A Independência do Brasil: veja o 7 de setembro de 1822

Veja o processo que levou à Independência do Brasil. Mas, "O Grito do Ipiranga" tem raízes bem antes. Conheça os fatos desde 1808, com a Chegada da Família Real no Brasil

Para compreender o processo de Independência do Brasil consagrado no dia 7 de setembro de 1822 é preciso analisar com atenção desde a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, e as sementes que já estavam plantadas desde a Inconfidência Mineira, em 1789.

A chegada da Corte de Portugal no Brasil influenciou uma série de transformações na América Portuguesa. O período em que a corte de Portugal ficou no Brasil foi denominado de ‘Joanino’. período joanino

É importante pensar que a vinda de mais de 15 mil pessoas para o Brasil, entre nobres e altos funcionários do Estado Português, afetou muito a rotina dos brasileiros.

D. João VI, decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808. Uma estratégia para fugir do Bloqueio Continental, imposto pela França. Para o Brasil, esta atitude dava fim ao monopólio comercial imposto pela metrópole por três séculos.

A Independência do Brasil

Outras atitudes de D. João VI, como a criação de ministérios, tribunais, secretarias, cartórios e principalmente o Banco do Brasil, ainda em 1808, foram marcos presentes ainda hoje na estrutura de governo no País.

Este conjunto de ações fez com que o Brasil começasse a adquirir um novo status de Reino Unido de Portugal, e não mais de colônia. Grandes transformações urbanas e culturais aconteceram no período de estada da família real no Brasil, como a criação de bibliotecas, jardins botânicos, e mesmo o avanço da imprensa.

Intervalo de conhecimento: Veja as sementes da Independência do Brasil. Elas já estavam presentes em diversas Revoltas Coloniais Nativistas mesmo antes da chegada da Família Real de Portugal.

O episódio mais simbólico em nossa História do Brasil é o da Inconfidência Mineira. Confira um resumo simples e rápido com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito:

A forma violenta como a Coroa de Portugal reagiu à Inconfidência Mineira não foi uma exceção. Em outras revoltas nativistas os representantes de Portugal no Brasil agiram da mesma forma: controlaram o movimento e mataram os principais líderes.  Continue agora com a aula sobre a Independência:

Viu só como os portugueses governavam com mão de ferro?

Se você leu com atenção o começo desta aula logo percebeu que a vinda de Dom João VI e sua Corte Imperial para o Brasil foi, na verdade, um golpe de mestre que os portugueses aplicaram em Napoleão Bonaparte. Portugal foi um dos países líderes do ciclo das Grandes Navegações e Descobertas Marítimas.  

Nasce um  novo Brasil em 1808

Os resultados de tantos impactos era que após a volta de D. João VI e sua corte a Portugal, em 1821, o Brasil não aceitaria mais o retorno às condições de colônia. Tudo isto iria se refletir nas décadas seguintes para chegar à  Independência do Brasil.

Veja uma aula especial sobre 1808 – a chegada da Família Real de Portugal no Brasil

1808 a chegada da família real 

Uma nova fase de desenvolvimento aconteceu no Brasil com a chegada da família real em 1808. Além das mudanças no cotidiano, na arquitetura e no planejamento urbano, Dom João VI criou o Banco do Brasil, as primeiras faculdades, e profissionalizou as Forças Armadas.

As pressões de Portugal para D. João voltar à Europa

 Em 1820, eclodiu em Portugal, a Revolução do Porto, causada pelos conflitos oriundos do Congresso de Viena e as consequências do fim da Era Napoleônica. Os portugueses exigiram a volta de D. João a Portugal.

Neste momento, as tensões políticas no Brasil aumentavam, e dois grandes partidos tomavam forma: o Partido Português e o Partido Brasileiro. O partido de origem portuguesa lutava pela volta do Brasil à condição de colônia.

Já o Partido Brasileiro foi uma das importantes frentes na luta pela independência do Brasil. Destaca-se, neste partido, a figura de José Bonifácio, comerciante importante e grande articulador da independência brasileira. Estavam colocadas as bases que levariam à Independência.

Resumo sobre a Independência do Brasil

Confira um resumo simples e rápido do professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito. Você vai dominar o ciclo da Independência no Brasil, que entrou para a História como o Grito do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

Muito boa esta aula. Agora, veja em detalhes o Dia do Fico.

O Dia do Fico

Antes de sua partida, D. João deixou o seu filho, D. Pedro, como príncipe regente. Porém, as pressões para a volta de D. Pedro a Portugal eram imensas, uma vez que até mesmo o Partido Português desejava seu retorno. D. Pedro recebeu uma ordem expressa para que voltasse imediatamente.

Porém, o Partido Brasileiro mobilizou-se em um abaixo-assinado, que reuniu milhares de assinaturas, pedindo para que o príncipe ficasse em nosso país.figura_06.jpg

Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro comprometeu-se a ficar no Brasil. Esta data é conhecida como o “Dia do Fico”. Veja na imagem o quadro “Dia do Fico” de Jean-Baptiste Debret, em 1834-1839.

A partir do “Dia do Fico”, as tensões políticas aumentaram no Brasil. Os partidos estavam em grande conflito. É importante perceber que o Brasil encontrava-se independente antes mesmo do grito do Ipiranga, o que demonstra documento elaborado em agosto de 1822, por José Bonifácio.

O Grito do Ipiranga – A Independência do Brasil

Este documento afirmava que o Brasil era um país politicamente independente, mas que continuava ligado a Portugal por laços tradicionais e pela família de D. Pedro. Porém, tal documento não obteve o efeito desejado de acalmar as tensões.

Foi necessário então, no dia 7 de setembro de 1822, que D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, declarasse formalmente a separação entre Brasil e Portugal.

A independência foi declarada, porém, optou-se pelo sistema monárquico, a fim de que a aristocracia rural continuasse com os seus antigos privilégios. A participação popular foi muito pequena, se comparada aos demais movimentos de independência da América Latina.

Além disso, a Inglaterra continuou exercendo grande influência econômica e política no Brasil.Independência do BrasilQuadro Independência ou Morte mais conhecido como “O Grito do Ipiranga” de Pedro Américo (óleo sobre tela – 1888)

Veja aula gratuita sobre as Grandes Navegações: as grandes navegaçõesOs portugueses naquele período foram um dos reis dos mares. Veja aqui uma aula completa sobre As Grandes Navegações

Dica 1 – Saiba, nesta aula de História Enem, como as colônias americanas de Espanha e Portugal foram influenciadas pela Revolução Francesa levando-as a independência – https://blogdoenem.com.br/independencias-latino-americanas-historia-enem/

Dica 2 – De general militar a Imperador de praticamente toda a Europa. Estude a história de Napoleão Bonaparte nesta aula sobre a Era Napoleônica de História Enem – https://blogdoenem.com.br/era-napoleonica-historia-enem/

Desafios para você resolver e compartilhar as soluções

Questão 01

Como era chamado o dia em que D. Pedro decidiu permanecer no Brasil, apesar das pressões políticas para o seu retorno a Portugal?

  • a) Dia da Permanência.
  • b) Dia do Porto.
  • c) Dia do Não.
  • d) Dia do Fico.
  • e) Dia do Imperador.
Dica 3 – Revise tudo sobre a Nova República em mais esta aula de História Enem e fique preparado para gabaritar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – https://blogdoenem.com.br/nova-republica-historia-enem/

Questão 02

  • O príncipe D. Pedro, na Independência do Brasil, foi:
  • a) essencial, pois sem ele não ocorreria a independência.
  • b) figura de fachada, totalmente submisso aos desejos de José Bonifácio.
  • c) mediador, minimizando os antagonismos entre Brasil e Portugal.
  • d) manipulado pela aristocracia rural, objetivando realizar a independência com a manutenção da unidade popular.
  • e) totalmente independente, tomando para si liderança do processo, dando à independência um caráter revolucionário.

 

Questão 03

A Independência do Brasil:

  • a) rompeu o processo histórico.
  • b) adaptou a estrutura política do país às conveniências da aristocracia rural.
  • c) acelerou o processo de modernização econômica.
  • d) representou um sério golpe na economia escravista.
  • e) representou um retrocesso político devido à forma monárquica de governo adotada.

 

Questão 04

(MACKENZIE) O processo de independência do Brasil caracterizou-se por:

  • a) ser conduzido pela classe dominante que manteve o governo monárquico como garantia de seus privilégios.
  • b) ter uma ideologia democrática e reformista, alterando o quadro social imediatamente após a independência.
  • c) evitar a dependência dos mercados internacionais, criando uma economia autônoma.
  • d) grande participação popular, fundamental na prolongada guerra contra as tropas metropolitanas.
  • e) promover um governo liberal e descentralizado através da Constituição de 1824.

 

Questão 05

A maior razão brasileira para romper os laços com Portugal era:

  • a) evitar a fragmentação do país, abalado por revoluções anteriores.
  • b) garantir a liberdade de comércio, ameaçada pela política de recolonização das Cortes de Lisboa.
  • c) substituir a estrutura colonial de produção e desenvolver o mercado interno.
  • d) aproximar o país das repúblicas platinas e combater a Santa Aliança.
  • e) integrar as camadas populares ao processo político e econômico.

 

Você consegue resolver estes exercícios sobre a Independência do Brasil? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel