Formações vegetais no Brasil – Geografia Enem

Estude sobre as Formações Vegetais no Brasil e aprenda a identificar cada uma delas em mais uma aula de Geografia Enem

Formações vegetais no Brasil

A grande extensão territorial brasileira no sentido norte-sul explica, em parte, a diversidade vegetal do país que é, sem dúvida, uma das mais complexas em termo de biodiversidade.

Geografia Enem

Principais formações florestais do Brasil

Floresta Amazônica

Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o “pulmão do mundo”.

Geografia Enem

Problemas atuais enfrentados pela Floresta Amazônica

Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

Dica 1 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.  A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando se iniciou a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

Geografia Enem

Mata de Araucária

A Mata dos Pinhais, também conhecida como Mata das Araucárias, é uma floresta subtropical e pode ser encontrada na Região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esta formação florestal é típica de uma região de clima subtropical.

Degradação da Mata dos Pinhais

Assim como outras formações florestais do Brasil, a Mata dos Pinhais encontra-se em processo de degradação. Nas últimas décadas, sua extensão diminuiu significativamente. Este processo ocorre em função do corte ilegal de árvores, que são destinadas à produção de madeira (fabricação de móveis, papel e outros objetos) e resinas (fabricação de óleos, tintas, sabão, etc.).

Geografia Enem

A abertura de novas áreas destinadas à agricultura e pecuária também têm contribuído para o desmatamento da Mata dos Pinhais.

Ambientalistas afirmam que, aproximadamente, 95% da mata nativa foi derrubada nas últimas décadas.

Dica 2 – Nesta segunda aula sobre Atividades Econômicas, vamos estudar os Transportes e as Atividades Agrárias, tudo para você gabaritar na prova de Geografia Enem.

Mata dos Cocais

A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí.

Geografia Enem

Economia

 A extrativismo é a principal atividade econômica na Mata dos Cocais. Milhares de pessoas vivem do extrativismo do coco de babaçu. A semente deste coco é utilizada como matéria-prima pelas indústrias de cosméticos, medicamentos e alimentos.

Estude mais com nossa aula!

Questões para resolver

Questão 01

A formação vegetal que é predominante na Região Nordeste do país e que são comuns palmáceas utilizadas no extrativismo é denominada:

a) Mata de araucária.

b) Matas ciliares.

c) Mata atlântica.

d) Mata dos cocais.

e) Mangues.

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Relembre sobre as Atividades Econômicas do nosso país nesta aula preparatória para a prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/atividades-economicas-aula-1-geografia-enem/

Questão 02

Dificilmente encontramos no planeta Terra uma complexidade vegetal como no Brasil e isso se deve a nossa grande extensão territorial aliado à posição geográfica privilegiada. De acordo com o tema assinale a alternativa que caracteriza uma das formações vegetais do país.

a) A floresta amazônica sofre com o intenso desmatamento desde o período colonial, restando hoje menos de 10% de sua cobertura original.

b) A mata de araucária localiza-se no Planalto Meridional brasileiro em áreas onde o clima é mais frio.

c) A mata atlântica é encontrada em áreas de clima tropical onde os verões são úmidos e os invernos secos.

d) No Planalto Central brasileiro encontramos as formações xerófitas que no Brasil recebem o nome de caatinga.

e) No Sul do Brasil, encontramos os Cerrados que são tipicamente formações herbáceas muito utilizadas na pecuária.

Observe os mapas abaixo:

figura_06.jpg

Questão 03

Analisando os mapas onde estão representados os biomas brasileiros, é CORRETO afirmar que o conjunto de biomas estão relacionados da seguinte forma:

a) floresta de araucária, amazônica, mata atlântica, caatinga, pampas, costeiros.

b) floresta amazônica, mata atlântica, agreste, zona cacaueira, costeiros, mangues.

c) agreste, mata atlântica, floresta amazônica, mangues, cerrado, pampas.

d) floresta amazônica, de araucária, caatinga, zona dos cocais, cerrado, mata atlântica.

e) caatinga, zona dos cocais, cerrado, mata atlântica, floresta amazônica, zona cacaueira.

figura_07.jpg

Questão 04

(ATLAS DO meio ambiente do Brasil. Embrapa. 2. ed. rev. aum. Brasília: Terra Viva, 1996, p. 119). Com base nos conhecimentos sobre a vegetação do ecossistema destacado no mapa, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. Estendia-se, em épocas anteriores, do litoral do Ceará às fronteiras do Brasil com o Uruguai.

II. Corresponde a uma floresta ombrófila, densa e perene.

III. É considerado um dos ecossistemas mais complexos do planeta e corresponde à Mata Atlântica.

IV. Constitui-se o único ecossistema brasileiro que é, atualmente, protegido pela legislação ambiental.

V. Sofreu grande degradação, ao longo da história do país, graças à expansão urbana e à mineração de urânio e manganês.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:

a) III, IV, V

b) II, III, IV

c) I, II, IV

d) II, III

e) I, IV

Questão 05

Ocupando extensa área do território brasileiro e composta, essencialmente, por uma formação florestal latifoliada com variedade enorme de espécies vegetais, este espaço está vinculado a um tipo climático equatorial úmido, caracterizando-se por ser uma das regiões mais chuvosas do planeta. Em certos locais, a existência de clareiras com vegetação rasteira, como os campos, contrasta com o restante da formação.

O trecho acima se refere à(ao):

a) Mata atlântica.

b) Mata de araucária.

c) Floresta latifoliada tropical úmida de encosta.

d) Pantanal.

e) Floresta Amazônica.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel