Os hormônios dos vegetais – Revisão de Biologia – Enem

Auxinas, citocininas, giberilinas, etileno. Você conhece os hormônios vegetais? Não? Então revise fisiologia vegetal com o Blog do Enem!

Hormônios são substancias que auxiliam os seres vivos a controlar diversos processos de seu organismo, como crescimento, maturidade e reprodução. Nas plantas, isso não é diferente. Existem diversos hormônios que irão controlar o desenvolvimento das plantas ao interferir na frequência de divisão das células vegetais, no seu alongamento e diferenciação. Há cinco tipos de substâncias que agem como hormônios nos vegetais. São elas: auxinas, citocininas, giberelinas, ácido abscísico e o etileno. Você conhece estas substâncias? Não? Então revise os hormônios vegetais com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Auxinas: A principal auxina que age nos vegetais é o ácido indolacético (AIA). Este ácido é produzido pelo meristema situado nas gemas apicais dos vegetais. Esta auxina promove o crescimento do vegetal através do alongamento das células e de sua multiplicação, sendo responsável pelo crescimento longitudinal do caule. Ao circular pelo vegetal, pode chegar até as raízes e, apesar de estar em concentrações mais baixas, promove também o crescimento desse órgão.  O ácido indolacético promove também o surgimento de raízes adventícias. Altas taxas dessa auxina inibem a divisão celular nos meristemas das gemas laterais, deixando-as dormentes. À media que o caule vai crescendo verticalmente e a gema apical vai se distanciando das demais, a concentração de ácido indolacético vai diminuindo perto das gemas laterais e elas podem voltar a crescer. Por conta dessas características, quando um agricultor pretende que seus vegetais produzam mais frutos, é interessante que ele corte a gema apical, pois sem a sua dominância a planta produzirá mais ramos e, consequentemente, mais frutos. A auxina influencia também o desenvolvimento dos frutos, característica que permite, por exemplo, o desenvolvimento de frutos partenocárpicos, como a banana e a uva sem caroço.

Dica 1: Antes de continuar revisando os hormônios vegetais, que tal revisar os tecidos vegetais de condução (xilema e floema)? Então veja este super post e fique craque em botânica!

Citocinina: A citocinina é um hormônio vegetal que estimula a divisão celular nas gemas laterais. Além disso, a citocinina estimula a germinação da semente e desacelera a senescência (envelhecimento) das folhas.

Giberilina: A giberilina é outro hormônio vegetal que age no crescimento do caule  e das folhas, assim como o desenvolvimento do fruto e na germinação das sementes.

Ácido abscísico: O ácido abscísico é o hormônio vegetal liberado pelas células do parênquima clorofiliano quando há pouca água, provocando o fechamento dos estômatos. Além disso, esse hormônio inibe o crescimento das gemas e a germinação de sementes em condições desfavoráveis, como os períodos de mais frio e baixa quantidade de luz, como o outono e o inverno.

Dica 2: Estômatos? O que é isso? Para revisar esta e outras estruturas epidérmicas, veja este super post com videoaula do canal Me Salva e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos sobre Tecidos Vegetais- parte 2.

Etileno: O etileno é o hormônio vegetal produzido em forma gasosa por vários órgãos da planta. O etileno provoca a queda das folhas e dos frutos no outono. Além disso, o etileno também estimula o amadurecimento dos frutos. Você pode notar a ação do etileno quando deixa frutas fechadas em sacos plásticos: elas amadurecerão mais rápido, pois o etileno não irá se dispersar no ambiente e ficará concentrado ao seu redor, amadurecendo-as mais rapidamente. Veja na figura a seguir a ação do etileno sobre o amadurecimento da banana:

hormônios dos vegetais - Revisão de Biologia - Enem

Dica 3: Revise também as partes do caule! Veja este post com várias dicas para você arrasar em biologia no Enem e nos vestibulares!

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre os hormônios dos vegetais? Beleza. Agora, para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula do professor Rubens Oda, do canal Descomplica do Youtube:

Agora que você já sabe tudo sobre os hormônios vegetais, que tal testar seus conhecimentos?

(UFPR) A fisiologia vegetal compreende as diferentes funções exercidas pelos tecidos e órgãos das plantas. Em relação à Fisiologia, é correto afirmar que:

(01) A absorção de água e sais minerais do solo se efetua por meio de pêlos absorventes da raiz.
(02) Os estômatos, através do seu mecanismo de abertura e fechamento, têm papel importante no transporte da seiva bruta.
(04) Gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila são imprescindíveis para que haja fotossíntese.
(08) As auxinas, que são fitormônios, têm papel importante no mecanismo de crescimento dos vegetais.
(16) O gás etileno tem papel importante no processo de amadurecimento dos frutos.
(32) A germinação das sementes depende de vários fatores externos como umidade, temperatura e oxigênio.

Resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel