A História Geológica do Planeta Terra: resumo de Geografia

É consenso na Ciência Contemporânea que o início de tudo foi a partir do BIG BANG - a grande explosão. O Big Bang também conhecido como o 'Modelo da grande explosão térmica'.

A teoria do Big Bang parte do princípio de Friedmann, onde, enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria se esfriam. Esta formulação explicativa ocorreu na década de 1920, a partir das teorias de Albert Einstein, e consistem na explicação mais aceita pela ciência. Para entender é preciso conhecer a História Geológica da Terra.

Com essa explosão inicial do Big Bang tivemos a formação do Universo, que é dividido em Galáxias. A galáxia onde está a nossa casa o Planeta Terra, e denominada de  Via Láctea.

Esta Nomenclatura foi adotada pela semelhança a um “caminho leitoso” quando visualizamos uma pequena parte da nossa galáxia em noites límpidas. Veja só que imagem sensacional:1Fonte da imagem: http://www.apolo11.com/via_lactea.php. A Via Láctea pode ajudar muito para que os humanos desvendem a História Geológica da Terra.

Dentro da Via Láctea temos os sistemas (quando objetos não estelares orbitam um sistema). O nosso sistema, você já sabe, é o Sistema Solar. 2Fonte: http://www.apolo11.com/tema_astronomia_sistema_solar.php

A centralidade do nosso sistema é o Sol, que é uma estrela. Em torno do Sol estamos nós, da terra, e mais sete planetas. Nosso grupo, portanto, de 8 planetas na órbita do Sol, é este:

  1. Mercúrio
  2. Vênus
  3. Terra
  4.  Marte
  5. Júpiter
  6. Saturno
  7. Urano
  8. Netuno

Atenção: Plutão seria o nono planeta do Sistema Solar. Mas,  ele foi “rebaixado” a planeta anão em 2006, quando a União Astronômica Internacional modificou os padrões para a classificação de planetas.

Aula Gratuita sobre  o Planeta Terra

Veja agora aula Gratuita com o professor Raphael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, para você entender de vez As Camadas da Terra:

A IDADE DA TERRA

Agora, olha que louco, comparando a idade do Universo desde o Big Bang e a criação do Planeta Terra, estabelecendo como uma metáfora um calendário de um ano: Se for considerado que a origem do Universo aconteceu em 1º de Janeiro, o sistema solar só apareceu em 9 de Setembro. Olha só que incrível seria a cronologia da História Geológica da Terra e da vida que aqui foi desenvolvida.

A Terra se formou em 14 de Setembro. Logo em seguida, em 30 de Setembro começou a formação dos primeiros seres vivos. Contudo, até muito depois, não surgiram grupos de seres complexos. Veja como nós, mamíferos, somos muito recentes na História Geológica da Terra:

  • 17 de dezembro: apareceriam os trilobites e os peixes;
  • 22 de dezembro surgem os Anfíbios;
  • 23, de dezembro: aparecem os répteis, e,
  • Os mamíferos surgem no dia 30 de dezembro.
  • Nessa escala, o ser humano apareceu sobre a Terra às 22h do dia 31 de Dezembro.
  • Toda história documentada da humanidade ocuparia somente os 20 últimos segundos do ‘ano geológico.
  • Os últimos 5 segundos corresponderiam ao tempo que se passou desde a Grécia clássica até os dias de hoje.

Saiba mais sobre a origem da Terra nessa super aula do professor Raphael Carrieri, no nosso canal Curso Enem Gratuito:

 

ESTRUTURA DA TERRA

Contando com seu relevo irregular, o raio de média da Terra é de 6.371 km, no qual, feito um corte em seu perfil, observamos a divisão em ‘quatro camadas:

  • 1 – Crosta Terrestre – é a parte sólida externa da Terra, sendo uma camada fina, chegando a uma espessura média de 25 km, com elementos como Silício e Alumínio (SiAl) em abundância. Pela questão geotérmica, a temperatura aumenta 1ºC a cada 33 metros de profundidade.
  • 2 – Manto – de formação pastosa, encontramos Silício e Magnésio (SiMa) em abundância (sim, o símbolo do magnésio na tabela periódica é Mg e na Ma, mas nas provas você encontrará Ma, ok?) e a temperatura fica entre 1500ºC e 3000ºC. é do manto que temos a formação das lavas dos vulcões.
  • 3 – Núcleo Interno, e, 4 – Núcleo Externo – formado basicamente com Níquel e Ferro (NiFe), é o centro pesado. Alguns estudos apontam que o núcleo seja sólido, mas a temperatura é superior a 5000ºC.
  • O Núcleo da Terra também é chamado de Baricentro.

3

Obs: As descontinuidades são as áreas de “transição” entre as camadas, digamos assim.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre no link abaixo e veja uma aula e depois não esqueça de fazer os exercícios, ok? Grande abraço e até mais!

EXERCÍCIOS sobre a História Geológica da Terra

1 – (UEL) Considere as frases a seguir.

A “Afinal, o que é o homem dentro da natureza? […]
é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[…]
O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais”. (Blaise Pascal)

B “A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma”. (Jacques Monod)

C “[…] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior”. (Francis Crick)
Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de: criacionismo, panspermia e evolucionismo.

a) A, B, C.

b) A, C, B.

c) B, A, C.

d) B, C, A.

e) C, A, B.

2 – Em relação ao Universo. Coloque verdadeiro ou falso e depois assinale a alternativa correta.

( ) Entre todas as galáxias, a Via-Láctea é a que mais nos interessa, pois nela está situado o Sistema Solar.

( ) A Terra não faz parte de nenhuma galáxia.

( ) A teoria do “Big Bang” procura explicar a origem do universo, como tendo sido resultante da explosão de um átomo primordial fortemente carregado de energia, ocorrida há aproximadamente 15 bilhões de anos.

( ) Satélites são astros sem luz e calor próprio , que giram em torno de um planeta.

  1. a) V-V-V-V.
  2. b) F-F-V-V.
  3. c) V-F-V-V.
  4. d) F-F-F-V.
  5. e) V-V-F-F

3 – (UFPE) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

I. ( ) O Manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.

II. ( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.

III. ( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas.

IV. ( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.

V. ( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto.

GABARITO

1 – B

2 – C

3 – I. (V) O manto é a maior das camadas da Terra, posicionando-se acima do núcleo e, consequentemente, envolvendo-o. Ele realiza pequenos movimentos que formam as células de convecção.

II. (F) A crosta oceânica apresenta rochas basálticas, principalmente em áreas vulcânicas.

III. (V) A Astenosfera é composta por magma e posiciona-se logo abaixo da camada rochosa do planeta.

IV. (F) O Núcleo é basicamente formado por Níquel e Ferro (NIFE).

V. (V) As correntes de convecção do manto propiciam o movimento das placas tectônicas, que são segmentações da crosta terrestre.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel