Forma trigonométrica ou polar de um número complexo

Nesta aula, o tema abordado é números complexos, mas apresentando sua outra forma de representação: a forma trigonométrica ou polar. Também serão apresentadas as operações destes números e sua interpretação geométrica. Faça parte desta aula e dê um show em matemática no Enem!

Forma trigonométrica dos números complexos

Antes de apresentar o conteúdo proposto por este post, é importante lembrar-se de duas definições que envolvem os números complexos: Módulo e argumento de um número complexo.

Módulo de um número complexo: No gráfico anterior observamos que existe um triângulo retângulo cuja medida da hipotenusa é a distância da origem 0 ao número complexo z, normalmente denotada pela letra grega ro nos livros, mas aqui denotada por r. O cateto horizontal tem comprimento igual à parte real a do número complexo e o cateto vertical corresponde à parte imaginária b do número complexo z.

101

103

104

105

106

107

108

Entenda mais com a aula do prof. Sarkis:

109

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel