Ecologia e Relações Ecológicas: resumo de Biologia com dicas Enem & Encceja

Ecologia é um conteúdo bastante explorado nas provas. Abordar as Relações Ecológicas significa observar a relação homem/natureza e as consequências da intervenção humana. É conteúdo essencial para você arrasar nas questões de biologia e meio ambiente. Veja o resumo completo com aula da professora Juliana Evelyn Santos.

Estudar os conceitos básicos de ecologia, as cadeias alimentares e as diversas relações ecológicas é crucial para entendermos como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, estes assuntos são recorrentemente cobrados nas questões de biologia do Enem, do Encceja e dos vestibulares.

Portanto, é fundamental que você esteja com esta matéria “tinindo” na sua memória e nós do Blog do Enem vamos ajudá-lo! Veja as relações ecológicas entre Parasita e Hospedeiro, as relações dos Predadores com a cadeia alimentar, Simbiose, Mutualismo e etc.

Ecologia, como talvez você se lembre, é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. Estudar estas relações ecológicas tem sido crucial para a manutenção dos ecossistemas e a preservação do ainda resta de natural.Em tempos de fragmentação de habitats, aonde a modificação do ambiente para a utilização humana sempre vem em primeiro lugar sem medir as consequências, conhecer a rede de relações que ocorrem na natureza é o ponto chave para compreendermos melhor como podemos mudar este cenário.

Como você sabe, muitas vezes as atividades humanas – desmedidas e irresponsáveis, levam à degradação dos habitats dos seres vivos e sua consequente extinção.

A fragmentação dos habitats (resultado principalmente da especulação imobiliária e da produção de monoculturas) impede que populações que foram isoladas em cada fragmento se encontrem e troquem genes entre si.

Isso gera uma baixa variabilidade genética nestas populações e quebram as cadeias alimentares. Assim, juntamente com a caça e a pesca predatória e a poluição, estamos gerando morte de milhares de indivíduos e levando várias espécies ao estado de vulnerabilidade considerando o que seriam as relações ecológicas saudáveis.

Muitos seres vivos estão intimamente ligados a outros. Tanto como um predador depende de sua presa, uma presa também dependerá de outras relações com outros seres vivos para manter sua população estável. Tanto as relações que beneficiam o indivíduo quanto as que podem prejudicar um ser vivo são essenciais para a manutenção de uma população.

Por exemplo, servir de alimento para uma onça não é “bom” para uma capivara. Porém, se a sua população não tiver indivíduos esporadicamente predados, logo ela irá aumentar consideravelmente, aumentando a competição entre os indivíduos por recursos (como alimentos, água, fêmeas, espaço etc.).

Aula Gratuita sobre as Relações Ecológicas

Confira com a professora Juliana Evelyn Santos uma aula-show completa sobre as Relações Ecológicas para você fixar bem este conteúdo.

 

Gostou da aula? A professora Juliana mostrou a importância do equilíbrio ambiental e populacional. Mas, o que temos visto com mais frequência é o contrário.

Prova viva desse desequilíbrio populacional somos nós – os seres humanos. Nosso cérebro altamente desenvolvido nos deu a possibilidade de “driblar” os obstáculos naturais à nossa proliferação. relações ecológicas destacadaCuramos doenças, inventamos as vacinas, a monocultura, a produção de alimentos em larga escala. Tudo muito bom, afinal, eu e você nos beneficiamos diariamente disso.

Porém, já somos 7 bilhões de pessoas, que agem como gafanhotos em uma plantação. Consumimos os recursos do planeta tão rapidamente que praticamente esgotamos sua capacidade de renovação.

Enquanto que outros de nós, humanos, têm seus modos de vida que os sustentaram durante gerações destruídos pelo ambiente degradado e assim ficam à margem da obtenção de recursos e dignidade.

À margem da sociedade e até das cadeias alimentares. O nosso modo de consumo, além de prejudicar a outros de nossa própria espécie, degrada os ecossistemas e dificulta a vida dos demais seres vivos que compartilham o nosso planeta.

Dica do Blog do Enem: Aprenda as diferentes Relações Ecológicas clicando aqui. Aula com vídeo gratuito do professor Zé Rucker, do portal Aula Livre, e textos com dicas da professora Juliana Evelyn Santos.

Dica do Blog do Enem: Você quer dar uma paradinha e revisar os 7 Conceitos Básicos de Ecologia antes de prosseguir? A hora e agora. Veja aqui.ecologia

Vídeos essenciais para você dominar o tema: Assista agora dois vídeos curtinhos que trabalham a relação dos seres humanos com o ambiente. Isto pode te ajudar a ter argumentos em uma redação sobre o tema, ou ajuda-lo a interpretar várias questões de biologia Enem ou Vestibular.

Vídeo sugerido: Ilha das Flores. Documentário que mostra o caminho do lixo produzido na cidade de Porto Alegre na década de 90. Além de tratar da poluição e do descaso com o ambiente, também mostra os seres humanos excluídos da sociedade de consumo que dependem do lixo para sobreviverem. É um show de humor e de inteligência para mostrar coisas muito cruéis da natureza e do cotidiano do mundo dos homens.

 

Vídeo sugerido: A história das coisas.

Este vídeo trabalha a relação do consumo e o quanto isto pode afetar sua vida e a dos seres vivos que te cercam.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel