A Regionalização do espaço mundial: resumo de Geografia

O fenômeno geopolítico e de alianças comerciais provoca a Regionalização do Espaço Mundial. Aprenda agora o que são, como funcionam, e para que servem estas alianças:

Regionalizar nada mais é do que  classificar para agregar grupos de países de acordo com algum critério: ricos, ou pobres, subdesenvolvidos ou desenvolvidos, nível social, línguas, culturas, posição geográfica, etc. Assim, se levarmos o critério socioeconômico podemos dividir o mundo em dois grandes grupos de Regionalização do Espaço Mundial: países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

Regionalização do Espaço Mundial

Por outro lado, se o critério for geográfico, você tem os agrupamentos continentais ou regionais. O Brasil, por exemplo, faz parte do Mercosul e de outros critérios de Regionalização do Espaço Mundial, por exemplo.

No critério militar, durante a Guerra Fria, a tensão global era entre os países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), liderada pelos EUA, e os países do Pacto de Varsóvia, liderados pela Rússia dentro da URSS.

Desenvolidos x Subdesenvolvidos

Sendo assim estudaremos o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que como o próprio nome propõe, é um índice de requisitos básicos para alavancar e desenvolver a população de um determinado lugar/região. E, há uma recorrência na mapa mundial apontando onde estão as concentrações de países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

A Regionalização Mundial do espaço - Geografia EnemFigura 1– Países do Norte e do Sul, divisão socioeconômica.

O mapa acima mostra uma espécie de Regionalização do Espaço Mundial, como uma concentração de países ricos (acima da linha vermelha) e e países pobres (abaixo da linha).

Isso acontece porque como podemos observar geograficamente os países ditos “ricos” estão concentrados acima da linha do equador, e os ditos “pobres”  mais abaixo desta linha. Portanto a denominação: países do norte e países do sul também está correta numa olhada simplificada.

Entenda a Geopolítica

Confira agora o conceito de Geopolítica para você entender como surgem e como são mediadas as tensões globais. O resumo é do canal do Curso Enem Gratuito.  Veja com o professor Raphael Carrieri.

Dica 1- Você o que são as Multinacionais ou Transnacionais? Confira tudo sobre as multinacionais espalhadas pelo mundo nesta aula! https://blogdoenem.com.br/geografia-multinacionais-transnacionais/

IDH – Índice de Desenvolmento Humano

Mas e o IDH? Vamos entender o que é o Índice de Desenvolvimento Humano – É através desse índice que podemos conhecer e entender mais a fundo como uma país se comporta, qual o nível da população em termos de qualidade de vida, taxas de natalidade, mortalidade, renda per capita e taxas de analfabetismo, expectativa de vida, poder de compra, acesso a saúde, entre outros.

Devido a esses índices temos um mundo bastante desigual, nem todos os países apresentam taxas com elevados índices, há uma grande disparidade entre ricos e pobres. Hoje, existem no mundo pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia.

Portanto investimentos, garantia de políticas públicas e sociais deveriam ser promovida nesses países que mais necessitam, ao menos para garantir as populações seus direitos humanos.

 

Antigamente, achava-se que o desenvolvimento estava relacionado somente ao crescimento econômico de um país. E hoje sabemos que era uma ideia equivocada, pois o desenvolvimento da população de um país não está trelado somente aos rendimentos.

Veja um exemplo que realça a importância das políticas públicas: Bolívia possui um PIB em torno de US$ 2500, porém seu IDH apresenta índices altos. Já a Índia, apresenta um PIB maior que o da Bolívia, e seu IDH é muito mais inferior.

Ou seja, isso denota a que poder de compra não está associado a desenvolvimento humano, é importante porém se faltam políticas públicas é difícil sustentar o progresso relacionado ao desenvolvimento humano.Geografia Enem
Figura 2
– População na Índia e Bolívia respectivamente.

Dica 2- Você sabe quais os objetivos dos blocos econômicos e seus parceiros? Nesta aula de geografia veremos alguns dos blocos econômicos. Não perca! https://blogdoenem.com.br/blocos-economicos-geografia-enem/

O IDH do Brasil 

Geografia Enem
Figura 3 – IDH –Ranking mundial

Agora veja com mais detalhes sobre o Índice de Desenvolvimento Humano.

Exercícios sobre a Regionalização do Espaço Mundial

Teste seus conhecimentos. Vamos ler questão abaixo e responder as alternativas que falam sobre o IDH. É com você! Bons estudos!

(UEL/2003 – Geografia) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta à qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Resposta correta letra E.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel