutura do texto dissertativo argumentativo. Veja os 10 textos de Redação Enem Nota 1000.

Dicas do texto nota 1000

Veja agora com a professora Tharen Teixeira, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para você colocar no texto as características básicas para uma nota máxima.

Mandou bem a professora Tharen. Agora, é a sua vez de mandar bem também no próximo Enem.

A Redação Premiada da Izadora

Veja aqui a imagem da redação Enem Premiada com a nota 1000 escrita pela Izadora: O texto já transcrito você encontra no post  indicado acima, com os 10 exemplos de Redação Enem nota máxima.

22

 

Confira mais dicas sobre redação que o Blog do Enem preparou para você:

1- https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas-blog-do-enem/, 2- https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas-boa-nota/, 3- https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-mil/

Martha Ramos

Post escrito sobre a Redação Enem Premiada da candidata Isadora Peter Furtado foi escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel