Classificação e propriedades dos haletos orgânicos

Você lembra o que são os haletos orgânicos? Que tal relembrar e mandar super bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Não deixe de conferir, estude com a gente!

Haletos orgânicos são compostos que derivam dos hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por igual número de átomos de halogênio (F, Cl, Br, I), por isso recebem o nome de derivados halogenados.

Os halogênios são representados simbolicamente pela letra X. Lembrando que os grupos monovalentes derivados dos alcanos (alquilas) e dos derivados dos aromáticos (arilas) são representados por RX ou ArX. Nos haletos, o halogênio representa o grupo funcional, pois dele dependem as propriedades químicas da função.

Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Agora que você já relembrou o que são os haletos orgânicos, vamos ver como é a nomenclatura? Na nomenclatura IUPAC, o halogênio é considerado apenas como uma ramificação, presa à cadeia principal. Vamos ver alguns exemplos?  Veja nesta imagem o Clorometano Cloreto de Metila:

1

Veja agora o 1-2 Dicloropropano:

3

Classificação e Nomenclatura – As regras gerais de nomenclatura dos hidrocarbonetos continuam sendo obedecidas: a cadeia carbônica deve ser sempre a mais longa possível e sua numeração deve seguir a regra dos menores números, ou seja, começa-se a numerar os carbonos a partir da extremidade mais próxima ao halogênio.

Na nomenclatura comum, usam-se as palavras cloreto, brometo etc., seguidas do nome do grupo orgânico.

4
Cloreto de etila

 

5
Brometo de n-propila

 

Entendeu a nomenclatura? Aqui está um resumo para você não esquecer mais!

  • Oficial (IUPAC): Halogênio (7A) + hidrocarboneto
  • Usual: (halogênio + eto de radical) + hidrocarboneto

Agora vamos ver algumas aplicações dos haletos orgânicos:

Existem muitas aplicações para os haletos, dentre os exemplos mais importantes podemos citar que os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração.

  • O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico.
  • O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado como inseticida.
  • O clorofórmio CCl3 foi muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico.
  • Os fréons CCl3, CCl2F2 e muitos outros eram usados como gás de refrigeração. Com o tempo, descobriu-se que prejudicava o meio ambiente, destruindo a camada de ozônio e foi reduzida a sua produção.
  • O DDT de fórmula C14H9Cl5 era um importante inseticida muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Sua produção foi proibida em vários países devido a sua alta toxicidade.

Veja o que mais cai em Química

Plano de Estudos Completo com os 10 Temas de Química que mais caem nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio. Veja aqui as questões que mais se repetem, com aulas gratuitas de revisão dos conteúdos de Química: 10 temas de química

Veja mais os haletos orgânicos, assistindo a vídeo aula do Kuadro e entenda muito mais sobre esse assunto. Não deixe de conferir!

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(PUC RJ, 2013) A esparfloxacina é uma substância pertencente à classe das fluoroquinolonas, que possui atividade biológica comprovada.

6

Analise a estrutura e indique as funções orgânicas presentes:

a) amida e haleto orgânico.

b) amida e éster.

c) aldeído e cetona.

d) ácido carboxílico e aldeído.

e) ácido carboxílico e amina.

Resposta: E

Dica 2 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel