Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas: resumo Enem

Os Gráficos em Linha e os Gráficos de Barras apresentam dados de forma simples e de rápida compreensão. E sempre aparecem nas questões de matemática, biologia, física e geografia. Saber ler um gráfico e interpretar as informações é essencial para você tirar uma boa nota.

Todo ano caem questões de Interpretação de Gráficos, Tabelas, e Figuras nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares. Os gráficos são representações que permitem uma interpretação imediata da informação que eles contêm.

Quem consegue “ler e interpretar um gráfico” ganha tempo na hora de compreender os enunciados das questões das provas. E, assim, anda mais rápido para resolver os problemas.

 Veja aqui como você pode resolver as questões de interpretação de Gráficos e Tabelas, e ganhar pontos preciosos nas provas  de Matemática, Biologia, Química, Física e de Geografia também.

Interpretação de Gráficos e Tabelas

Veja agora com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, como acertar as questões de Interpretação de Gráficos e Tabelas.

As dicas do Lucas:

  1. Os gráficos são representações para analisar dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realizam pesquisas estatísticas.
  2. Confira nesta aula acima como o professor Lucas mostra esse conteúdo de maneira simples e prática.
  3. Assim você logo se garante nas provas de Matemática, de Biologia, Química, Física, e Geografia.

A) Como interpretar Gráficos em linhas

O objetivo dos Gráficos em Linhas é apresentar a evolução de um fenômeno ao longo do tempo. Possui um eixo vertical, com valores e um eixo horizontal com a evolução do tempo.  Exemplo 1 (ENEM 2012)

O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que representa a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.Leitura de GráficosDe acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram:

  1. Março e Abril
  2. Março e Agosto
  3. Agosto e Setembro
  4. Junho e Setembro
  5. Junho e Agosto

Resolução: Como o eixo vertical descreve as vendas, devemos verificar o ponto mais alto, ou seja, Junho e o ponto mais baixo, ou seja, Agosto. Alternativa E.

B) Como interpretar Gráfico de Barras

Os Gráficos de Barras são muito utilizados para comparar quantidades. Os dados estão na posição horizontal enquanto que as informações ou divisões estão na vertical. Exemplo 2 (ENEM 2012)

Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados “Contos de Halloween”. Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: “Divertido”, “Assustador” ou “Chato”. Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.

O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.Leitura de GráficosO administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem “Contos de Halloween”. Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto “Contos de Halloween” é “Chato” é mais aproximada por

  • A) 0,09.
  • B) 0,12.
  • C) 0,14.
  • D) 0,15.
  • E) 0,18.

Veja a Resolução

  • Vemos que nesta questão foram cobrados, além da habilidade em leitura de gráfico, também o de cálculo de probabilidades. Como o sorteio foi entre os que opinaram, vemos que o 21% não opinou, sobrando então 79% de opinantes.
  • Número total de opinantes = 0,79 x 500 =395
  • Número de opinantes que votou “chato” = 0,12×500 = 60
  • Assim sendo, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso dentre as que opinaram, ter assinalado “chato” será:Leitura de Gráficos
  • Resposta : Alternativa D

Aula Gratuita sobre Interpretação de Tabelas:

ica 1 – Revise aqui 10 temas que sempre caem nas provas de Matemática. Aulas e dicas gratuitas para você aprender e mandar bem no Enem e no Vestibular: https://blogdoenem.com.br/enem-2012-prova-matematica .

Clique na imagem para ver o Plano de Estudos Gratuito de Matemática para o EnemO que mais cai de Matemática no Enem

Dica 2 – Cálculo de Juros e Juros Compostos – Cai sempre em Matemática no Enem e no Vestibular. Revisão Gratuita aqui. https://blogdoenem.com.br/porcentagem-juros-simples-e-compostos-matematica-enem

Dica 3: Revise os conceitos de probabilidade jogando RPG! https://blogdoenem.com.br/probabilidade-rpg-matematica-enem/

Desafios sobre Leitura e Interpretação de Gráficos

1) (ENEM 2012) O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007.

Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.Leitura de Gráficos

Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em

  • A) 1995.
  • B) 1998.
  • C) 2000.
  • D) 2005.
  • E) 2007.

2) Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global.Leitura de GráficosAnalisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam “NÃO” à enquete?

  • A) Menos de 23.
  • B) Mais de 23 e menos de 25.
  • C) Mais de 50 e menos de 75.
  • D) Mais de 100 e menos de 190.
  • E) Mais de 200.

Gabarito

1) E; 2) C

Esta aula foi preparada pelo professor Alexsandro Sunaga. https://www.facebook.com/alexsandro.sunaga

Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel