Como fazer a inscrição no Fies e quem pode participar

Tire suas dúvidas sobre o Fies Juro Zero. As inscrições vão de 7 a 10 de março. Veja como se inscrever e as regras para participar!

Se você pretende conquistar um financiamento para pagar a faculdade com juro zero, fique de olho no cronograma do Fies 2023. O prazo para fazer a sua inscrição no segundo semestre é de 7 a 10 de março. Saiba como fazer a inscrição no Fies, como funciona e quem pode participar.

O Fies é um programa de financiamento estudantil em universidades particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nessa modalidade, você concorre ao financiamento coletivo com juros zero.

Ou seja, se você concluir a universidade em 2026, você irá pagar o mesmo valor que foi acordado no início do financiamento. Assim, o valor não sofre alteração conforme mudanças da universidade ou inflação, por exemplo.

O que é o Fies 2023

Atenção: durante o curso, o estudante beneficiado deve pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde a uma parcela dos encargos educacionais que não foram financiados. Vamos explicar esse ponto mais para frente.

Assim que o estudante concluir o curso, começará a pagar o restante do financiamento de acordo com a sua renda. Caso não exista uma renda mensal, será devido apenas o pagamento mínimo.

Cronograma do Fies

As inscrições do Fies ocorrem duas vezes por ano, uma no início do ano e outra na metade. Confira o cronograma da primeira edição de 2023:

  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado dos pré-selecionados: 14 de março
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: em breve
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: em breve 

Posso participar da inscrição no Fies 2023?

Para participar de ambas as modalidades, o candidato deve ter prestado alguma prova do Enem a partir da edição de 2010. É necessário também obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Obs: para calcular a média aritmética é necessário somar todas as áreas de competência e dividir por cinco (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Códigos e Redação).

Também é necessário que o candidato apresente renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Veja como calcular sua renda familiar mensal bruta

Conferiu no vídeo como é simples para fazer o cálculo da Rena Familiar Mensal Per Capita em cinco minutos? Já calculou a sua? Vale muito esta conta. O resultado pode mudar a sua vida!

Como pagar o Fies?

Existem formas diferentes de pagar o Fies. A primeira delas, a modalidade I, conta com pagamento do Fies na Caixa. Nessa modalidade, o financiamento será pago assim que você concluir o curso.

Lembrando que esse grupo de modalidade é composto por pessoas com renda familiar de até 1,5 salários mínimos.

Geralmente, o pagamento é feito por meio de boletos. O boleto do Fies pode ser adquirido mensalmente no site da Caixa por meio de um cadastro. Nesse mesmo link também é possível acessar a 2 via do boleto Fies.

Como é a seleção e a inscrição no Fies

A seleção se dá pela ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem. Mas, em caso de empate, existiu um critério de prioridade, esclarecido no edital do Fies 2022:

1) candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
2) candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
3) candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
4) candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

Documentos necessários para inscrição:

1) o seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
2) a sua data de nascimento (igual a que consta no CPF);
3) e-mail pessoal válido;
4) os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
5) os parâmetros que definem o grupo de preferência;
6) a ordem de prioridade das 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta entre as disponíveis no referido grupo; e
7) demais exigências solicitadas no âmbito do Fies Seleção.

Passo a passo para inscrição no Fies 2023

1- Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do P–Fies, acesse o Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, e clique em “Minha Inscrição”, em seguida em “Primeiro Acesso”.

2- Feito isso, informe CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no Enem e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e-mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

3- Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e-mail registrado um link para ativação. Se você não receber o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e-mail e no lixo eletrônico.

4- Após a ativação, retorne ao FiesSeleção, clique sobre a opção “Já sou cadastrado”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

5- Além disso, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Obs.: Na aba “Grupo Familiar”, o preenchimento do campo destinado ao CPF é obrigatório para membros com idade igual ou superior a 14 anos.

Caso insira informações não condizentes com os requisitos estabelecidos para concorrer ao processo seletivo do Fies, o sistema emitirá mensagens de restrição na cor vermelha.

6- Para concluir a inscrição, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Destaques, FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel