Gestão de Recursos Humanos: curso, profissão, e mercado de trabalho

Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos... São vários nomes para o mesmo curso superior e a mesma carreira. Mas será que você sabe o suficiente sobre o curso de graduação em Recursos Humanos, e seu mercado de trabalho? Confira abaixo.

Quem é o gestor de recursos humanos? – Na prática, a gerência de recursos humanos de uma organização cuida da seleção e do desenvolvimento e dos talentos necessários para o sucesso da empresa, seja ela pública ou privada.

Claro, também cuida de providenciar a demissão de quem não consegue alcançar os padrões da empresa. O gestor de Recursos Humanos é o responsável pela criação e o gerenciamento de planos de carreira.

Seu planejamento tático para recrutamento de pessoal é elaborado tendo em vista as estratégias institucionais e sua ação deve contribuir para potencializar os processos produtivos da empresa.Gestão de Recursos HumanosEsse profissional também é o responsável por avaliar a necessidade de contratação de novos funcionários. Portanto, é necessário o domínio de técnicas de gerenciamento de pessoas, o reconhecimento dos potenciais que já existem dentro da empresa, a captação e a retenção de talentos.

O curso superior em Gestão de Recursos Humanos – O curso superior em Gestão de Pessoas geralmente é oferecido em habilitação tecnológica, dura cerca de dois anos e tem por principal objetivo preparar o estudante para que ele desenvolva e gerencie planos de carreira.

As disciplinas abordam conteúdos das áreas administração empresarial, direito trabalhista e informática. Veja: Comunicação Empresarial; Contabilidade; Estatística; Modelos de Liderança; Plano de Negócios; Saúde e Segurança no Trabalho; Benefício e Assistência Social; Técnicas de Negociação; Treinamento e Desenvolvimento; e Comportamento Organizacional.

Dica 1: Será que RH é mesmo a sua área dentro do campo da Administração? Saiba mais sobre o curso de Administração,de Direito, de Medicina e das Engenharias, e tire suas dúvidas antes de optar. Tudo aqui no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem: https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes

O mercado de trabalho para o gestor de recursos humanos

A legislação trabalhista brasileira exige que as organizações precisem contratem profissionais preparados para trabalhar em áreas como folha de pagamentos, cargos e salários e relacionamento com sindicatos.

Mais recentemente, as empresas vêm buscando um perfil de profissional que também entenda do mundo dos negócios, das estratégias da empresa, da busca e retenção de talentos.Gestão de Recursos Humanos

A maioria dos postos de trabalho está nas grandes empresas e escritórios de consultoria, mas as micro, pequenas e médias empresas também precisam deste profissional. O que vai variar é o grau de exigência para a atuação e o salário.

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro oferecem as melhores chances. O interior do estado de São Paulo tem boas oportunidades e as ofertas de vagas crescem bastante no Nordeste.

Segundo pesquisas da Catho, auxiliares em início de carreira ganham, em média, R$ 1.139,52. Já a média dos salários dos gerentes de departamento é de R$ 7.605,40.

Dica 2: Gosta de matemática? Então comece a estudar hoje mesmo com as nossas apostilas Enem gratuitas para Matemática! https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/#08

O perfil do profissional após a formação

O profissional formado deve procurar a máxima integração entre a estrutura organizacional, os recursos e os seres humanos. Além das disciplinas estudadas, o profissional deve ter habilidades e competências para lidar com pessoas e suas diferenças, já que não existem duas pessoas iguais.

Um gestor capacitado, mais do que cobrar, consegue implementar ambientes incentivadores à produção. Esta profissão também exige a capacidade de estabelecer um relacionamento positivo com seus colaboradores, favorecendo o espírito de equipe, o desenvolvimento pessoal, os talentos individuais e a criatividade.

Para entender melhor o que é o curso de Gestão de Recursos Humanos, assista ao vídeo produzido abaixo, produzido pelo site Cursos 24 horas e disponível no Youtube:

Cursos de Gestão de Recursos Humanos com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

·         Instituto Federal do Piauí (IFPI)

·         Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

·         Universidade de Caxias do Sul (UCS)

·         Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA)

Quer conhecer outros cursos de Gestão de Recursos Humanos com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Dica 3 – Veja aqui as notas de corte no Sisu para todos os cursos de graduação oferecidos pelas universidades públicas federais e estaduais que adotaram a nota do Enem como forma de seleção e ingresso: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades

Ainda está em dúvida? Confira abaixo os links de posts sobre outras profissões que já foram publicados no Blog do Enem:

Administração – https://blogdoenem.com.br/profissoes-saiba-mais-administracao/

Arquitetura e Urbanismo – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-arquitetura-graduacao/

Direito – https://blogdoenem.com.br/direito-tudo-sobre-carreira/

Pedagogia – https://blogdoenem.com.br/pedagogia-tudo-sobre-curso/

Psicologia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-psicologia/

Enfermagem – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-enfermagem-curso/

Jornalismo – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-jornalismo/

Relações Internacionais – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-relacoes-internacionais/

Ciência da Computação – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-computacao-carreira/

Biomedicina – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-curso-biomedicina/

Fisioterapia – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-fisioterapia-profissoes/

Educação Física – https://blogdoenem.com.br/tudo-sobre-profissao-educacao-fisica/

Moda – https://blogdoenem.com.br/moda-curso-carreira-mercado/

Fonoaudiologia – https://blogdoenem.com.br/fonoaudiologia-tudo-sobre-curso/

Terapia Ocupacional – https://blogdoenem.com.br/terapia-ocupacional-curso-carreira-mercado/

Design – https://blogdoenem.com.br/design-curso-carreira-mercado-profissoes/

Ciências Contábeis – https://blogdoenem.com.br/ciencias-contabeis-curso-profissao-mercado/

Secretariado Executivo: https://blogdoenem.com.br/secretariado-executivo-curso-mercado/

Farmácia: https://blogdoenem.com.br/farmacia-curso-profissao-mercado/

Post elaborado por Roseli Ferraz – Jornalista Profissional 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel