Filosofia: curso de graduação, profissão e mercado de trabalho

Você se interessa por Filosofia? Mas, tem muitas dúvidas sobre como aplicar seus estudos no mercado de trabalho? Este post  vai ajudar você a conhecer o curso de graduação em Filosofia e perceber as possibilidades que ele abre. Veja abaixo.

Já escolheu seu curso de graduação para o Sisu, Prouni ou Vestibular? Ser filósofo é ser um profissional do pensamento. A disciplina requer que o aluno adquira um modo crítico de pensar a vida a partir de aspectos como a história do pensamento humano e seus desdobramentos, impactos e transformações no mundo. Vai, pensa aí um pouco em Filosofia!

A partir desses aspectos é possível discutir sobre decisões históricas e cenários políticos futuros, além de aprofundar o entendimento sobre o tempo presente. Gostou? Tem que estudar o passado e tentar compreender o presente para discutir o futuro.

O campo da filosofia é de fato vasto, rico e quem se aventura nessa área adquire recursos importantes para realizar uma crítica de seu tempo.

O protagonismo da filosofia nos grandes acontecimentos e debates mundiais tem sido central e cada vez mais a disciplina faz base para a compreensão de um mundo globalizado que ganha em complexidade.

Os profissionais dessa área de pesquisa serão cada vez mais fundamentais já que situações como o aquecimento global trazem à luz questões nunca antes pensadas como: em que consiste exatamente a trajetória do humano na terra, seu papel na preservação da vida futura e demais assuntos de tanta urgência?

Dica 1 – Entrou no seu radar fazer o curso de graduação em Filosofia? Veja também outras carreiras antes de se decidir. Sociologia, Psicologia, Antropologia, e tambem Medicina,Direito e Engenharias. Veja aqui como é cada um destes cursos e a vida profissional depois da faculdade: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Quem é o filósofo?

FilosofiaAo se formar no curso de graduação em Filosofia espera-se do profissional as seguintes habilidades: Capacidade para argumentação e um discurso articulado de maneira clara. Também sua escrita deve ser límpida a fim de simplificar e transmitir com clareza conceitos que por vezes sejam demasiado complexos;

O filósofo deve compreender questões que abordam a existência humana bem como as suas relações com os demais discursos da ciência exata e humana;

Quem estuda a fundo esta área torna-se capaz de harmonizar o exercício da filosofia, ou seja, da reflexão com o compromisso de uma cidadania experimentada pelas pessoas de maneira progressiva em busca de um ambiente que promova a liberdade;    E, num aspecto mais técnico e acadêmico, espera-se do profissional de filosofia ser capaz de organizar pesquisas e projetos em sua área de conhecimento, e de ministrar aulas desde a Educação Básica e até à Pós-graduação.

Dica 2 – Veja as notas de corte no Sisu para o curso de graduação em Filosofia, e outras carreiras também. Tudo aqui: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O curso de graduação em Filosofia

O curso de graduação em filosofia dura em geral quatro anos e aborda diversas disciplinas importantes para a formação do filósofo como: história da filosofia e do pensamento ocidental, e estudos de lógica e de história.

Dependendo da universidade onde se realize o curso há também um importante enfoque na história da arte já que a arte anda colada com o desenvolvimento do pensamento humano. Vale a pena você pensar em Filosofia para o vestibular, o Sisu, ou no Prouni.

Este vídeo de apenas um minuto e meio, produzido pelo canal de TV da Universidade Federal de Goiás, mostra para você um pouco mais sobre em que consiste a estimulante graduação em Filosofia. Veja.

Dica 3 – Quer mandar bem no Enem e no Vestibular? Estude com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Dicas de todas as matérias. https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

5 cursos de graduação em Filosofia com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.
Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie – MAKENZIE
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
  • Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Universidade Federal de Goiás – UFG

Mercado de Trabalho para Filosofia  

Por ser bastante abrangente, o filósofo tem uma gama muito ampla de ambientes em que pode atuar como profissional. Obviamente, o cargo mais comum que o filósofo ocupa é o de professor.
Vagas nas escolas públicas e particulares de ensino médio são abertas regulamente através de concursos ou processos seletivos. Também nas universidades eles podem atuar, com o adicional de poderem desenvolver pesquisas diversas na sua área de conhecimento.

A média de salário inicial para o profissional de filosofia na Educação Básica gira em torno de R$ 1.500,00 a até R$ 2.400,00, a depender de onde se consegue o emprego.

Filósofos também podem atuar em empresas como consultores, bem como consultores de governos e instrutores específicos. Os profissionais da área podem até mesmo atuar na área de publicidade colocando em prática um conhecimento mais aplicado da percepção humana.

Perfil do profissional após a formação

O profissional egresso do curso de graduação em Filosofia sabe dispor de teorias diversas e por vezes contrárias a respeito do conhecimento humano, estética, ética e moral. Ele sabe transmitir o que aprendeu a fim de que outros também possam possuir amplo aglomerado de conhecimentos para a interpretação da vida. O valor fundamental de um filósofo formado é o de nutrir o respeito pela reflexão e procurar incutir esse respeito na sociedade em que está inserido.

Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo,  e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel