Hidrografia Geral: os rios no Brasil e no mundo. Geografia Enem

Veja como as civilizações nasceram nas margens dos rios. Entenda o fluxo e a importância das águas para a agricultura, transporte e abastecimento.

Hidrografia Geral II – Importância Econômica dos Rios. Várias civilizações importantes na história da humanidade tiveram a sua origem e desenvolveram a sociedade ao longo das margens dos rios. 

As atividades agrícolas aproveitam, além da água, a fertilidade dos solos que são úmidos e ricos em nutrientes. E, em muitos casos, alternavam a forma de uso de acordo com os perídos de cheias ou da baixa das águas, para cultivo nas várzeas.

E, ao mesmo tempo, os rios eram as estradas daquela época para o deslocamento e o transporte fluvial. Os rios forneciam a proteína animal, com a pesca. Mesmo hoje em dia você ainda encontra um vínculo muito forte entre a origem das cidades e a margem dos rios.

Introdução à Hidrografia Geral

Aprenda os fundamentos sobre a Hidrografia geral nesta aula no nosso canal do Curso Enem Gratuito no Youtube. Após assistir, veja o conteúdo escrito, e faça os exercícios no final do post.

Agricultura e Irrigação

A irrigação é uma prática muito frequente, principalmente em sociedades que vivem em climas áridos. Esse recurso econômico tem impactado em muitos casos o meio ambiente, como o Mar de Aral que deixou de receber água de seus tributários e secou 90% de sua área total. Esse foi considerado o maior impacto ambiental do mundo.

A navegação nos cursos fluviais facilita o escoamento da produção e de populações ribeirinhas. Em países desenvolvidos, alguns rios apresentam elevado desenvolvimento tecnológico, com a construção de eclusas, que possibilita a navegação em rios com baixo potencial de navegabilidade. A hidrografia geral é bem aproveitada.

Em países que apresentam grande extensão territorial, rios caudalosos e de planalto são, em geral, aproveitados para a geração de energia elétrica a partir da construção de centrais hidrelétricas. Nesse contexto o Brasil, EUA, China e Rússia são grandes destaques.

Dica 1 – Revise tudo sobre as águas do território brasileiro nesta primeira aula sobre Hidrografia Geral para a prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/hidrografia-geral-revisao-de-geografia-enem/

Hidrografia Geral do Brasil

1 – A Bacia Amazônica:

É a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d´ água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país.

A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de km², compreendendo terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). É a maior bacia fluvial do mundo. Veja no mapa:O Rio Amazonas nasce no Peru, recebendo águas  de nascentes e também provenientes do derretimento da neve da montanha Nevado Mismi, na Cordilheira dos Andes.

De sua área total, cerca de 3,8 milhões de km² encontram-se no Brasil, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

Apesar de serem rios caracteristicamente de planície (imagem), muito utilizados para o transporte (considerados a estrada da região Norte do país), pela grande quantidade de água, têm também grande potencial hidrelétrico. A Bacia Amazônica é a importante fonte de água para a floresta.

2 – Bacia do Tocantins-Araguaia:

A origem da Bacia formada pelos Rios Araguaia e Tocantins está na parte central do país, nos Estados do Centro-Oeste. Em seguida segue em direção ao norte. Estes dos grandes rios se encontram, formando um eixo fluvial fundamental para o transporte. Hoje, a Empresa Vale, utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás.

No entanto, um grave problema ambiental  na Bacia do Tocantins-Araguaia é que o rios da região foram bastante degradados por conta da mineração e da agricultura ribeirinha.  A Mineração degrada as condições do leito, chegando a provocar desvios, assoreamento e poluição.

Já o uso das margens para agricultura intensiva provoca a contaminação dos rios por agrotóxicos e assoreamento pela terra levada pelas chuvas. A Bacia Tocantins-Araguaia é a maior bacia totalmente formada no território brasileiro.

3 – Bacia do São Francisco:

A nascente do Rio São Francisco está em Minas Gerais, na Serra da Canastra. O rio vai ganhando afluentes e percorre uma grande parte do Estado de Minas e segue para atravessar todo o Estado da Bahia em direção ao Sertão Nordestino. Em seguida o Rio São Francisco faz a divida entre Bahia e o Estado de Pernambuco, e depois segue como marco de separação entre os Estados de Alagoas e Sergipe, chegando à sua foz no Oceano Atlântico.

O “Velho Chico” leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias.

O “prolongamento” do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, podem diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a “vida” do rio.

4 – A Bacia do Paraguai:

Apesar do nome remeter a um outro país, a Bacia do Paraguai tem origem no Brasil, e está situada na região Centro-Oeste, originando-se principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Ela é formada pelos rios Cuiabá, Taquari e Miranda, dando origem ao Rio Paraguai.A Bacia do Paraguai é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo.

Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as região mais baixas, forçando o pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.

5 – Bacia do Paraná:

Você também encontra a denominação Bacia do Tietê-Paraná , pois ela é formada por um conjunto de águas de importantes rios brasileiros: Tietê, Paranaíba, Paranapanema, Aporé, entre outros que afluem para o Rio Paraná.  Veja na imagem:

Para você compreender bem a Bacia do Paraná lembre-se do potencial energético dela, principalmente com as Usinas “ao longo da Bacia”, como as Usinas de Furnas, e principalmente a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A característica principal da bacia do Paraná é ser planáltica (corre em Planalto), o que permite o grande potencial hidrelétrico nas regiões de quedas de água mais relevantes, como é o caso de Itaipu.

Dali em diante, a partir da barragem da Usina de Itaipu, as águas  entram no território da Argentina e “descem” no sentido Norte-Sul, cortando grande parte do território argentino até se encontrarem com o Rio Uruguai, formando a Bacia do Prata.

6 – Bacia do Uruguai:

Você também pode encontrar o nome de Bacia do Sul, pois é a nossa formação hidrológica de bacia que abrange a divisa entre os Estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, e também que faz a fronteira do Brasil com a Argentina na altura do Estado do Rio Grande do Sul.

O Rio Uruguai nasce do encontro entre os rios Canoas (originado em Santa Catarina) e o rio Pelotas (originado do Rio Grande do Sul). As águas correm de Leste para Oeste, fazendo a fronteira entre estes dois estados, e depois correm para o Sul formando a divisa entre o Brasil e a Argentina.

Veja uma animação mostrando para onde correm as águas da Bacia do Uruguai e dos rios brasileiros/

A Bacia do Rio Urugai e seus afluentes tem bom potencial hidrelétrico e também como via de transporte fluvial.  Quando as águas do Rio Uruguai, depois de margearem a Oeste o território uruguaio se encontram com as águas do Rio Paraná elas dão origem à Bacia do Prata, separando Uruguai e Argentina e fazendo a foz com o Oceano Atlântico.

Veja na imagem:

.

Aula Gratuita sobre as Bacias Hidrográficas

Confira agora com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo bem completo sobre Hidrografia. Depois siga neste resumo para ver a importância econômica dos rios e a riqueza da Bacia Amazônica, a maior reserva de água doce da Terra.

Gostou da aula do Carrieri? Ele é mesmo um show!

Bacia do Nilo

O Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e deságua no Mar Mediterrâneo.

A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 852 15 km.

aula4_fig2.tif

Bacia do Mississipi Missouri

O rio Missouri é um afluente do rio Mississippi e o mais longo rio totalmente incluído no território dos Estados Unidos da América, com 3 767 km.

Ele começa na confluência dos rios Madison, Jefferson e Gallatin, no Montana, e encontra o Mississippi ao norte de St. Louis.

O sistema formado pelos rios Missouri-Mississippi forma o quarto rio mais longo do mundo. A bacia hidrográfica do rio Missouri cobre um sexto de todo o continente norte-americano.

aula4_fig3.tif
 

Bacia do Yang-tzé-kiang

O mais extenso rio da Ásia, com 6.300 km, cruza o território da China na direção nordeste. Também chamado de rio Azul, o Yang-tsé-kiang nasce no Tibet, no oeste chinês.

aula4_fig4.tif
Dica 2 – Faça chuva ou faça Sol, as Massas de Ar estão sempre presentes nas previsões de Tempo. Saiba tudo sobre Massas de Ar em mais uma aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/dinamica-das-massas-de-ar-geografia-enem/
Dica 3 – Estude sobre as três principais classificações do Clima no território brasileiro e fique preparado para gabaritar na prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/clima-brasil-geografia-enem/

Desafios sobre Hidrografia

Questão 1

(UNEMAT/MT) – Universidade do Estado de Mato Grosso – O Brasil é um país de extraordinária malha hidrográfica, proporcionando, por meio de seus importantes rios, diversas atividades fundamentais para o crescimento econômico e o bem-estar da população. Sobre os rios brasileiros, analise as alternativas e assinale a correta:

a)Dos rios brasileiros, o homem utiliza-se apenas da força das águas para gerar eletricidade.
b)Os rios brasileiros não servem para a navegação por serem oriundos de planaltos e alimentados por regime nival.
c)A piscosidade dos rios brasileiros atraem empresas da indústria do ramo de exportação pela extraordinária quantidade de peixes capturados.
d)Os rios brasileiros não servem para irrigação por possuírem muitas cachoeiras.
e)Dos rios brasileiros, o homem utiliza-se da pesca, do abastecimento de águas das cidades, da irrigação agrícola e do turismo.

Questão 2

(PUC-MG) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

O ciclo hidrológico é a circulação contínua da água entre a terra, o mar e a atmosfera. Nesse ciclo, inclui-se a água potável, essencial à vida.

Entre os condicionantes e as interferências da existência de água potável no planeta, é incorreto afirmar que:

a)a água potável é cada vez mais escassa no globo, devido ao seu uso crescente para irrigação, atividade industrial e abastecimento urbano;
b)as águas subterrâneas constituem os lençóis que alimentam os cursos d’água, impedindo o escoamento superficial;
c)a contaminação da água por substâncias tóxicas, como resíduos industriais ou agrotóxicos, agrava o quadro de escassez de água continental na superfície;
d)a emissão de resíduos poluentes é prejudicial à capacidade de regeneração da água, interferindo no controle de qualidade ambiental.

Questão 3

(FAVIC/BA) – Faculdade Visconde de Cairú

A partir da análise da ilustração e dos conhecimentos sobre a água, origem, ciclo, uso, causas e consequências, pode-se concluir:

aula4_fig5.tif
a)A presença da água foi identificada em todo o Universo, mas só na Terra foi comprovada sua existência em estado gasoso.
b)A água é um elemento do globo terrestre, muito estável, daí apresentar-se sempre em um único estado.
c)O ciclo hidrológico está intimamente ligado ao ciclo energético terrestre, isto é, à distribuição de energia proveniente do Sol.
d)A água é distribuída de forma homogênea na superfície terrestre, e o uso inadequado é a única causa da sua escassez em algumas regiões.
e)A utilização da água é limitada ao ser humano, razão por que deve ser usada com racionalidade para impedir a sua escassez.

Questão 4

(UFRGS) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Com base na figura, são feitas as afirmações que seguem:

aula4_fig6.tif

I. No ponto A, situa-se uma indústria que despeja diretamente seus efluentes no curso d’água, sendo que esta poluição afeta diretamente a propriedade rural situada no ponto C.

II. Para se verificar a poluição hídrica originada nos pontos B e C, pode-se instalar uma estação de controle de qualidade d’água em E.

III. Os cursos fluviais onde se localizam os pontos A e D estão situados a montante do ponto B.

Quais estão corretas?

a)Apenas I.
b)Apenas II.
c)Apenas I e II.
d)Apenas II e III.
e)I, II e III.

Questão 5

(UFPE) – Universidade Federal de Pernambuco – O texto a seguir relaciona-se a um sério problema ambiental que vem ocorrendo numa determinada área do planeta.

“Em muitos filmes de ficção científica e em propagandas terroristas de entidades ambientalistas, o futuro será um lugar devastado e poluído, árido, com escassez de comida e de outros recursos vitais. Para cerca de 55 milhões de pessoas que vivem na bacia desse mar, na Ásia Central, esse futuro aterrorizante é o duro presente. Em torno desse mar, que na verdade é um lago de água salgada situado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, giravam a economia e a vida dessas duas nações e de outras três ex-repúblicas soviéticas (…) Um verdadeiro oásis em uma região desértica. Nas últimas quatro décadas, o mar perdeu 60% de sua extensão e três quartos do volume d’água. A salinidade triplicou desde então e muitos moradores são levados ao confinamento em casa por dias, às vezes semanas, durante as frequentes tempestades de areia e sal.”

Adriana Carvalho. apud. LUCCI, Elian Alabi et al. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Ed. Saraiva.

É correto afirmar que o texto acima está se referindo ao:

a)Mar Negro;
b)Mar Morto;
c)Mar Cáspio;
d)Mar de Labrador;
e)Mar de Aral.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel