Buscar no Blog

FIES – Veja em detalhes como conseguir o financiamento

Fies pode te dar 100% de financiamento nas mensalidades, começando a pagar somente depois da conclusão do curso. Veja como você pode participar do programa.

FIES, Enem, ProUni,  hoje em dia são tantas as siglas  que, muitas vezes, não conseguimos entender direito o que, de fato, elas querem dizer e como funcionam.

Então aqui vai a explicação para quem pretende fazer uma faculdade mas não tem condições de pagá-la integralmente.

Galera que vai fazer o Enem, preste atenção!!!

Se você já se perguntou o que é o FIES, como funciona, quem pode se inscrever, aqui vão as dicas para facilitar a sua vida e o seu entendimento:

Dica 1 – Confira as regras atuais e todo o funcionamento do FIES: http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/
Dica 2 – Você sabia que pelo FIES pode financiar 50% ou mesmo 100% do seu curso, e pagar num prazo que é de três vezes a duração do seu curso? Tudo aqui para você: http://blogdoenem.com.br/fies-financiar-50-100-curso-fies/

O que é o FIES?

FIES significa Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e foi criado em 1999, pelo Ministério da Educação,  para facilitar e financiar estudantes matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas. Traduzindo: o estudante que não tem condições financeiras de bancar uma mensalidade integral de uma faculdade particular pode recorrer ao FIES. Através do FIES o estudante poderá  financiar  até 100% das mensalidades, com taxa de juros de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Em 2010 a regra mudou com a entrada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que passou a ser o Agente Operador do Programa, reduzindo as taxas de juros. Além das novas medidas, o estudante pode, agora, solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Quem pode se candidatar ao FIES?

Se a pergunta é: será que posso me inscrever no FIES?? Será que tenho condições de pedir o financiamento?? Então aqui vai a resposta: todos os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições particulares podem solicitar o financiamento pelo FIES. No entanto, esses cursos devem ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que as instituições de ensino superior ofertantes participem.

Mas prestem atenção: o financiamento do FIES é somente para um único curso de graduação em que o estudante esteja regularmente matriculado.  Então certifique-se antes de solicitar!

Agora você pode pensar: Para quais estudantes será  vedada a inscrição no FIES?

A resposta é essa (preste bastante atenção!!!):

Não pode solicitar o FIES os estudantes:

  • que, no momento da inscrição do FIES, estiverem  com a matrícula acadêmica em situação de trancamento geral de disciplinas;
  • que já conseguiram financiamento pelo FIES em outras ocasiões;
  • inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • se a mensalidade  do curso comprometer menos do que 20% da renda familiar por pessoa

E a nota do Enem serve para o FIES?

Sim, a nota do Enem serve para o FIES. Todo o estudante que concluiu o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deverá ter realizado o Enem para solicitar o financiamento.

No entanto, não será exigida a realização do Enem ao estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010.

Quais os cursos financiados pelo FIES?

Engana-se quem acha que todos os cursos são financiados pelo FIES.  O financiamento é somente para cursos presenciais com avaliação positiva concedida pelo Ministério da Educação.

Cursos com avaliação positiva são aqueles que obtiveram conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Como se inscrever para o FIES?

O estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Existe alguns passos importantes que você deve seguir:

1° Passo – Acessar o site do FIES 

2° Passo – Inscrição para o FIES propriamente dita, onde o aluno terá que validar algumas informações como: dados cadastrais; informações do grupo familiar; informações do curso, instituição e financiamento; simulação de financiamento; escolha da instituição bancária; escolha do tipo de fiança; e confirmação da inscrição;

3° Passo – Validação das informações;

4° Passo – Contratação do financiamento.

E quer saber tudo sobre o programa de financiamento, em um blog super especializado no assunto? Acesse já o Blog do Fies!

fies 2012

Agora que você já sabe tudo sobre o FIES, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem